Nas escolas do agrupamento desenvolveram-se atividades de promoção da leitura e do livro, em articulação com a “Semana das Artes” e no âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, das quais se destacam: exposições; fóruns de leitura; concursos de leitura em português, inglês e espanhol; declamações em diferentes línguas; partilhas de leituras encenadas e musicadas; performances teatrais e poéticas; “Famalicão a Ler”; leituras na FamaTV; Feira do Livro Usado; Theatre of Dreams; Projetos “10 minutos a Ler” e “Escola a Ler”; encontro com o ilustrador Francisco Zamith; Sessão de Meditação; “A Leitura no Desporto de Alto Rendimento”.
Ler maisAo longo de cinco dias, o Projeto Cultural de Escola A Tua (P)Arte, desenhado no âmbito do Plano Nacional das Artes, elaborou um programa para a comunidade educativa com momentos musicais, dança, cinema, performances, exposições, encontros e workshops de modo a permitir que os seus alunos expusessem os seus trabalhos e a comunidade contactasse com diferentes áreas artísticas.
Ler maisA candidatura do projeto #aeccbplogging à certificação da Bandeira da Ética foi aprovada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude / Plano Nacional de Ética no Desporto. Desta forma, o Agrupamento Camilo Castelo Branco passou a fazer parte de uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem neste âmbito.
Ler maisAna Mafalda Vilaça Azevedo e Afonso Cláudio Machado, alunos do AECCB, brilham na competição nacional do "Concurso Juvenes Translatores".
Enquanto Ana Mafalda conquistou o primeiro lugar, ao traduzir um texto do inglês para o português, Afonso Cláudio recebeu uma menção honrosa pela sua capacidade na tradução de um texto do português para o inglês.
Os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de realizar um Workshop de Suporte Básico de Vida, com formadores experientes da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento que, gentilmente, disponibilizaram parte do seu tempo para os acompanhar numa sessão que pode salvar vidas.
Ler maisO Caçador de Sonhos, mostrou que devemos estar preparados para as oportunidades. Cada momento pode ser decisivo para marcar a nossa posição, um pontapé de saída para a concretização dos nossos sonhos.
Esperança, resiliência, compromisso, imaginação… são qualidades necessárias para irmos mais além…
As Olimpíadas de Educação Financeira estão integradas no projeto de educação financeira «No Poupar Está o Ganho».
Ao longo do ano letivo, têm sido implementadas várias ações em contexto de sala de aula que permitiram à turma 7.1 fomentar a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões efetivas tendo em vista a gestão do dinheiro.
Foi este o mote para mais uma sessão do Ciclo de
Conferências Educação para dar a conhecer ao território as respostas
existentes, como desenvolvem o seu trabalho de capacitação e como articulam
para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
O Projeto Local Promotor de Qualificação (PLPQ) B1/B2/B3, dinamizado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é uma iniciativa promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão que se propõe despertar a aprendizagem e a elevar as competências da população adulta com poucas ou nenhumas qualificações escolares.
Ler maisO Município de Vila Nova de Famalicão quer estar ao lado dos jovens do concelho nos momentos mais importantes e decisivos do seu percurso e, por isso, nos dias 16, 17 e 18 de abril levou os estudantes famalicenses do 9.º ano a definirem o seu futuro e a escolherem a área de estudo para o próximo ciclo de formação.
Ler maisO Centro Qualifica tem disponível serviços de Aconselhamento de Carreira e Encaminhamento de adultos para modalidades de formação, como os Cursos de Educação e Formação, Ensino Recorrente, Formação Modular, Português Língua de Acolhimento e Formação Superior. Para além, disso, desenvolve Processos de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) escolar e profissional que tem contribuído para o aumento da qualificação no território.
Ler maisPartindo do mote “abril antes de Abril”, a equipa do Plano
Nacional das Artes traçou uma trajetória de caminhos sinuosos e
imprevistos, que conseguisse levar todos os alunos, desde o Jardim de
Infância até ao 3º ciclo, a conhecer e a explorar o ambiente social do
quotidiano português pré 25 de Abril de 1974.
Na literatura, por
exemplo, foram trabalhadas diversas obras de autores portugueses que
abordaram as vivências e reflexões sobre o regime ditatorial.