O objetivo central da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) é capacitar os adultos, tornando-os mais competentes, autónomos e capazes de reivindicar os seus direitos, bem como mais cultos e merecedores de uma vida digna. Como agentes ativos neste processo educativo e formativo, devemos, através das nossas práticas pedagógicas centradas no adulto em situação, prepará-los para se orientarem no mundo, desconstruindo ideologias e promovendo o bem comum. É fundamental que estejam atentos às questões atuais, como a defesa do meio ambiente e a luta contra a discriminação, assumindo um papel proativo numa cidadania ativa que promova o seu bem-estar e o das gerações futuras. Esta abordagem deve basear-se em compreender o passado, agir no presente e preparar um futuro que se apoie numa utopia que visa criar cidadãos conscientes para uma cidadania ativa, sem se limitar a qualificá-los para o mercado de trabalho.
Ler maisEste evento constitui um espaço de informação, reflexão e debate
sobre o papel que a Engenharia e as Tecnologias desempenham na sociedade
e destina-se a um público abrangente, contando com a participação de
empresários, autoridades governamentais locais, docentes,
investigadores, estudantes e do público em geral.
Durante a manhã
decorre a Mostra de Ciência e Tecnologia, Workshops e Visitas aos
Laboratórios, atividades lúdicas e interativas destinadas às Escolas
Secundárias e Profissionais, que visam a partilha de experiências e
conhecimentos e a promoção do interesse pelo estudo das áreas da Ciência
e da Tecnologia. Esta sessão contará com a presença da Vereação da
Educação e Ciência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A
tarde inicia-se com a sessão de abertura, que contará com a presença do
Reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins, do
Vice-Chanceler da Universidade Lusíada, António José Moreira, do Diretor
da Faculdade de Engenharias e Tecnologias, Rui Silva, e da Presidência
da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
“Se durante muito tempo o Ensino Profissional foi considerado o
parente pobre da Educação, hoje é visto como uma oportunidade”. A
convicção é de Amadeu Dinis, rosto da Escola Profissional CIOR, em Vila
Nova de Famalicão, e agora também o rosto da Associação Nacional de
Escolas Profissionais – a ANESPO.
O docente famalicense, que assumiu
a direção da CIOR em 1996, conhece a oferta educativa profissional como
ninguém e sabe bem o quanto esta tem sido fundamental para o
crescimento e desenvolvimento dos territórios.
“A escola não tem que
dar conteúdos, a escola tem que dar competências e da CIOR saem todos
os anos excelentes jovens, tão bem preparados para prosseguirem estudos
na universidade, como para ingressarem no mercado de trabalho e serem
excelentes profissionais”, garante.
Sessão de abertura da 14.ª edição da SEMANA DA LEITURA DAS BIBLIOTECAS DE FAMALICÃO, na escola sede do Agrupamento de Escolas Terras do Ave, em Pedome, com as presenças do Vereador da Educação e Ciência do Município de Vila Nova de Famalicão, Augusto Lima; do Diretor do Agrupamento de Escolas Terras do Ave, Alberto Costa; do Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, António Pires, e como "Madrinha" do evento, a autora da coleção "Os Primos", Mafalda Moutinho.
Ler maisFoi este o mote para mais uma sessão do Ciclo de Conferências Educação para dar a conhecer ao território as respostas existentes, como desenvolvem o seu trabalho de capacitação e como articulam para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
Ler maisAté hoje, dia 18, serão perto de 1200 os alunos que vão ter a oportunidade de conhecer melhor a oferta formativa, as principais disciplinas e as saídas profissionais dos 15 agrupamentos de escola, escolas profissionais, estabelecimentos de ensino particular e artístico do concelho.
Ler maisO MyMachine tem, segundo o vereador uma “grande capacidade apelativa”, porque não se põe as crianças “a pensar em teorias ou em teses”, mas “a pensar em casos concretos”. Por outro lado, aponta que “os projetos resultam em contributos comunitários mais do que resposta a problemas individuais”. “Vemos crianças que não ficam apenas a olhar para o seu problema, mas desenvolvem uma consciência do interesse da comunidade”, acrescenta.
De salientar que este programa chega a todos os agrupamentos de escolas, e envolve todas as escolas profissionais.
As crianças dos 3º anos de escolaridade são os “engenheiros” do projeto “MyMachine”, identificando um problema e desenhando uma máquina para o resolver.
Fora da sala também se aprende muito…fomos, como sempre, muito bem recebidos na Escola de Hotelaria e Turismo, ficando a conhecer que ofertas existem para prosseguir os estudos na área. Passamos pelo renovado mercado do Bolhão, e, já em Vila Nova de Gaia, fizemos uma visita guiada às Caves Fonseca, e aprendemos sobre o vinho do Porto. Fomos ao WOW e ao cais de Gaia.
Ler maisA Ana teve a oportunidade de participar em duas palestras introdutórias: Do infinitamente grande ao infinitamente pequeno e Física de Partículas, aceleradores e detetores, participar numa sessão experimental: análise de acontecimentos (com dados do CERN), para terminar o dia com a participação numa videoconferência: discussão dos resultados (moderada pelo CERN).
Ler maisNo dia 8 de março, algumas turmas do ensino secundário da Didáxis visitaram a Qualifica, feira de educação, formação, juventude e emprego. Os alunos, que pretendem prosseguir estudos, puderam conhecer toda a oferta formativa relativa ao ensino superior, em Portugal e em alguns países da união europeia, para além de terem usufruído de momentos de convívio e lazer entre colegas e professores.
O Departamento de Ciências Humanas e Sociais, no âmbito do Plano Anual de Atividades, por iniciativa do grupo de Educação Moral e Religiosa da Escola Básica de Ribeirão, preparou a atividade “Reviver as Tradições – Mesas de Páscoa” que envolveu toda a comunidade educativa, com o objetivo de desenvolver o espírito de partilha e de solidariedade, bem como promover o conhecimento das tradições locais.
Ler maisNos espaços exteriores do recinto escolar, estavam montados os stands de exposições dos estabelecimentos de ensino pertencentes ao Agrupamento (jardins de infância e Escolas do 1º ciclo) e das várias áreas disciplinares do 2º e 3º ciclo. As Associações de Pais também colaboraram intensamente, sobretudo com um stand que servia produtos da área alimentar. Os alunos do Projeto Apadrinhamento estiveram presentes desde o primeiro momento. Todas as atividades contaram com a colaboração de um elevado número de alunos, educadoras, professores e assistentes operacionais, que tornaram possível a concretização deste vasto programa.
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