Os alunos do 9.º ano assistiram à estreia do «Auto da Barca do Inferno», da obra do grande dramaturgo português Gil Vicente, uma coprodução da companhia de Teatro AGON/Momento – Artistas Independentes” e a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Ler maisPresidindo à Mesa da Sessão Escolar, Martim Vieira (9.1) coordenou, com isenção, os trabalhos de forma a aprovar o Projeto de Recomendação e assegurar a eleição dos deputados da escola à Sessão Distrital.
No debate e na decisão conjunta sobre assuntos de interesse comum, os 27 deputados do ensino básico desempenharam, de forma irrepreensível, o seu papel.
Apesar do frio intenso que se fez sentir, a manhã foi marcada por um ambiente vibrante, onde os alunos demonstraram grande entusiasmo, empenho e um compromisso notável com esta competição desportiva.
A organização do evento ficou a cargo das duas turmas do 12.º ano do Curso Profissional de Desporto, que, com profissionalismo e dedicação, contaram com o valioso apoio da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento para garantir a segurança da atividade.
Para Ana Fernandes, professora e coordenadora deste programa na escola "esta é mais uma atividade de mobilização e intervenção dos jovens estudantes que em muito contribui para o seu desenvolvimento pessoal e cívico, bem como para o exercício da sua cidadania e promoção da cidadania dos outros”.
Ler mais"Este protocolo baseia-se nos princípios e práticas da cooperação para o desenvolvimento, estando direcionado para apoiar os interesses e deveres dos alunos deste país que há muitos anos vem frequentando os diferentes cursos profissionais ministrados na escola", afirmou a propósito o diretor da CIOR, Amadeu Dinis.
Durante a sessão, foram abordados temas como a Indústria 5.0, a integração de máquinas inteligentes, inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual. Os técnicos destacaram as transformações que estas inovações estão a trazer ao setor, reforçando a importância da preparação para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e competitivo.
Ler maisA reunião iniciou-se com uma visita guiada pelos alunos às instalações da H.O.M.E, passando pelos departamentos de operações, financeiro, marketing, relações humanas e pelo laboratório LEAN, onde se desenvolvem as aulas práticas relacionadas com a melhoria contínua e se aplicam as ferramentas da qualidade.
Com recurso a uma apresentação digital, os alunos mostraram aos pais as valências do curso de Gestão e o método de aprendizagem, focado em práticas muito próximas do ambiente empresarial.
Os alunos do segundo ano do curso de Gestão da FORAVE encontram-se a participar no programa “A Empresa”, da Junior Achievement, com o objetivo de criação de pequenas empresas que procuram ideias inovadoras para dar resposta a um problema ou necessidade identificada, desenvolvendo um produto e serviço e o seu plano de negócios. Do programa fazem parte três competições: a Junior Market (regional), a Competição Nacional e a Internacional.
Ler maisRecentemente, um grupo de professores teve a oportunidade de observar e aprender com modelos de ensino diferenciadores numa rede de escolas reconhecida pelo seu foco na aprendizagem personalizada e no desenvolvimento integral dos alunos. Esta experiência permitiu uma imersão em metodologias inovadoras que integram a tecnologia no processo educativo e que poderão ser replicadas na nossa escola.
Ler maisEsta festividade, que remonta ao século V, marca o Dia da Candelária em França e é tradicionalmente associada à confeção de crepes, símbolo de prosperidade e boa sorte.
Os alunos do 9.º ano mergulharam nesta tradição cultural, confecionando e vendendo crepes no bar da escola, envolvendo toda a comunidade escolar num verdadeiro festival de sabor e convívio.
Nesta edição, participaram 204 alunos do 7.º e 8.º anos da nossa escola. Destes, 66 obtiveram pontuações de destaque e 16 alunos do 8.º ano classificaram-se no top 1% a nível nacional. Desses, 8 obtiveram a classificação máxima possível de 144 pontos. Este feito coloca os nossos alunos entre os melhores num universo de 41.647 participantes nacionais no escalão Cadetes (7.º e 8.º anos).
Ler maisEste momento foi não só uma oportunidade de partilha, mas também uma forma de aproximar os nossos jovens do poder transformador da leitura, enquanto cultivavam um sentido de pertença e de integração com a comunidade. Cada poema lido reforçou a ideia de que a literatura é uma ponte que nos une, permitindo-nos viajar e sonhar em conjunto.
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