A mobilidade incluiu também uma visita ao Departamento de Educação Ambiental, onde investigaram soluções criativas para os impactos das espécies invasoras nos ecossistemas. A receção oficial no Ayuntamento de Getxo destacou estratégias de desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e inovação, inspirando novas perspetivas sobre a relação entre educação e crescimento económico.
Outro ponto alto foi a exploração da Ponte de Biscaia, Património da UNESCO, e da zona costeira, onde refletiram sobre a importância do comércio e da engenharia na evolução da cidade. No regresso, visitaram o Museu da Evolução Humana em Burgos, ampliando conhecimentos sobre inovação e adaptação ao longo da história.
Mais do que um exercício de cidadania, esta assembleia incentivou os alunos a assumirem um papel ativo na resolução de desafios do quotidiano escolar. Foram debatidos temas essenciais como a melhoria das instalações, a dinamização de atividades extracurriculares e estratégias para tornar o ambiente escolar mais inspirador e participativo. O encontro destacou a importância da criatividade e da inovação na construção de soluções eficazes para um ambiente educativo mais envolvente.
Ler maisEsta distinção é o reflexo do compromisso e esforço contínuo da Comunidade Educativa em promover um ambiente escolar saudável e propício ao desenvolvimento integral dos alunos. Agradecem o empenho e dedicação e esperam que esta distinção sirva como estímulo para futuros sucessos no âmbito do bem-estar escolar.
Ler maisO vídeo partilha evidências de atividades relevantes, desenvolvidas no âmbito do projeto vencedor, bem como um breve testemunho sobre o impacto do projeto nas aprendizagens dos alunos.
Ler maisDurante o mês de janeiro, nas diferentes escolas do 1.ºCiclo do AEG - EB1 de Gondifelos, EB1 de Cavalões e EB1 de Outiz, foram realizadas ações de sensibilização sobre o “Impacto da Tecnologia no Desenvolvimento Infantil”, tendo como público alvo pais e/ou encarregados de educação.
Ler maisOrientada pelos professores Carlos Bom e Abílio Castelo Branco, a atividade proporcionou aos participantes o conhecimento sobre esta tradição carnavalesca e a oportunidade de dar asas à criatividade. O momento culminou numa vibrante exposição, onde os professores e assistentes operacionais apresentaram as suas próprias recriações das máscaras, combinando tradição e imaginação.
Ler maisDuas alunas de 7º ano
desenvolveram o seu PARA (Plano de Autonomia e Responsabilidade do Aluno)
envolvendo os DTse incitando os colegas a escrever cartas de amor para o
"Correio de S. Valentim". As reações de alegria durante a leitura
animaram muitos corações neste dia.
Os alunos foram convidados a decorar um coração e
a escrever sobre “quem cabe no coração de cada um”. Esta atividade ajudou-os a
refletir sobre o valor das relações afetivas e o impacto que elas têm na
construção de um ambiente familiar e escolar mais acolhedor e harmonioso.
A investigação em psicologia vocacional e do desenvolvimento de carreira tem demonstrado que a primeira consciencialização da descoberta das profissões e exploração vocacional acontece em contexto escolar, em articulação com o apoio parental, desde a fase de planeamento à fase de execução da decisão de carreira.
Assim sendo, tem sido crucial garantir que todos os estudantes têm acesso a uma educação que incentive o empreendedorismo de cada um, através do desenvolvimento de competências integradas num pensamento crítico e criativo, orientado para a mudança e resolução de desafios sem receio do risco e insucesso.
No passado dia 26 de fevereiro, o IN-HUB - Famalicão foi palco do Encontro EDD 2025 - Integração Curricular dos LED, um evento organizado pela Equipa Rede Minho de Embaixadores Digitais. O encontro reuniu as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), as Equipas de Integração Curricular dos LED/Equipas LED das escolas e as Direções dos Agrupamentos/Escolas não agrupadas associadas aos CFAE da Rede Minho de Embaixadores Digitais.
Ler maisNo dia 12 de fevereiro, teve lugar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, o IV Ciclo de Encontros Regionais, subordinado ao tema “Potenciar Aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”. Dirigido às lideranças das escolas e às Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), o evento procurou promover a integração de metodologias digitais no ensino e destacar boas práticas que contribuem para a sustentabilidade do Plano de Transição Digital.
Ler maisO evento reuniu as turmas do 3.º e 4.º anos e os utentes de diversas instituições: Centro Social de Pousada de Saramagos, Vermoim, Mogege, Casa de Giestais da ATC e a Universidade Sénior D. Dinis de Joane.
Com sabedoria e criatividade, os idosos dramatizaram a história da Carochinha, da obra Robertices, de Luísa Dacosta, proporcionando momentos de grande envolvimento e entusiasmo. Os alunos do 3.º ano homenagearam os convidados com a declamação de poemas, enquanto os estudantes do 4.º ano encantaram a plateia com músicas populares e poesias da obra “Mistérios”, de Matilde Rosa Araújo.