O Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) de Vila Nova de Famalicão assume-se, desde o início da sua elaboração, como a tradução de uma vontade de todos os agentes educativos, e dos munícipes em geral, para pensarem e construírem uma realidade, a partir do envolvimento de todos, em todas as idades e em todos os espaços de vida, em atividades de educação e formação, capazes de dar sentido às necessidades e projetos individuais, mas, principalmente, destinadas a contribuir para corporizar um modelo de desenvolvimento integrado e sustentável, perspetivando uma contínua e desejável (trans)formação, conjugando, de forma dinâmica e equilibrada, as dimensões económica, social, cultural e cívica, das diferentes comunidades (familiares, escolares, de vizinhança, profissionais, culturais…) que integram o município!
Num projeto com estas caraterísticas e ambição, a educação é pensada de uma forma global, tendo como premissa fulcral o reforço de uma cidadania informada, ativa e participada, enquanto principal alicerce do modelo democrático que gere o território, associado à preparação e contínua evolução de um trabalho produtivo, baseado em emprego digno, capaz de gerar a riqueza necessária à contínua promoção de bem-estar. Por tudo isto, o PEEM deve, necessariamente, focar-se no planeamento, execução e avaliação de políticas públicas municipais que incluam ações concertadas, voltadas para o sistema local de educação escolar, nos seus diferentes níveis, para a necessidade de qualificar e formar continuamente a sua (futura e atual) população ativa e capaz de procurar garantir a todos, oportunidades e experiências de aprendizagem (educativas e formativas), que permitam firmar Vila Nova de Famalicão como, simultaneamente, um município educador e um espaço de desenvolvimento, com todos, de forma estável e duradoura.