Nesta cerimónia de boas-vindas, estes alunos conheceram as principais políticas municipais nas áreas da educação, do empreendedorismo, inovação, entre outras, bem como o peso económico e a força industrial do nosso município no contexto regional e nacional.
Ler maisDurante o mês de outubro, a Forave assinalou várias datas com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância de temas como a não violência, a saúde mental e o bullying. Este ano letivo, a tolerância foi tomada por todos como o valor central da cultura da escola e estas iniciativas ajudaram a evidenciar a necessidade de aceitar as diferenças, de respeitar as opiniões e crenças alheias sustentada pelo princípio ético e moral que se encontra intimamente ligado à ideia de respeito pela diversidade.
Ler maisA atividade, focada em promover a unidade na diversidade, foi uma verdadeira demonstração de como o multilinguismo e a diversidade cultural são essenciais para a comunicação harmoniosa e o entendimento entre os povos. Ao expressarem-se em várias línguas, os alunos demonstraram o poder das palavras na construção de uma comunidade mais tolerante e aberta ao diálogo.
Ler maisAtravés de apresentações orais, ilustrações e trabalhos artísticos como o busto em 3D de Camões e maquetes de caravelas, os estudantes expressaram a sua criatividade e sensibilidade. As atividades lúdicas e as declamações poéticas permitiram que, individualmente e em grupo, demonstrassem o empenho e a compreensão histórica do período das Grandes Navegações.
Ler maisEstas exibições serviram para alertar a comunidade escolar para as consequências graves do bullying, sublinhando a importância de agir contra qualquer tipo de comportamento abusivo, seja ele físico ou psicológico. As mensagens visavam sensibilizar e encorajar os estudantes a denunciarem e combaterem ativamente o bullying, reforçando a ideia de que todos têm um papel importante na construção de um ambiente escolar seguro e acolhedor.
Ler maisEsta iniciativa, focada na sensibilização para as alterações climáticas e na busca de soluções tecnológicas para enfrentar esse desafio global, contou com a colaboração de alunos da Turquia, Sérvia e Letónia.
Ler maisEste evento, que marca o início do ano letivo, foi uma oportunidade valiosa para os delegados de turma expressarem as suas preocupações e sugestões sobre a vida escolar. Durante a sessão, o Diretor do Agrupamento deu as boas-vindas aos alunos e sublinhou a importância do envolvimento de todos na construção de uma comunidade escolar mais participativa e inclusiva.
Ler maisGraças ao esforço e empenho de todos, a prova decorreu de forma exemplar, proporcionando um ambiente acolhedor, seguro e estimulante para a prática desportiva. São marcas que ficam, são hábitos que se criam e que não mais esquecerão.
O nosso sincero OBRIGADO por aceitarem o desafio, por saírem da zona de conforto e por acreditarem na importância destas atividades para a Comunidade Educativa, trazendo para o exterior o que melhor temos, assimilando as potencialidades do DESPORTO
A "CãoMinhada" percorreu o circuito do Parque da Devesa, onde cada cão, acompanhado por um aluno, recebeu um laço cor-de-rosa, símbolo da campanha de consciencialização para a prevenção do cancro da mama. Ao longo do percurso, os participantes puderam desfrutar do convívio e da natureza, promovendo o cuidado pelos animais e destacando a importância da adoção responsável.
Ler maisEste ano a modalidade privilegiada foi o Rugby e, assim todas as turmas tiveram oportunidade durante as aulas experimentar a sua prática.
O Rugby como modalidade desportiva, constitui um excelente vínculo para cultivar princípios e valores de elevado espírito de equipa, reforço da autoconfiança, capacidade de superação tão importantes no futuro dos nossos jovens.
Daí podermos convictamente afirmar que a prática do rugby constitui uma enorme preparação para a vida.
A Escola Dr. Nuno Simões aderiu ao convite feito pela NACRJR ACES Famalicão para a concretização de um cartaz alusivo aos direitos das crianças, com o objetivo de as sensibilizar para a importância dos seus direitos na satisfação das suas necessidades fundamentais. O intuito foi incluir a comunidade educativa nos cuidados de saúde primários e hospitalares.
Ler maisEste trabalho, que concorreu na
categoria “Indústria”, consiste num sistema de lombas redutoras de velocidade
dinâmico, associado à velocidade de circulação dos veículos. Este sistema inovador permitirá aos
condutores circular sem qualquer obstáculo, caso se desloquem a uma velocidade
abaixo do valor recomendado; se a velocidade ultrapassar o valor permitido, a
lomba aumenta a sua altura, obrigando os veículos a circular mais devagar ou
mesmo parar.