Celebrar a ciência e despertar o interesse por esta, foram o propósito que nortearam a comemoração no Agrupamento de Escolas D. Maria II, dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Físico-Química e dos Clubes Ciência Viva na Escola (Ciência por Miúdos e Ciência no Pátio da Nossa Escola), na semana que comemorou a efeméride (21 a 28 de novembro de 2024).
Ler maisA ‘’Restauração da Independência Nacional’’ caracterizou-se por um golpe de Estado revolucionário ocorrido em 1 de dezembro de 1640 contra a governação filipina no território português e colónias sob administração portuguesa. O acontecimento culminou com a instauração da 4.ª Dinastia, denominada de ‘’Bragança’’, com a aclamação de D. João IV.
Ler maisOs alunos tiveram a oportunidade de ver uma exposição - “Viral”, no Exploratório e no Hemispherium assistiram ao documentário “Seleção natural” que se baseia na teoria evolutiva de Darwin. O Laboratório Chimico, o Jardim Botânico, a Universidade de Coimbra, a Biblioteca e a Capela de S. Miguel foram visitas obrigatórias.
Ler maisAs turmas do 2º ano do curso Técnico/a de Desporto, visitaram, nos últimos dias de aulas, a pista de gelo de Vila Nova de Famalicão. Além da diversão, esta atividade contribuiu para reforçar o processo de aprendizagem na área da patinagem.
Ler maisEm dezembro, os Alunos e Encarregados de Educação do ensino secundário do Colégio participaram na recolha de bens alimentares, junto dos clientes do Pingo Doce de Riba de Ave, para a grande recolha anual do Banco Alimentar, sempre com o objetivo de promover junto da comunidade escolar os valores da solidariedade social e da partilha.
No Quadro de Excelência reconheceu-se o mérito dos alunos deste Agrupamento de Escolas que se destacaram através dos excelentes resultados escolares que obtiveram.
Neste ano e nesta categoria reconheceram-se 208 alunos.
Nesta sessão foi destacada a importância da representação política, do processo legislativo e do papel dos jovens na construção das políticas públicas.
De seguida, o Deputado conversou com os estudantes sobre o tema deste ano, as novas tecnologias, e respondeu às várias questões levantadas.
A comunidade educativa do
Agrupamento de Escolas AECCB foi desafiada a participar numa nobre iniciativa
de solidariedade: a doação de lápis de cor à Fundação Ronald McDonald. Esta
instituição, através de projetos como as casas residenciais para familiares de
crianças hospitalizadas, tem como missão proporcionar às famílias a
possibilidade de estarem perto do apoio médico de que necessitam, enquanto
permanecem unidas nos momentos mais desafiantes.
O AECCB assinalou, no dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos e dinamizou um conjunto de iniciativas que visam desenvolver a ética do cuidado e a construção de pontes, assente na Metodologia UBUNTU.
Ler maisForam recolhidos mais de 15 quilos de radiografias que serão entregues à AMI que lhe dará o tratamento adequado, já que a prata resultante da sua reciclagem é uma fonte de receitas muito importante para o trabalho social da AMI em Portugal.
Ler maisO AECCB tem em curso um trabalho diferenciador em que, através do projeto profiss(AÇ)ÕES, de intervenção especializada, se exploram diferentes oportunidades laborais para os alunos com adaptações curriculares significativas.
Com uma metodologia ativa e experimental , a cada três semanas explora-se uma profissão e estabelecem-se sinergias no sentido de conhecerem e “viverem” a profissão.
Durante o evento,
discutiram-se temas fundamentais para as gerações atuais,
como os benefícios e os riscos associados às
novas tecnologias, a sua utilidade no
quotidiano e os cuidados necessários para uma utilização
segura e consciente. A troca
de ideias foi enriquecida pela intervenção
entusiástica dos alunos, que participaram
ativamente com questões e reflexões sobre o
impacto destas ferramentas no se