No âmbito das suas competências a Câmara Municipal apoia ao nível do serviço de refeições todos os estabelecimentos de ensino, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.
A Câmara Municipal, em colaboração com os diversos agentes educativos e no sentido de adotar um sistema mais justo, aplicou o sistema de comparticipação familiar, de forma proporcional ao rendimento do agregado familiar.
Uma das obrigações dos agentes educativos é proporcionar, a todos os seus educandos, as melhores condições de acesso à educação.
A partir do ano letivo 2024/2025 a marcação das refeições escolares passa a ser da responsabilidade dos encarregados de educação. Esta marcação é efetuada na plataforma SIGA.
Excecionalmente, no mês de setembro, o sistema de marcação de refeições, arranca no dia 13 de setembro, dia de início do ano letivo.
Necessita do número de utilizador e código de acesso. Num primeiro acesso terá que criar uma palavra-passe. Posteriormente acede sempre com o utilizador e a palavra-passe que definiu.
Possivelmente já recebeu estes dados de acesso por email ou SMS. Contudo caso não tenha, deverá enviar email ou entrar em contacto com a Divisão Municipal da Educação para que lhe sejam fornecidos novos códigos. (escolas@famalicao.pt/ 252320900/ 252320956)
Sim. A partir do ano letivo 2024/2025 a requisição das refeições escolares é da responsabilidade do encarregado de educação. Apenas pode efetuar esta marcação quem efetuou a candidatura às refeições escolares e após a validação da mesma.
Excetuam-se desta obrigatoriedade os alunos que frequentam a Escola Básica de Seide S. Miguel, Escola básica de Requião e Escola Básica de Castelões. Estabelecimentos de ensino com contratos interadministrativos de delegação de competências próprias para a confeção das refeições escolares.
A requisição das refeições deve ser realizada, preferencialmente, até à véspera do dia do consumo. Excecionalmente, pode ser efetuada no próprio dia até às 9h30.
A requisição das refeições escolares deve ser efetuada na plataforma SIGA, com as credencias de acesso. No separador da marcação das refeições, vai escolher o dia para o qual pretende efetuar a requisição das refeições e selecionar se pretende o prato normal ou o prato opção (consultar sempre as ementas no separador das ementas).
Sim. Diariamente pode escolher entre o prato normal e o prato de opção.
Todos os dias está disponível uma refeição de carne/ peixe/ ovo e uma refeição vegetariana. Deve consultar as ementas disponíveis na plataforma SIGA para escolher qual a refeição a marcar.
Sim. A desmarcação é obrigatória, a fim de evitar o desperdício alimentar. Após três faltas, caso não desmarque, o serviço de refeições será suspenso. Sim. A requisição das refeições é obrigatória para todos os escalões de abono de família.
No final do mês receberá um SMS com indicação de referência e montante a
pagar pelo serviço de refeições escolares. Este valor é apurado com base nas requisições e assiduidade das refeições escolares. Não receber o SMS não invalida que não tenha faturas em pagamento.
No caso dos alunos do jardim de infância a frequentarem acolhimento e/ou prolongamento, o valor desses serviços estará incluído nesse montante
Não recebi o SMS para efetuar o pagamento das refeições escolares.
Deve aceder à plataforma SIGA e consultar o separador pagamentos. Neste separador, pode consultar todas as faturas e dados de pagamento associadas ao seu educando.
Caso já tenha mencionado esta alteração no momento da candidatura as refeições escolares e informado o professor titular da turma, pode optar
pela refeição que pretende. A mesma será servida sem os alimentos que o seu/sua educando/a não pode consumir.
Em caso de dúvidas deve contactar a equipa de nutrição da Divisão Municipal de Educação (252320900/ 252320956).
Terá de fazer a requisição da refeição vegetariana, diariamente, após verificar as ementas disponíveis. Deixa de ser necessário uma pré-inscrição para a refeição vegetariana.
Caso seja uma situação esporádica, poderemos junto da empresa requisitar uma refeição extra. Caso seja uma situação frequente, o encarregado de educação será contactado pela escola, podendo o serviço ser suspenso.
Deve aceder à plataforma SIGA, selecionar o menu candidaturas e efetuar a
candidatura às refeições escolares. Só terá acesso à marcação das
refeições após a candidatura que efetuou passar para o estado “aceite”.
Não. A inscrição nestes serviços é efetuada no início do ano letivo
através da candidatura e é válida de setembro a julho. Estes serviços
são faturados mensalmente.