Nesta semana, foram desenvolvidas diversas atividades que proporcionaram momentos de partilha, aprendizagem e convívio entre os estudantes das duas nacionalidades.
Esta mobilidade reforçou os laços entre os alunos portugueses e espanhóis, incentivando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de uma cidadania europeia mais ativa e consciente.
A frase "é preciso uma aldeia para educar uma criança" vai além da educação formal e interliga-se diretamente à ideia de que a educação é uma responsabilidade coletiva e fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Quando essa educação se estende para a aprendizagem ao longo da vida, torna-se uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social, oferecendo oportunidades de aprendizagem contínua para todos, independentemente da sua idade, origem ou condição social.
Ler maisCom o apoio do Goethe-Institut, o clube garante um ensino de qualidade e certificação reconhecida internacionalmente. Além disso, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apoia a iniciativa através da disponibilização de materiais didáticos essenciais, permitindo que todos os participantes tenham acesso aos recursos necessários para uma aprendizagem eficaz.
Ler maisDurante a estadia, os alunos italianos viveram com famílias de estudantes do AEPBS, permitindo-lhes uma verdadeira imersão na cultura e no dia a dia português. Este tipo de experiência torna a aprendizagem mais autêntica e incentiva a comunidade escolar e local a participar ativamente na iniciativa.
Ler maisFoi um dia de aprendizagem intensa, troca de ideias e contacto direto com a investigação de ponta na área da Física, deixando nos participantes a inspiração para explorar novos horizontes científicos.
Ler maisO polo AEPBS do Centro Qualifica arrancou com dois novos grupos do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível secundário, em parceria com a empresa Riopele. Para garantir que todos os interessados possam participar, as sessões decorrem em dois horários – um de manhã e outro à tarde –, permitindo que os colaboradores conciliem a formação com os diferentes turnos de trabalho.
Ler maisNão é que as do passado fossem de estudo, mas eram visitas. Viajava-se pouco, não havia tantas autoestradas e a mobilidade eram mais lentas. Poderia haver um relatório, minoritário, a descrever ou relatar o que se via. Mais nada. Mas o mais importante era mesmo a visita, ou a alegria da ocorrência, sempre feita de curiosidade, de espectativa, de alegria, de música, de cantares e, sim, de estridência.
Ler maisDurante a sessão, os agentes da PSP explicaram o rigoroso treino dos cães, desde a socialização até à especialização em deteção de drogas, explosivos e pessoas desaparecidas. Os alunos puderam assistir a demonstrações práticas das capacidades dos cães, incluindo exercícios de obediência, busca e imobilização de suspeitos.
Ler maisOs alunos do 7º. e 8.ºanos construíram diversos projetos usando sólidos, figuras geométricas, os números, as isometrias, projetos muito originais a três dimensões. Por sua vez, os alunos do 9.ºano desenvolveram o projeto “Explorando a Beleza da Espiral de Teodoro" e criaram desenhos combinando arte e matemática de maneira muito criativa. Os alunos do 11.ºano investigaram sobre “A Conexão entre Sucessões e Fractais: A Arte da Matemática e a Matemática na Arte” e desenvolveram posters que elucidam as conexões entre estes conceitos matemáticos destacando a sua fascinante beleza.
Ler maisCom a alma generosa e a voz pausada, Moita Flores conduziu-nos pelos meandros da sua experiência, desvendando o turbilhão interior que acompanha o processo criativo. Falou-nos das dores do bloqueio, da luta silenciosa para dar vida à palavra e, mais comovente ainda, da angústia que sente ao pôr fim à existência de um herói nas suas novelas. Contudo, foi no amor profundo por cada personagem que habita os seus romances, novelas e guiões que ele encontrou o verdadeiro sentido da escrita: um abraço constante à vida, com todas as suas fragilidades e gloriosas vitórias.
Ler maisO evento foi idealizado e organizado pelo aluno Gonçalo Santos, da turma 1105, que começou a desenvolver o projeto no ano letivo 2023/2024, após uma apresentação oral na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) sobre o tema "O que gostava de ser no futuro". Durante dois anos, o evento esteve em planeamento até se tornar realidade com a ajuda da professora da disciplina, Isabel Filgueiras, da Direção deste agrupamento e do gabinete do GAAF e SPO.
Ler maisOs alunos escreveram declarações de amor a toda a comunidade e ao Planeta Terra nas disciplinas de Inglês, Português e Área de Integração, numa atividade que procurou promover a inclusão de todos numa "aldeia" cada vez mais global e multicultural. As mensagens foram transformadas em códigos QR coloridos, que foram afixados na escola, e o jardim também foi decorado para a ocasião, de forma a criar o ambiente perfeito para sensibilizar todos para a importância de cuidar do nosso Planeta e adotar comportamentos mais sustentáveis.
Ler mais