CUBES DE CIÊNCIA VIVA ESCOLAS VILA NOVA DE FAMALICÃO
ESCOLA BÁSICA D. MARIA II, GAVIÃO
Clube Ciência no Pátio da nossa Escola
É um espaço aberto a toda a comunidade, onde se promove o acesso a práticas científicas inovadoras e onde se desenvolvem atividades que não ficam restritas a um espaço físico, mas que se estendem para além dos muros da sala de aula ou da própria escola. Este foi precisamente o mote que deu origem ao slogan e ao nome do blog de divulgação de todas as suas atividades: Ciência no pátio da nossa escola.
Website: http://www.agrupamentodmariaii.pt
Blog: http://miudosbioconcientes.blogspot.com/
Área(s) Temática(s):
Ciências Naturais, Físico-química, Informática, Matemática
5º Ano, 6º Ano, 7º Ano, 8º Ano, 9º Ano
Calendário de atividades:
Atividades semanais no Clube; Atividades em articulação com o CCV e com a UM (workshops temáticos em várias áreas); Conferências Científicas; Projetos de investigação apresentados em congressos (dinamizados e apresentados pelos alunos);
Parceiros: Centro de Ciência Viva de Guimarães, Universidade Lusíada Norte, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ICVS – Universidade do Minho, Grupo Scientia – Universidade do Minho, Citeve, Município de Vila Nova de Famalicão
Coordenador/a responsável pelo clube:
Elisa Saraiva – email: d1551@agrupamentodmariaii.pt
ESCOLA BÁSICA CONDE DE ARNOSO, ARNOSO
Clube Ciência por miúdos
Espaço de educação não formal, baseado no modelo de espaço educativo ativo e inovador, a funcionar em local devidamente identificado pela comunidade, onde a aprendizagem das ciências e tecnologias possa ocorrer de forma sustentada, mas adaptada à faixa etária do público-alvo que pretende atender.
Este espaço, pretende também ser o “motor” da inovação curricular na escola e no agrupamento, na medida em que irá gerar dinâmicas e sinergias potenciadoras de abordagens interdisciplinares, com enfoque STE(A)M, desafiando docentes e alunos a dinamizar outros projetos que não fiquem circunscritos aos muros da sala do clube.
Pretende-se um espaço flexível e adaptável às várias necessidades. Serão criadas estações rotativas, destinadas a atividades lúdicas focadas numa área temática específica onde se trabalha ciência, outra dedicada à tecnologia, por recurso à robótica e programação; outra de engenharia com construção com blocos e engrenagens; outra de matemática. Um dia específico, será dedicado ao trabalho de articulação e integração de todas as áreas do acrónimo “STEM”, desenvolvendo projetos de investigação em torno de problemas específicos, não descurando a arte envolvida nos produtos de comunicação e divulgação e no design e construção de protótipos e modelos. Esta será a atividade onde a abordagem STE(A)M se materializa.
Website: http://www.agrupamentodmariaii.pt
Área(s) Temática(s):
Artes Ciências Naturais Eletrónica Físico-química Informática Matemática Sustentabilidade
Ano(s) de Escolaridade:
Pré-Escolar e 1º ciclo
Atividades:
Parceiros:
Centro de Ciência Viva de Guimarães, Departamento de Engenharia de Polímeros - Universidade do Minho, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Clube Ciência Viva – Gondifelos
O Clube é um espaço de conhecimento aberto que pretende contribuir para a promoção do sucesso escolar, bem como para a literacia científica dos alunos, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida.
Pretende ser um espaço educativo, mas também lúdico em que os alunos contactem e experimentem ciência em procedimentos simples. Pretende-se, ainda, introduzir a utilização do método científico. O Clube de Ciência Viva funciona na escola sede do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.
Ano(s) de Escolaridade:
1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano, 6º Ano, 7º Ano, 8º Ano, 9º Ano
Atividades:
Atividades com o 1º ciclo no âmbito da TIC/robótica/programação, jogos matemáticos e ciências; atividades do clube de robótica, do clube de ciências e do clube eco-escolas no 2º/3ºciclo; atividades de divulgação científica.
Clubes de Ciência Viva no Centro Escolar Luís de Camões e Escola Secundária Camilo Castelo Branco
O Clube de Ciência na EB 2,3 Júlio Brandão tem desenvolvido atividades nas seguintes áreas:
- Implementação do Projeto Marka - Biodiversidade Local: conhecer para preservar. Este projeto do agrupamento, tem como objetivo construir um currículo identitário resultante da articulação do currículo nacional com o conteúdo associado ao património local. Deste modo, os alunos podem assumir-se como difusores do conhecimento, intervindo numa reformulação da educação que transforme o meio local num contexto onde todos se sintam conscientemente integrados numa rede de relações e projetos.
- Participação em projetos, desenvolvendo competências de empreendedorismo e implementação de metodologias de projeto nomeadamente: Concurso Apps for Good e Concurso isto é uma ideia, CITEVE. Neste âmbito, o Clube promove a articulação com várias entidades que nos apoiam no desenvolvimento destes projetos, por exemplo: Parque da Devesa_ CITEVE_ Apps for Good...
- Implementação e dinamização do Clube da Robótica e participação em Encontros nacionais, tais como Roboparty.
Os clubes de Ciência Viva do Centro Escolar da Luís de Camões e Escola Secundária Camilo Castelo Branco tem como principais atividades o desenvolvimento do Clube de Robótica, atividades STEM e desenvolvimento de atividades experimentais nas áreas das ciências, bem como a parceria com entidades, como a Casa de Ciência de braga, Universidade do Minho e Galeria da Biodiversidade e Museu de História Natural do Porto.
Ano(s) de Escolaridade:
Alunos do 2º e 3º Ciclo
Alunos do 1ºCiclo
Alunos do Ensino Secundário
Atividades:
Parceiros:
Parque da Devesa, Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto, Academia de Robótica, Universidade do Minho, Casa da Ciência e Planetário de Braga.
Coordenador/a responsável pelo clube:
EB 2,3 Júlio Brandão: Sónia Barreiras
Centro Escolar Luís de Camões: Carlos Fangueiro
Escola Secundária Camilo Castelo Branco: José Maia
ESCOLA BÁSICA DE PEDOME
Clube Ciência Viva na EB 2,3 de Pedome
O Clube de Ciência Viva constitui uma excelente oportunidade para os nossos alunos desenvolverem as suas competências, a sua autonomia e a sua criatividade.
CTEAM-lab
O clube desenvolve atividades/projetos nas áreas das ciências, envolvendo outros saberes como a programação, robótica, matemática e mesmo arte. Tem como principais objetivos: Desenvolver competências CTEAM (em ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática); Participar em ações e projetos nas áreas da ciência, engenharia e/ou tecnologia a nível nacional ou internacional; Apoiar projetos no âmbito STEM
Clube Ciência Viva na Escola D. Sancho I
Considerando a década para a restauração dos ecossistemas e a ENEA 2020, clube trabalha temática da Preservação e Recuperação de Ecossistemas.
Visto que os charcos são um recurso inestimável para a investigação científica e para a educação ambiental, pretendemos construir um na escola. Este recurso permitirá envolver grupos de alunos em trabalhos de monitorização dos fatores bióticos e abióticos, bem como a relação entre eles; desenvolver uma estação para a medição de parâmetros físico-químicos; construir um dispositivo de filtragem de água, que simula a depuração natural da água; etc.
No âmbito da temática do Clube serão realizados Workshops destinados aos alunos dos diferentes ciclos de ensino, nestes os participantes terão a oportunidade de participar na realização de atividades práticas e/ou experimentais.
Pretendemos realizar Visitas de Estudo/Saídas de Campo com vista a proporcionar aos alunos diferentes ambientes de aprendizagem, despertar o gosto pela exploração e descoberta e promover o contacto com entidades de investigação científica; ações de capacitação, “Modelação e Impressão 3D” e “Construção e colonização do Charco”; contribuir para a disseminação do conhecimento científico através da comemoração dos dias Nacional da Cultura Científica, Internacional das zonas húmidas e Mundial da Água; realização de Palestras e da Feira das Ciências; dinamização e abertura do museu Laboratório Cândida Madureira à comunidade; divulgação dos trabalhos realizados no Clube através da página digital do Clube, no site da escola, etc.
Área(s) Temática (s):
Preservação e Recuperação de Ecossistemas (Ambiente; Artes; Biologia; Ciências Naturais; Física e Química e Sustentabilidade)
Ano(s) de Escolaridade:
O Clube irá proporcionar atividades para os diferentes anos de escolaridade, no entanto, a maioria das atividades são destinadas aos alunos do 7 e 8º anos.
Atividades:
Parceiros:
Escola de Ciências da Universidade do Minho , Centro Ciência Viva de Braga, Câmara Municipal de Famalicão