Este trabalho, que concorreu na
categoria “Indústria”, consiste num sistema de lombas redutoras de velocidade
dinâmico, associado à velocidade de circulação dos veículos. Este sistema inovador permitirá aos
condutores circular sem qualquer obstáculo, caso se desloquem a uma velocidade
abaixo do valor recomendado; se a velocidade ultrapassar o valor permitido, a
lomba aumenta a sua altura, obrigando os veículos a circular mais devagar ou
mesmo parar.
O objetivo? Sensibilizar os nossos alunos para a não violência! Os alunos perceberam a necessidade da promoção de valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência
Ler maisOs alunos de Biologia do 12.º ano não perderam a oportunidade criada pelo Dia Mundial da Lavagem das Mãos e dinamizaram uma atividade de educação por pares junto dos alunos do 1.º ciclo e do 5.º ano. Assim, a mascote “Henry the hand” levou aos mais pequenos um conjunto de recomendações, relembrou a técnica de lavagem das mãos, colocou em ação a sua “lanterna mágica” que permite comprovar se as mãos estão mesmo bem lavadas e atividades de consolidação.
Ler maisNo dia 13 de outubro realizou-se a 2ª Caminhada Solidária na Didáxis e foi um sucesso! A organização (alunos do Curso Técnico de Desporto e alunos do Ensino Secundário) está de Parabéns pela iniciativa.
Agradecemos a preciosa ajuda do curso de Cozinha e Pastelaria na receção aos caminhantes.
No seguimento do Projeto “Doces Intervalos Literários”, implementado pela primeira vez em outubro do ano transato para festejar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, realizou-se, no passado dia 29, mais uma edição desta iniciativa. Assim, a Biblioteca “desceu” à Sala dos Professores, promovendo a leitura e criando laços com a comunidade.
Num cenário deliciosamente arrepiante e assombrosamente doce, foram realizados dois momentos de leitura, levados a cabo por docentes e ex-docentes do Agrupamento.
A montagem e desmontagem do percurso ocorreu, como habitualmente, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas D. Sancho I e Camilo Castelo Branco, dado que os três Corta-Matos decorreram em dias consecutivos.
Revelou-se também preciosa a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, dos elementos do programa Corre Famalicão, da Associação de Atletismo de Braga, da CLDE de Braga, dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e do Parque da Devesa.
Com o objetivo de partilhar e enriquecer o conhecimento cultural sobre esta tradição, os alunos do Ensino Básico envolvidos na disciplina de espanhol participaram ativamente. Dedicaram-se à criação de diferentes caveiras e máscaras, prestando homenagem à figura carismática da "Llorona", que desempenha um papel significativo no Dia dos Mortos. Para além disso, visualizaram o filme “El Coco”, na biblioteca escolar.
Ler maisNo passado dia 17 de outubro, dinamizado pelas disciplinas de Cidadania, Ciências Naturais, Educação Física, Físico-Química e Matemática, realizou-se o Peddy Paper “Stand Up and Go for a Walk”, integrado na promoção da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030, coincidindo com a realização em Lisboa da 24.ª edição da Conferência Walk21 Portugal, cujo lema é Everybody Walks.
Ler maisCerca de 2000 alunos, do 3º ao 12º ano, cumpriram a sua corrida, em contacto com a Natureza, conjugando-se o desporto e o convívio, o sentido ético e a responsabilização ambiental.
Este projeto coletivo envolve a Comunidade Educativa e contribui para a educação integral dos nossos alunos permitindo a cada um atingir o seu objetivo e a sua vitória.
A semana ofereceu aos participantes um conjunto de dinâmicas, conceitos e experiências, estruturado na Metodologia UBUNTU, para capacitar os jovens para serem a "mudança que querem ver no mundo", pois «Tudo parece impossível até que seja feito!» (Nelson Mandela).
Ler maisEm outubro, celebrou-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), este ano com o mote “Biblioteca Escolar a Ligar Comunidades”. As bibliotecas encheram-se de entusiasmo e dinamismo, prenúncio de um ano pleno de atividades.
A conferência destacou-se pela diversidade de palestras e pela partilha de experiências entre educadores de diferentes nacionalidades. A participação do Agrupamento de Escolas Terras do Ave neste projeto fortaleceu redes de cooperação internacional e consolidou as práticas implementadas durante o projeto “DIGITAL TEACHERS”.
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