Após desfrutarem de uma mostra catalã, os professores participantes, provenientes de três países diferentes (Portugal, Eslovénia e Finlândia), tiveram a oportunidade de fazer uma breve apresentação das suas escolas e de explorar as instalações da instituição de acolhimento.
Durante o período de Job Shadowing, os docentes imergiram-se no ambiente educativo da escola parceira, acompanhando de perto o seu funcionamento e as práticas pedagógicas.
Partilhar práticas pedagógicas, participar e colaborar em atividades educativas, aprender em conjunto, e disseminar as nossas experiências na área das alterações climáticas e da implementação de estratégias de educação ambiental para os objetivos do desenvolvimento e sustentabilidade, suscita a necessidade de continuar a colaborar para a concretizar as metas que permitem a possibilidade de aceder a um futuro sustentável e sem fronteiras.
O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivos principais proporcionar aos alunos a oportunidade de observar e de compreender melhor o funcionamento de cada órgão, de cada sistema.
Esta atividade laboratorial permitiu o envolvimento mais efetivo dos alunos no processo de aprendizagem, favorecendo aprendizagens mais significativas promovendo um ambiente de sala de aula mais ativo e em que aprender se torna agradável.
Para responder à questão, os alunos utilizaram um robô equipado com um sonômetro, e mediram o nível de intensidade sonora em vários locais da Escola Terras Ave. Identificaram as fontes de poluição sonora, as consequências da poluição sonora no ser humano, e foram propostas medidas de prevenção e proteção da poluição sonora.
Ler maisVânia Lemos, professora titular da turma, levou à letra o provérbio “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” e convidou três pessoas da comunidade para explicarem às crianças como eram as suas vidas antes da Revolução dos Cravos.
Foi uma conversa esclarecedora e emocionante. Diego Silva, aluno interveniente, referiu que gostou muito de ouvir as histórias verdadeiras e destacou a “generosidade das pessoas que não se importaram de contar como viviam durante a ditadura”.
Nesta semana foi realizada a Feira do Livro, workshops de marcadores de livros, momentos de leitura sobre o 25 de Abril, o Concurso de Leitura Expressiva em Português, Inglês e Francês, que envolveu os alunos de todos os anos de escolaridade e um momento de poesia partilhada entre os alunos do Clube de Leitura e os alunos Erasmus, em Espanhol e Croata, que se revestiu grande empatia e compreensão, pois uma boa leitura e prestação musical têm caráter universal.
Ler maisA parceria do Agrupamento de Escolas de Gondifelos com o Observatório da Vida das Escolas (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) iniciou-se no ano letivo transato. Esta parceria tem como objetivo promover o diálogo e o trabalho entre as duas entidades para melhorar a qualidade do serviço educativo prestado, em especial no âmbito das estratégias de trabalho colaborativo.
Ler maisNo dia 22 participaram numa ação de capacitação para charcos pedagógicos dinamizada pelo Centro de Ciência Viva de Braga. No dia 23, realizaram uma caminhada pela ciclovia até à Quinta da D. Vânia que fica em Gondifelos onde fizeram uma visita à exploração agropecuária da D. Vânia, conduzida por ela e pelos veterinários que lá prestam serviços. No dia 24, foram visitar as Hortas Urbanas de Vila Nova de Famalicão.
Ler maisNeste dia, os parceiros do Agrupamento foram convidados a mostrar o seu trabalho e a promover a sua atividade. Estiveram presentes várias entidades que muito enriqueceram este dia de festa. Foi o caso Da Academia Musical de Viatodos, da Fértil Cultural, da Na-Dança, da Associação Desportiva de Gondifelos, do DragonClub, do grupo de Cavaquinhos dos Bombeiros Voluntários de Viatodos e da Gindança.
Ler mais"No entanto, creio que se chegou ao ponto de rutura em que precisamos de ser todos, em particular os professores (e nenhum pode ficar para trás), mas também o resto da sociedade, incluindo pais e ensino superior, a perceber que, cruzando educação, cultura e ciência, saber e saber fazer, temos que nos focar na formação de indivíduos que, nestas condições de diversidade do mundo, de mudança constante e de incerteza do amanhã, sejam autónomos e críticos, capazes de recolher e analisar informação e, com ela construir, de produzir novo conhecimento, sendo criativos e interventivos."
Ler maisNum auditório lotado, foram discutidos os desafios que as mais recentes inovações tecnológicas representam para o campo da educação, uma vez que a Inteligência Artificial já está presente no dia a dia das escolas. Os palestrantes abordaram temas como sistemas tutores inteligentes, assistentes pessoais de aprendizagem e a personalização do processo de ensino/aprendizagem. Considerou-se que a escola do futuro será personalizada, graças à inteligência artificial.
Ler maisA exposição, dinamizada pelo bibliotecário Hilário Pereira e organizada através do projeto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo”, faz parte do plano de atividades das Comemorações Municipais 50 Anos 25 de Abril e retrata o período histórico da Revolução de Abril de 1974, através de uma seleção de recortes de imprensa, fotografias, vários documentos escritos, iconográficos e vídeos, articulando a História Local com a Nacional, em 8 painéis.