Destaque para a presença dos sete agrupamentos escolares, bem como, da Universidade Lusíada, CESPU, CITEVE e CENTI, que deram a conhecer ao público presente mais de 30 projetos de ciência.
Ler maisO Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, dirigiu a toda a comunidade educativa, no 1º dia de aulas, os seguintes votos:
“Hoje pela manhã acompanhei o retomar das aulas nas escolas. E os sorrisos que encontrei nos alunos na ?????? ??? ?? ?????????? espelham a alegria de voltar, de reencontrar amigos e de (re)começar um novo ano escolar.
Tenham todos um bom ano letivo!”
A grande fatia deste orçamento – 23 milhões - vai para as obras em curso ou por arrancar no parque escolar concelhio. Mário Passos fala “num conjunto de intervenções estruturantes para garantir uma educação com cada vez mais qualidade em Vila Nova de Famalicão”.
É o caso da tão reclamada requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, que deverá arrancar no final do primeiro período, mas também da ampliação e remodelação da Escola Básica do 1.º Ciclo Senador Sousa Fernandes, da construção do novo JI Delães e do novo Centro Escolar de Brufe e da reabilitação da Escola Básica de Seide.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, apontou o Município de Famalicão “como um dos melhores exemplos do país” por colocar “a qualificação da sua população” no cento da “estratégia de desenvolvimento do concelho”.
Ler maisParticipam na Noite Europeia dos Investigadores mais de 30
Projetos de Ciência protagonizados pelos Clubes de Ciência Viva de todos
os Agrupamentos de Escola do Concelho de Famalicão, bem como pelo
CeNTI, pela Universidade Lusíada e pela CESPU, estando envolvidos mais
de 200 professores, investigadores e alunos nesta representação
concelhia.
A iniciativa enquadra-se na EER – Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024.
O Projeto Local Promotor de Qualificação (PLPQ) B1/B2/B3, dinamizado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é uma iniciativa desenvolvida pelo Município de Vila Nova de Famalicão através do Centro Qualifica, promovendo uma série de benefícios que vão muito além da simples capacidade de ler e escrever. Ele tem um impacto profundo na vida dos indivíduos, nas suas famílias e na sociedade em geral.
Encontre a resposta a todas as suas questões e siga todas as suas instruções aqui: https://bit.ly/refeicoes_escolas
Ler mais“Em Famalicão temos um compromisso sério com a Educação das nossas crianças e jovens, com a qualificação da nossa população e o orçamento que hoje apresentamos é o retrato de uma autarquia e de toda uma comunidade que encara esta área como prioritária e que sabe que este é o único caminho para um território cada mais vez capacitado”
Ler maisO programa premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas na
melhoria do desempenho ambiental e na área da sensibilização/educação
ambiental, e o resultado alcançado “valida o esforço que a autarquia tem
feito na promoção da educação ambiental junto das novas gerações”
aponta o presidente de Câmara, Mário Passos.
Recorde-se que no
último ano letivo o município de Famalicão foi aquele que mais
eco-escolas viu premiadas de todos os concelhos que apresentaram
candidaturas ao programa. Neste ano letivo subiu de 72 para 79
instituições de ensino reconhecidas e que vão receber o galardão.
O “Férias de Verão Inclusivas” é um programa municipal que decorre até ao final do mês de julho, especificamente preparado para alunos portadores de deficiência e dinamizado a partir do CRE - Centro de Recursos Educativos.
Ler maisA Câmara Municipal de Famalicão promoveu a Universidade de Verão 2024, em colaboração com as instituições de ensino pós-secundário e superior, a Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal, a Escola Profissional Forave e o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
Ler maisCom uma componente bastante prática, foram abordadas estratégias, metodologias, auxiliares físicos de apoio, avaliações diferenciadas e trabalho especializado. Cada aluno é único e faz parte do papel do professor chegar a todos.
Nenhuma barreira deve ser tolerada no acesso a uma aprendizagem de sucesso!
Esta formação resulta da parceria entre município, CESPU, Centro de formação da Associar de Escolas de Famalicão e AE Camilo Castelo Branco no âmbito do VII encontro de partilha em Inclusão.