Cerca de 300 assistentes operacionais dos Agrupamentos de Escolas do concelho estão a participar numa ação de formação em Primeiros Socorros durante a pausa letiva da Páscoa. Contudo, na Escola D. Sancho I, um primeiro grupo já terminou este curso com grande satisfação e sentido de dever cumprido. A iniciativa visa reforçar a preparação destes profissionais para lidar com situações de emergência no contexto escolar, contribuindo para a segurança e o bem-estar da comunidade educativa.
Ler maisO edil famalicense, Mário Passos, deu uma entrevista exclusiva ao Jornal Opinião Pública, onde enalteceu a forte aposta municipal no setor da educação, salientando a estratégia assertiva e as políticas educativas municipais, que têm oferecido resultados excelentes com vista a um crescente e notório sucesso educativo dos nossos alunos
No I Encontro de 2025 do Grupo de Trabalho das Cidades Inclusivas da RTPCE, que se realizou em Lagos, sob o mote Redes e Inclusão, tivemos a oportunidade de partilhar A Rede Famalicão Inclusivo - Centro Recursos Educativo abordagem multidisciplinar e integrada. Foram dois dias de encontro da rede das cidades inclusivas que serviram para inspirar com boas práticas, trocar experiências e fortalecer redes de apoio e colaboração.
Ler maisO destaque da jornada foi a apresentação do Hino Eco-Escolas de Famalicão, resultado de um desafio lançado aos alunos do concelho para promover a criação literária. A turma vencedora, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, subiu ao palco ao lado da cantora Maria Gil para apresentar este hino que passará a representar as futuras gerações no movimento Eco-Escolas.
Ler maisFamalicão é um município exemplar no que diz respeito às políticas
da Educação, segundo palavras do Ministro da Educação, Fernando
Alexandre, na inauguração dos CTE – Centros Tecnológicos Especializados
da Cior e do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. Segundo o
governante da pasta da educação, estes centros tecnológicos, financiados
pelo PRR, são uma oportunidade única para reequipar as escolas
profissionais. Pretende criar em todo o país cerca de 365 CTE para o
país, sendo que sete serão em Famalicão.
Por sua vez, no Agrupamento
de Escolas Padre Benjamim Salgado, foi também inaugurado o Centro
Tecnológico Especializado (CTE), em Joane.
O presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, realçou a importância deste género de iniciativas para o futuro dos jovens famalicenses. “Queremos ajudar os alunos que estão prestes a ingressar no Ensino Secundário a escolher e a perceber a que é que corresponde cada trajetória profissional. Queremos que detenham o máximo de informação possível sobre cada curso e saída profissional para que, por via disso, possam fazer boas escolhas no futuro”, referiu.
Ler maisA FORAVE destacou-se na prova Fun Challenge com duas das suas equipas a alcançarem os quartos de final, posicionando-se entre as 8 melhores de um total de 100 equipas e na terceira prova, Robot Show, classificou-se num dos 7 primeiros lugares, na 17ª Edição da Roboparty, que decorreu de 4 a 6 de março, na Universidade do Minho.
Ler maisNo âmbito do projeto Erasmus+ “Adquirir Competências para a Vida ”, 40 alunos, do segundo ano, dos cursos de Gestão da Produção, de Transformação de Polímeros e Técnico de Informática-Instalação e Gestão de Redes, estiveram na escola profissional IZARRAITZ Lanbide Heziketa, em Azkoitia, Espanha, para duas semanas de formação, workshops e visitas de estudo.
Ler maisNo dia 25 de março, os alunos dos cursos de Transformação de Polímeros, Manutenção Industrial, Eletrónica, Automação e Comando e Mecatrónica da Forave realizaram uma visita ao CeNTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes), em Famalicão. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos alunos uma visão mais aprofundada sobre as tecnologias de ponta utilizadas no desenvolvimento e aplicação de materiais inovadores, especialmente em áreas como a transformação de polímeros e a automação industrial.
Ler maisNo âmbito da 15.ª semana da leitura das bibliotecas de Famalicão, o Clube dos Pequenos Leitores, do 1.º ano do Colégio, participou na atividade “Uma manhã a ler sem interromper”. Todos os alunos leram textos e poemas ao público presente.
Ler maisAssim, com a participação de Sebastião Bugalho, Vera Lima e Elísio Pinto, foram capazes de debater a importância da ação dos jovens no papel cívico e político da sociedade. É, com muito gosto, uma atividade a repetir de modo a aumentar o conhecimento cívico e político dos jovens.
Ler mais