No dia 14, os estudantes foram recebidos oficialmente nos Paços do Concelho pelo Vereador da Educação e Relações Internacionais, que deu as boas-vindas ao grupo, destacando a importância da educação na promoção de valores essenciais para a sociedade e para o futuro sustentável.
Ler maisAtravés deste programa de Educação para o Património e História Local implementado em estreita colaboração com as instituições educativas do concelho mais de 10 mil alunos famalicenses conhecem com maior propriedade e espírito de descoberta o seu território, as suas gentes e aspetos identitários do território.
Ler maisEsta sessão teve como principais linhas temáticas e de discussão o balanço temporário e as perspetivas futuras para o decorrer deste ano letivo, o serviço de apoio pedagógico e educativo às escolas e a relevância e crucial importância daquilo que representa o Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar para a comunidade educativa famalicense.
Ler maisAugusto Lima, Vereador da Educação, deu as boas-vindas à comunidade educativa presente e realçou a importância do ensino profissional para o futuro social, empresarial e económico do nosso município, de forma a sermos cada vez mais competitivos com alunos vocacionados e preparados para o mercado laboral e para as necessidades específicas dos nossos empresários.
Ler maisEsteve patente na Biblioteca da Didáxis a exposição itinerante «De Famalicão para o Mundo: 25 de Abril de 1974 – significado de uma data histórica em Vila Nova de Famalicão», promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova Famalicão.
Ler maisA sessão de abertura contou com a presença de Augusto Lima, Vereador da Educação, que saudou todos os conferencistas e participantes. Realizou-se em formato misto (presencial e online), tendo sido acreditada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão e destinou-se a profissionais do ensino e das ciências da informação.
Ler maisEsta atividade foi promovida pelo grupo disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica. Os Presépios foram elaborados com recurso a variados materiais e técnicas, onde os alunos e as suas famílias procuraram recriar as suas memórias associadas ao Natal.
Ler maisA iniciativa, proposta e organizada pela Associação de Estudantes, transformou a cantina da escola num espaço festivo e acolhedor. Cada grupo contribuiu com pratos variados e decorou as mesas com o tema do Natal, refletindo a criatividade e o empenho de todos os envolvidos. Além do saboroso banquete, a atividade destacou-se pela mensagem que transmitiu: a importância da solidariedade, da colaboração e do convívio em comunidade.
Ler maisHouve jogos para todos os gostos e idades: desde a malha e o pião até às corridas de sacos, jogo das cadeiras, jogo da macaca e à corda.
Além da diversão, o evento proporcionou uma viagem ao passado e um momento de reflexão sobre a importância de preservar estas tradições, que são muito mais do que brincadeiras: são patrimônio cultural.
A Escola desempenha um papel importante como guardiã e promotora da cultura, através da educação sobre o património local. A escola tem a responsabilidade de ensinar os alunos sobre o património histórico e cultural da sua região. Esta missão pode ser levada a cabo através do trabalho curricular mas também através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares que estimulem a pesquisa e a participação ativa na comunidade.
Ler maisEsta ação de voluntariado com a Cáritas de Braga, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, permitiu aos alunos vivenciar, na prática, valores essenciais como empatia, responsabilidade social e cidadania ativa, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e para a construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.
Ler maisPara os mais pequenos, a ciência torna-se, muitas vezes, uma forma divertida de aprender. "Ciência a brincar" é a filosofia adoptada, porque brincar também é uma forma poderosa de aprendizagem. Os nossos jovens cientistas estão sempre prontos para mexer, experimentar e explorar. A curiosidade é a sua principal força, e as suas perguntas, simples mas profundas, desafiam os limites do conhecimento.
Ler mais