Ao longo dos dois anos do projeto, os parceiros desenvolverão unidades de formação para o staff, programas de tutoria e campanhas de consciencialização e sensibilização com o objetivo de desconstruir os estereótipos de género nas escolhas profissionais e de alcançar a igualdade de género no ensino profissional.
Ler maisA mobilidade começou com entusiasmo e descoberta. A viagem, que para alguns foi a primeira experiência de voo, incluiu uma escala em Barcelona e culminou com uma receção calorosa das famílias italianas e do professor responsável. O jantar de boas-vindas, animado e descontraído, revelou-se fundamental para a integração do grupo, quebrando barreiras culturais e linguísticas.
Os dias seguintes foram repletos de atividades dinâmicas e multiculturais.
Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizá-los para a importância de proteger e promover os direitos fundamentais essenciais ao desenvolvimento e bem-estar infantil. O trabalho colaborativo ajudou a reforçar a consciência sobre a satisfação das necessidades básicas das crianças, como o acesso à educação, à saúde, ao lazer e à proteção contra qualquer forma de discriminação ou abuso.
Com o objetivo de envolver toda a comunidade educativa na reflexão sobre os cuidados de saúde e o papel essencial dos direitos das crianças, o cartaz será exposto numa das unidades da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM).
O principal objetivo da palestra foi promover uma reflexão profunda sobre os conceitos de desigualdades e desenvolvimento sustentável, destacando a conexão intrínseca entre eles. Este evento marcou um momento significativo, ao tratar as desigualdades como um problema de desenvolvimento global e integrá-las nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: económica, social e ambiental.
A palestra também explorou o plano de ação da Agenda 2030, enfatizando a interdependência dos seus objetivos e apresentando uma abordagem inovadora sobre desigualdades, além de evidenciar seu crescimento em várias áreas nas últimas décadas.
A atividade começou com uma palestra que explorou os automóveis usados pelos Presidentes da República, desde o Panhard et Levassor de 1909, conduzido pelo Presidente Manuel de Arriaga, até às modernas viaturas de alta tecnologia utilizadas nos dias de hoje. Estes veículos não eram apenas meios de transporte, mas também símbolos de modernidade, progresso e do próprio espírito republicano.
Ler maisOs resultados obtidos com a autoavaliação permitirão à escola adotar medidas concretas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes, além de promover uma maior inclusão e participação de toda a comunidade escolar. Através deste processo, o AEPBS reafirma o seu compromisso com a qualidade da educação e a construção de um ambiente escolar democrático e participativo.
Ler maisSensibilizar e capacitar os alunos para os fatores essenciais e passos relevantes, subjacentes ao processo empreendedor, desde a fase da validação da ideia de negócio até à definição do plano de negócios, foi o objetivo destas sessões.
Ler maisA modalidade de Rugby, com tradições já há mais de 30 anos, está representado com um grupo de alunos fantásticos competindo no escalão de sub-15.
Estes alunos terão a responsabilidade de promoverem os valores do Rugby: capacidade de superação, resiliência, respeito, espirito de companheirismo sempre presente, inclusão e compromisso.
Durante 3 horas os alunos tiveram a oportunidade de descobrir receitas autênticas, transmitidas com paixão pelo chef. Vítor Almeida, que faz questão de promover os produtos locais. Assim, este compartilhou as suas técnicas e dicas culinárias, enquanto contou a história e as origens de cada ingrediente, criando uma experiência enriquecedora e imersiva.
Os alunos do 10º ano Curso Profissional de Técnico de Contabilidade, do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, realizaram uma visita de estudo ao Arquivo Municipal Alberto Sampaio de Vila Nova de Famalicão, como forma de catalisar aprendizagens e conhecimentos.
Ler maisSuzana Azevedo, CEO da SIM, partilhou a trajetória por detrás da criação da marca e os desafios enfrentados no mundo da confeitaria artesanal. A sua filha, Maria Inês Azevedo, aluna do 2.º ano do curso de Técnico de Contabilidade da escola, surpreendeu ao descrever com paixão o seu papel no projeto familiar, unindo os estudos às responsabilidades na empresa.
Ler maisO evento contou com a participação ativa de alunos desde o pré-escolar até ao 9º ano, que organizaram bancas decoradas e apresentaram os produtos aos visitantes, num verdadeiro espírito de comunidade. Durante toda a manhã, familiares, professores, assistentes operacionais e a população local tiveram a oportunidade de adquirir os produtos e saborear as especialidades, além de apoiar a educação e o esforço dos estudantes envolvidos.
Ler mais