Didáxis foi eleita para representar o nosso distrito na Sessão Nacional
42 escolas do distrito debateram o tema «Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para os jovens», na Sessão Distrital, no dia 18 de março, no Auditório do IPDJ, em Braga.
Com firmeza, clareza e coerência, os deputados da Didáxis argumentam e defenderam as medidas da nossa escola, no debate na generalidade, e do grupo de escolas, no debate na especialidade.
Este momento sinalizou dois projetos que têm vindo a ser implementados na EB Conde de Arnoso e, que têm sido parceiros em algumas ações. Os Coordenadores do Projeto Escola Azul e do Projeto Eco-escolas dinamizaram a Cerimónia do hastear das respetivas bandeiras. No caso do Projeto Escola Azul, foram também entregues as medalhas, certificados e uma T-shirt aos Embaixadores.
Ler maisNo primeiro intervalo da manhã, a Maria do 4.ºD, Monitora de Biblioteca Escolar e uma das vencedoras do Concurso “O Melhor Leitor de Poesia” do 1.º Ciclo declamou o poema "De volta à terra" de Maria Teresa Maia Gonzalez. De seguida, a Sra. Diretora Cândida Pinto deliciou os presentes com um poema da sua autoria, intitulado: “Março”.
Ler maisEste projeto consistiu na construção de uma “nave” de aterragem para um astronauta muito especial: um ovo cru. O objetivo do desafio foi projetar, construir e testar uma cápsula que impedisse o ovo de partir no momento do impacto com o solo, aquando da aterragem a partir de uma altura de 7 metros (desafio para alunos do 3.º ciclo).
Ler maisNa mesa-redonda, moderada pela prof. Helena Machado, diretora pedagógica da ACE Famalicão, a professora Maria José Morais incidiu na necessidade da arte, em geral, e do teatro, em particular, na escola, convicta do valor do artístico na educação e baseada na sua experiência profissional. Aliando a origem das palavras “teatro” e “escola”, ambas confluem para a oportunidade de, em jeito de conversa, de ação, de lazer, nos conhecermos e conhecer o mundo, promovendo o desenvolvimento de competências e aprendizagens para a vida.
Ler maisO dia era especial … a Assembleia da República reunia-se em Sessão Solene para evocar o Cinquentenário da Universalização do Direito das Mulheres ao Voto em Portugal. Os alunos, sentados nas galerias, tiveram oportunidade de assistir aos discursos das senhoras Deputadas de cada partido com representação parlamentar e de perceber, nas diferentes intervenções, que a presença e a participação das mulheres são essenciais para uma sociedade verdadeiramente inclusiva e progressista.
Ler maisEntre 10 e 14 de março decorreu a «Semana da Leitura», uma iniciativa das equipas educativas das bibliotecas escolares, dedicada à promoção da leitura e do livro. Durante estes dias, diversas atividades envolveram a comunidade educativa, destacando-se exposições, fóruns de leitura, concursos de leitura expressiva e declamações multilingues.
Assim, na casa do caseiro do Museu Camilo Castelo Branco cruzaram-se a música, os textos e os sabores num maravilhoso “Cocktail com Camilo”; o Jardim dos Escritores recebeu uma Acácia (Robínia); os momentos encheram-se de performances poéticas; o roteiro pela vila que Camilo conheceu ganhou um espaço digital; o átrio acolheu ilustrações de “200 anos de memória e inspiração” e exibiu o trabalho dos artistas que responderam à convocatória de “Arte Postal: Camilo 200”.
Ler maisO trabalho realizado, numa das fachadas principais da escola sede do Agrupamento, permitirá devolver ao edifício escolar uma referência visual e enriquecer o conjunto de obras de arte urbana existentes no concelho. O projeto foi proposto pela equipa do Plano Cultural de Escola - A Tua (P)Arte, e teve o apoio do Projeto Municipal “De Famalicão para o Mundo”.
Ler maisA professora Raquel Azevedo, convidada pela UNESCO e pelo Programa Escola Azul do Ministério da Economia, participou no evento promovido pelo eurodeputado Paulo Nascimento Cabral, onde se debateram os desafios da Literacia Oceânica na educação dos jovens europeus.
Ler maisDurante cinco dias, a curiosidade e o saber uniram-se com atividades inovadoras, desafios intelectuais e descobertas surpreendentes. A programação variada incluiu experiências laboratoriais, palestras inspiradoras, exposições, jogos matemáticos e competições, mostrando que a aprendizagem pode ser estimulante.
Ler maisEsta mobilidade permitiu aos nossos alunos contactar com novas abordagens pedagógicas, explorar diferentes culturas e conhecer de perto o trabalho inovador que esta escola desenvolve nas áreas das novas tecnologias e da robótica. Um dos momentos mais marcantes foi a visita ao Clube de Robótica, onde os participantes ficaram a conhecer alguns dos projetos que já levaram o colégio a conquistar prémios importantes, como os obtidos na First Lego League.