Público-alvo
Alunos e professores do 1º CEB: 1º e 2º ano
Objetivos
Relacionar os estados de atenção com a consciência do seu corpo;
Aprender a regular o seu corpo;
Reconhecer, aceitar e interpretar as emoções que sentem;
Promover a disciplina, o autocontrolo, a autoestima, identificação e diferenciação emocional, competências sociais, regulação emocional e tomada de decisão em contexto
de sala com sessões semanais.
Desde 2018 que associamos ao programa educativo municipal Crescer a Brincar a abordagem do Mindfulness e do Coaching na Educação.
Este trabalho só é possível graças ao financiamento no âmbito do Portugal Inovação Social que levou ao estabelecimento de uma parceria
com a Edupa e que tem permitido o desenvolvimento das competências sociais e emocionais nos estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Nova de Famalicão. Semanalmente, as turmas do 1º ano alunos e professores recebem a visita da equipa que em sessões de 1 hora colocam em prática alguns princípios e atividade para potenciar a atenção plena, identificar emoções, promovendo as competências socioemocionais, a literacia emocional e o ajustamento psicológico nas crianças.
O programa Crescer a Brincar enquadra-se na área da Promoção e Educação para a Saúde e desenvolvimento socioemocional dando resposta a problemas como: a falta de regras e a outras questões ligadas à disciplina, como a falta de autocontrolo, o insucesso e a desmotivação escolar e bullying.
Aos professores e educadores é garantido um apoio adicional ao nível das estratégias e eficácia.
Aos alunos, os destinatários principais do projeto, é possível verificar mudanças comportamentais de diminuição de comportamento de risco e aumento das competências socioemocionais.
Quanto ao processo da participação das famílias nas escolas, pretende-se um maior envolvimento dos pais e da família, no dia-a-dia dos seus filhos, nas respostas às necessidades dos seus filhos, facilitando o maior investimento socioemocional da família em cada uma destas crianças