Durante a sessão, Elisa Carvalho apresentou exemplos concretos de mediação e intervenção social desenvolvidos no contexto do AETA, abordando temas como a promoção da inclusão, estratégias de resolução de conflitos e o trabalho colaborativo com famílias e comunidades. A educadora social destacou a importância de construir relações de confiança com os alunos e as suas famílias, elemento essencial para um ambiente educativo inclusivo e propício ao desenvolvimento pessoal e social.
Ler maisA Feira de Outono é uma celebração das aprendizagens, mas também das colheitas – não apenas dos alimentos que a terra nos dá, mas das lições que acumulamos ao longo do tempo. Foi um dia dedicado a valorizar tudo o que temos de bom, reforçando o nosso compromisso de partilhá-lo com a comunidade.
Ler maisÉ essencial uma intencionalidade organizacional clara, que promova, analise, recolha e aplique os conhecimentos adquiridos, traduzindo-os em melhorias graduais e sustentadas.
Neste contexto, a equipa de Autoavaliação do AETA deu início, neste ano letivo, a uma formação online organizada pela Universidade de Harvard, no âmbito do projeto “Data Wise”.
Após uma breve contextualização da importância das bibliotecas na formação integral do aluno e do enquadramento do surgimento do Manifesto Anti-Dantas, no âmbito do “Artista do Mês”, os alunos foram surpreendidos pelas vozes dos professores de Educação Visual, Matemática, História, Educação Física, Português e Francês, que, em voz alta e fulgurante, leram o Manifesto com algumas supressões.
O AEG recebeu no passado dia 25 de outubro um grupo de animadores e líderes juvenis de 10 países europeus, no âmbito do seminário 'Local Participatory Approaches', organizado pela @equacao_crl, Amarante e financiado pela EU. O principal objetivo foi partilhar políticas, ferramentas e abordagens que apoiem animadores e líderes juvenis a incentivar a participação ativa dos jovens e o desenvolvimento das suas comunidades.
Ler maisNesta reunião em particular discutiram-se temas como o arranque do ano letivo, os projetos a implementar no AEG, a importância da participação dos alunos e a eleição da nova Associação de Estudantes. Nesta reunião foram também eleitos os representantes da assembleia no Conselho Pedagógico.
Ler maisCom um total de 337 eleitores inscritos, a eleição contou com a
participação de 228 votantes, demonstrando um forte envolvimento dos
alunos do 1º, 2º e 3º ciclos da Escola de Gondifelos.
A Lista B obteve a maioria dos votos (177), sendo eleita para representar os interesses e aspirações dos alunos.
Assim, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento vai muito além
de uma simples componente curricular. Ela é um espaço de construção
pessoal e coletiva, onde os nossos jovens desenvolvem o sentido de
pertença, empatia e compromisso com a sociedade. Se quisermos uma
sociedade mais justa e democrática, onde todos tenham voz, devemos
valorizar e fortalecer a educação para a cidadania desde cedo. Cabe-nos a
nós, como atores da educação e comunidade, assegurar que esta formação
continua a ser uma prioridade e que os nossos alunos de hoje, Homens de
amanhã, possam crescer com os valores e competências necessárias para
construir o futuro que desejam.
As crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo receberam os
profissionais do CROA, Centro de Recolha Animal de Vila Nova de
Famalicão, que vieram acompanhados pelos amiguinhos cães e gatos.
Todos os animais foram acolhidos pelas crianças com muito carinho. Os
gatos bebés tiveram o conforto do colo e dos abraços. Os cães saltaram
pelo espaço, a abanar a cauda, felizes com tanta atenção. Os
profissionais do canil alertaram para a problemática do abandono e
maus-tratos e explicaram vários procedimentos do seu trabalho no
salvamento de animais.
As crianças do pré-escolar ouviram a história de fantoches “O aniversário da Amora” para incentivar o consumo de frutas e legumes e promover os benefícios de uma alimentação saudável. Prepararam panquecas recheadas e exploraram diferentes sabores das frutas.
Ler maisNo evento evidenciou-se o papel crucial dos fatores motivacionais na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Foram
apresentadas várias estratégias para aumentar a motivação e o bem-estar
das crianças e alunos nos seus diferentes contextos, como a promoção de
um ambiente de aprendizagem acolhedor, a prática de um feedback
construtivo e contínuo, o sentimento de pertença e a valorização da sua
autonomia, que os impulsione a uma participação ativa e a assumir
responsavelmente as suas escolhas.
O Vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima, participou na
sessão de abertura juntamente com o Secretário de Estado da Inovação
Educativa, uma vez que Vila Nova de Famalicão faz parte da Comissão de
Coordenação da RTPCE.
Augusto Lima fez questão de afirmar «a
importância desta Rede de partilha e de encontros entre todos, com vista
ao desenvolvimento integral dos territórios. Defendo também a criação
de um movimento nacional que contribua para tornar os espaços escolares e
públicos mais amigos das crianças. mais naturais e tradicionais, menos
sintéticos e artificiais.