A Equipa RFExplorers, da Didáxis, representada pelos alunos Clara Carneiro, David Santos, Joana Costa, Manuel Gomes, Pedro Pereira e pelo Prof. Luís Ferreira traz-nos o projeto “WS on the Air”. Com este projeto e equipa pretendem explorar o funcionamento, utilidade e segurança das RF através da criação de uma estação meteorológica autónoma, capaz de recolher e transmitir dados ambientais em tempo real.
Ler maisA aluna Leonor Silva, do 11.º ano do Colégio, participou na 5.ª Edição do Concurso Nutrição Pessoa, dinamizado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa.
A sua dedicação foi reconhecida. A aluna participou na Final do Concurso, tendo obtido o 2.º lugar.
No passado dia 11 de junho, o Núcleo de Estágio da Universidade da Maia organizou o seminário “Do Sedentarismo ao Movimento: A Importância da Atividade Física na Saúde Cardiovascular e Mental em Jovens”.
Durante a sessão, foram abordados temas centrais como o impacto do sedentarismo nos jovens, a dependência dos ecrãs, a importância da atividade física regular e os seus benefícios tanto na saúde cardiovascular como na saúde mental.
Com uma forte articulação com a indústria e uma metodologia
baseada em projetos (PBL – Problem Based Learning), a FORAVE garante aos
seus alunos saídas profissionais e académicas de sucesso. Esta
metodologia destaca-se na Prova de Aptidão Profissional (PAP), em que os
alunos aplicam conhecimentos em projetos reais, desenvolvendo
pensamento crítico, resiliência e espírito de equipa — competências
essenciais para o sucesso no Ensino Superior, sobretudo nas engenharias.
Nos
últimos cinco anos, verificou-se um crescimento significativo no número
de alunos da FORAVE a prosseguir estudos. Entre os 83 que optaram por
essa via, 20 ingressaram em licenciaturas, 43 em CTeSP e alguns já
frequentam Mestrados, em instituições como o ISEP, FEUP e IPCA. Este
percurso comprova a qualidade da formação da FORAVE, que prepara os
alunos para desafios técnicos e académicos com uma clara vantagem
competitiva face a colegas oriundos de percursos mais teóricos.
Em 2025, os cursos de Gestão, Mecatrónica, Manutenção Industrial, Eletrónica, Automação e Comando, e Transformação de Polímeros apresentaram projetos diversificados, tecnicamente exigentes e com impacto direto na resolução de problemas reais.
A empresa Leica, sediada em Lousado, e com a qual a Forave estabeleceu um protocolo de cooperação em 2024, dinamizou uma sessão de apresentação aos alunos dos primeiros anos dos cursos de Mecatrónica e de Eletrónica, Automação e Comando, no dia 26 de junho. Esta cooperação visa estreitar a ligação entre alunos e o setor industrial, abrindo portas a estágios, visitas técnicas e futuros projetos colaborativos.
A sessão foi dinamizada por Ana Azevedo, Recursos Humanos, e José Nunes, Departamento de Montagem. Os alunos puderam conhecer a história da empresa desde a sua fundação, na Alemanha, por Ernst Leitz, e os vários processos envolvidos nas áreas de produção - mecânica, ótica e montagem.
A sessão de abertura contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, do Presidente da ANESPO e diretor da CIOR, Amadeu Dinis, do Presidente do Município de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e do diretor da INSIGNARE, Pedro Major, bem com responsáveis e representantes de diferentes organismos governamentais ligados ao ecossistema da educação e ensino profissional.
Ler maisAlunos da Bulgária, em mobilidade ERASMUS+, e os nossos estudantes partilharam curiosidades, experiências e esclareceram dúvidas. Mais do que uma simples sessão, foi um verdadeiro encontro de culturas, onde se criaram laços e se abriram horizontes. São estes momentos que tornam o percurso escolar ainda mais marcante e inesquecível!
Ler maisDurante o seu discurso, a diretora agradeceu a confiança renovada e reiterou o compromisso de continuar a trabalhar em prol da qualidade do ensino, da inclusão e do bem-estar de toda a comunidade escolar. Sublinhou também a importância da colaboração entre todos os intervenientes da escola para enfrentar os desafios do futuro.
Ler maisEm todas as iniciativas dos “Doces Intervalos Literários” houve um
bolo temático associado ao verbo Ler. Desta vez, “Ler Arte” foi o tema
aglutinador. Nas palavras da Professora Bibliotecária, as razões da
escolha prenderam-se não só com o papel que a Biblioteca teve, desde o
primeiro momento, no painel da conceção do Projeto “Por Muros Nunca
Dantes Navegados…”, mas porque “Ler Arte” é, sobretudo, um convite. Um
convite para olhar o mundo num silêncio necessário, com mais atenção,
mais emoção e mais empatia.
A Biblioteca Escolar apresenta-se,
assim, como um organismo vivo capaz de abrir janelas para os seus
utilizadores lerem o mundo em cada página, poema, imagem, pauta musical
ou escultura, ligando o conhecimento e a sensibilidade.
A presidente da Associação, Taciana Flores, começou por
apresentar os serviços disponibilizados, com especial destaque para o
aconselhamento jurídico, prestado presencialmente e de forma gratuita a
imigrantes que procuram apoio. Este serviço visa informá-los sobre as
entidades a que podem recorrer para garantir os seus direitos legais,
resolver conflitos e salvaguardar os seus interesses. Entre os temas
abordados estão o direito migratório, dúvidas sobre documentação,
renovação automática, reagrupamento familiar, manifestação de interesse,
CPLP e matrículas escolares. Este apoio jurídico “pro bono” é realizado
por marcação e conta com a colaboração de três juristas.
Para além
destas questões, a AIM desenvolve ainda atividades recreativas e
culturais, participando também em iniciativas promovidas por outras
entidades, nomeadamente pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Estas ações visam promover a integração de quem escolhe o concelho para
viver, trabalhar ou estudar, destacando-se eventos como a
confraternização de Natal, o Dia Internacional dos Migrantes e a Semana
da Família.
Sonhei, quisemos e nasceu obra, diria, obras, sob a égide do Projeto DAC Por Muros Nunca Dantes Navegados. Movo-me pelo entusiasmo e convicção de uma Escola sem Muros e com Murais, isto é, com experiências únicas, porque vividas e significativas para os que se envolvem. O código destacado no topo dá acesso a Palestras; Oficinas de Escrita Criativa, Concursos literários (Matilde Ferreira Sofia Novo do 8.º J foram premiadas no Concurso Municipal “Revisitar Camilo…”), Caminhada à Quinta e Solar de Pindela - com “História, Português, Matemática e Geografia no terreno”, com Haiku/Haicai da Natureza e com vídeos poéticos – e, para finalizar, a obra de arte da autoria dos alunos com orientação dos artistas da Casa Ao Lado, Mural Por Muros Nunca Dantes Navegados. “Com engenho e arte”, aliamos Educação, Currículo, Natureza, Património, Poesia e Literacia, “mais do que prometia a força humana”.
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