O Vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima, participou na
sessão de abertura juntamente com o Secretário de Estado da Inovação
Educativa, uma vez que Vila Nova de Famalicão faz parte da Comissão de
Coordenação da RTPCE.
Augusto Lima fez questão de afirmar «a
importância desta Rede de partilha e de encontros entre todos, com vista
ao desenvolvimento integral dos territórios. Defendo também a criação
de um movimento nacional que contribua para tornar os espaços escolares e
públicos mais amigos das crianças. mais naturais e tradicionais, menos
sintéticos e artificiais.
Alunos do AE D. Sancho I, do AE Camilo Castelo Branco e AE Padre
Benjamim Salgado venceram “O Meu Projeto é Empreendedor” 2023/2024.
«O
Meu Projeto é Empreendedor» é promovido pela Rede Local de Educação e
Formação de Famalicão, sendo que o desafio é que os alunos desenvolvam
projetos capazes de ser propostas de valor para o mercado e foi
precisamente essa a ideia dos alunos que, no âmbito da sua experiência
de estágio, desenvolveram estes projetos inovadores e empreendedores.
As áreas abrangidas incluem setores como hotelaria e
restauração, eletricista de instalações, auxiliar de saúde, geriatria,
ação educativa, comércio, trabalho administrativo e secretariado.
Este
processo é direcionado exclusivamente para maiores de 18 anos que
possuam experiência profissional relevante em qualquer uma destas áreas.
O objetivo é que os candidatos possam obter uma qualificação formal, de
nível 2 ou nível 4, através do Processo de Reconhecimento, Validação e
Certificação de Competências (RVCC).
O público presente aplaudiu
o esforço e o entusiamo dos jovens modelos, que trouxeram um toque de alegria e
originalidade ao evento. A
feira foi um excelente exemplo de como a união entre a escola e a comunidade
pode resultar em projetos significativos e envolventes.
No II Encontro Nacional de 2024 do grupo de trabalho das Cidades Inclusivas da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), realizado em Almada no dia 11 de outubro, o Município de Vila Nova de Famalicão apresentou a iniciativa "Arte e musicoterapia: uma resposta inclusiva". Essa apresentação destacou o trabalho colaborativo do Centro de Recursos Educativos com os agrupamentos de escolas e instituições que atuam na área da deficiência do nosso concelho, sublinhando o papel da arte e da musicoterapia na promoção da inclusão.
Ler maisO dia UAARE continuou com a intervenção do DR. Carlos Teixeira, docente da CESPU, com a palestra “Higiene do Sono”. Os alunos atletas compreenderam que o repouso é uma componente importante no processo de treino e que as horas dedicadas ao sono permitem um retorno com qualidade na resposta psicomotora do desporto desenvolvido, bem como nas aprendizagens escolares.
Ler maisEste foi o título com que, no final do ano letivo 2023-24, se anunciou que a aluna do 12.º K, Rita Kellner Marinho Carvalho, tinha ganho o prestigiado concurso nacional “Traduzir 2024” na área linguística de espanhol e que a cerimónia de entrega dos prémios ocorreria no início de 2024-25, algo que aconteceu no início deste mês de outubro, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Ler maisOs alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II comemoraram o Dia Europeu das Línguas.
Esta atividade, planificada pelo Departamento de Línguas, consistiu na elaboração de símbolos alusivos ao tema central Viagens, construídos com materiais reciclados.
O AE D. Maria II comemorou, mais uma vez, o Dia Europeu do Desporto na Escola, integrado na Semana Europeia do Desporto. A adesão não podia ter sido mais entusiástica.
Com tantas modalidades à escolha, não há desculpa para ficares quieto! Procura informações mais específicas junto do teu professor de Educação Física.
O projeto Erasmus+ KA 210 intitulado “Green Math with STEM”, realizado entre os dias 24 e 27 de setembro em Subótica, na Sérvia, reuniu 5 professores portugueses, 5 turcos, 5 italianos e 3 sérvios, num fórum de discussão focado em temas que propõem um ensino baseado em STEM (Science, Technology, Engineering and Maths – ciência, tecnologia, engenharia e matemática), integrada numa abordagem interdisciplinar inovadora.
Ler maisDurante a primeira semana de aulas, a comunidade educativa da Escola Básica Terras do Ave organizou uma campanha solidária de recolha de material escolar, destinada a apoiar a 22.ª Missão Humanitave. O material recolhido será entregue na Guiné-Bissau, com o objetivo de proporcionar aos alunos locais melhores condições de aprendizagem e promover uma educação mais digna e justa.
Ler maisEsta sessão, dinamizada pelo GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) em colaboração com a EMAEI, teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e orientação, ajudando os pais a prepararem os seus filhos para esta nova fase de forma a tornar a transição para o ambiente escolar o mais tranquila e positiva possível.
Durante o encontro, foram apresentadas diversas estratégias que visam facilitar a adaptação das crianças ao 1.º ciclo do ensino básico, abordando aspetos práticos e emocionais.