“Hope and action: a circular approach of schools in Portugal, Turkey, and the Netherlands to prevent waste.”
Com este título a EB Terras do Ave participou em mais uma edição dos Jovens Repórteres do Ambiente, Colaboração Internacional, com uma escola da Turquia e dos Países Baixos.
O famoso locutor do programa BBC Vida Selvagem, Eduardo Rego, esteve na EB Terras do Ave, no âmbito do programa Ambientar-se e fez um apelo emocionado aos alunos: “O planeta está doente, mas tem cura”!
Ler maisEsta comemoração teve como principal objetivo a sensibilização sobre o papel das abelhas e de outros polinizadores para a saúde humana e do planeta, assim como sobre os muitos desafios e ameaças que estas espécies enfrentam.
Ler maisO Agrupamento de escolas Terras do Ave participou, através de 2
alunos e 2 docentes, na quinta e última mobilidade do projecto Erasmus
Digital Power, que teve lugar na cidade de Bitola, na Macedónia do
Norte.
Resumindo, foram três dias muito intensos e ricos de fantásticas
experiências para todos os participantes envolvidos, em que estes
perceberam a importância das ferramentas digitais no dia-a-dia.
No dia 8 de maio, na escola sede o AE Terras do Ave (AETA), decorreu mais uma atividade de disseminação pedagógica. Esta dinâmica, instituída no início do presente ano letivo, é liderada por um facilitador de inovação pedagógica, papel assumido por um elemento de cada equipa educativa, cuja função consiste em promover a partilha de práticas pedagógicas inovadoras e a adoção de novas metodologias educativas.
Desta feita, esse papel foi assumido, num primeiro momento, pela Subdiretora do AETA, a professora Elisa Pimenta, em conjunto com a Coordenadora dos Diretores de Turma, a professora Céu Brandão, e, posteriormente, pelo Diretor do agrupamento, Alberto Costa.
No âmbito do Programa Eco Escolas, o Jardim de Infância de Gondifelos participou no concurso "Hotéis de insetos" promovido pela Câmara Municipal de Famalicão. Este projeto tem como objetivo dar abrigo aos insetos polinizadores tendo estes sido construídos em várias estruturas de madeira pelos alunos das escolas do concelho.
Ler maisA equipa da Biblioteca, nas pessoas da professora Rosa Dias e do professor Jorge Mariz, levou novamente o projeto Educar com Cinema aos Jardins de Infância, propondo aos alunos a curta-metragem de animação de Artur Correia intitulada “O Caldo de Pedra”.
As crianças visualizaram atentamente o filme da série Contos Tradicionais Portugueses que conta a história de um frade bonacheirão, a quem as pessoas recusam os alimentos mendigados.
Este ano a aluna Lara Fernandes do 9º 3, direcionou o seu Projeto de Desenvolvimento da Autonomia e Responsabilidade da Aluna (PARA), no âmbito da descoberta do modelo de formação do Ensino Profissional. Desta forma, em colaboração com o diretor de turma e a psicóloga, esta aluna conseguiu motivar a turma para a visita à Escola Profissional FORAVE. Esta deslocação ocorreu no passado dia 21 de maio.
Ler maisA turma do 9.3. ofereceu um conjunto de livros à biblioteca do AEG e que constituíam parte do prémio que alcançaram no concurso “25 de Abril - 50 anos de liberdade e democracia - um conto, uma ilustração”, lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do programa educativo e cultural municipal “De Famalicão para o Mundo”.
Ler maisAs inúmeras e variadas iniciativas específicas implementadas pelo município como Cidade Educadora procuram alcançar os objetivos propostos e os princípios orientadores tais como a promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades, da justiça social, da democracia participativa e o trabalho colaborativo com a sociedade civil.
Todos estes procedimentos carecem de uma observação conjunta e constante pois a Cidade Educadora assenta também na melhoria contínua.
E agora, como brincamos com os nossos filhos ou alunos? Brincar é um veículo para aprender, crianças aborrecidas não aprendem bem! Brincar é essencial para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional, da linguagem e da criatividade. E tão importante como brincar, é o papel do adulto na brincadeira, o seu envolvimento ou participação e a necessidade de estar disponível.
Ler maisO BGREEN pretende sensibilizar para a importância da ação do Ser
Humano na Natureza e do seu impacto positivo ou negativo. “What goes
around comes around” pretende, por um lado alertar para os
comportamentos negativos que o Ser Humano adota na gestão dos recursos
naturais e na sua relação com o Planeta, mas também pretende trazer a
Esperança associada à adoção de comportamentos positivos e inovadores
que podem ser soluções no combate aos desafios ecológicos que
enfrentamos nos dias de hoje.
Durante esta semana estas equipas
finalistas terão oportunidade de usufruir de um programa ecológico,
pedagógico e cultural, que consiste em visitas às cidades da região,
realização de workshops sobre Ecologia Integral e Comunicação
Audiovisual e também a participação num "Eco-Trilho".