A atividade "Às Voltas com a D. Sancho I" foi dinamizada pela equipa do GAAF, e contou com a colaboração de um grupo de 12 alunos/as do 8º ano de escolaridade, como “Alunos Padrinhos/Alunas Madrinhas”. Pretende-se que estes alunos sejam uma ligação aos alunos de 6ºano que venham a frequentar, no próximo ano letivo a D. Sancho I, proporcionando um melhor acolhimento e integração na nova escola.
No final da tarde, o Vereador da Educação e Ciência, Dr. Augusto Lima, e a Diretora do Agrupamento, Dra. Helena Pereira, procederam à inauguração da exposição, na Escola sede do Agrupamento, tendo sida oferecida uma maia ao representante da edilidade famalicense, que ficou patente no edifício da Câmara Municipal.
Ao perpetuar esta celebração em contexto escolar, pretende-se consciencializar os alunos para a reconstrução dos conhecimentos que compõem a tradição social e cultural da humanidade e para a consolidação dos nossos valores e identidade.
Este evento artístico, cultural e recreativo promovido e organizado pela Escola Profissional CIOR, e integrado na prova de aptidão profissional do Curso de Animação Sociocultural, decorrerá no anfiteatro e espaços adjacentes do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, nos próximos dias 14, 15 e 16 deste mês.
José Paiva, diretor pedagógico da CIOR, vê nesta iniciativa momentos e espaços privilegiados para que, numa “dinâmica intergeracional” e em contacto com a natureza, os “famalicenses e quem por cá passar possam comemorar a arte, a vida e a liberdade”.
Numa primeira parte, o grupo explorou os vários aspetos históricos inerentes à história do cacau, havendo ainda espaço para a compreensão das diferentes etapas do processamento do cacau. Numa segunda fase, houve oportunidade para produzir uma tablette de chocolate nos laboratórios artesanais do museu.
Após o almoço no Mar Shopping, e no âmbito dos módulos de “Vitrinismo” e “Marketing Operacional”, da disciplina Estratégias de Comunicação e Fidelização, a turma observou e analisou estratégias de marketing adotadas por várias marcas numa superfície comercial e realizou uma avaliação dos tipos de vitrines.
Na última quinzena de maio, quatro professores espanhóis, de escolas profissionais de Alicante, Granada e Corunha, estiveram em atividade de Job Shadowing na FORAVE.
Durante este período de trabalho ERASMUS+, os professores participaram em reuniões com a direção da escola, visitaram as instalações técnicas e assistiram a aulas de diferentes disciplinas, com o objetivo de observarem e partilharem diferentes abordagens pedagógicas em contexto de sala de aula.
Estes alunos irão realizar um estágio profissional de 2 meses no âmbito do programa Erasmus+ e do projeto “Encurtar distâncias na Europa”.
Na primeira semana, dois professores das áreas técnicas acompanharam os alunos com o objetivo de preparar a sua integração nas empresas, debater e redefinir, se necessário, as atividades a realizar e o plano de estágio com os responsáveis das empresas de acolhimento e com o estagiário, bem como assegurar de que tudo decorrerá de acordo com o planeado.
Repensar a educação, tendo em vista o direito a ser criança, é um tema crucial no contexto atual, que irá ser abordado no próximo dia 20 de junho, 5ª feira, pelas 21 horas, no auditório da CESPU, pelos oradores Luís Ribeiro, Presidente da APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância), e Américo Peças, professor e pedagogo. Repensar a educação, colocando a criança no centro do
processo, é um passo fundamental para garantir que as próximas gerações cresçam
num ambiente que promova não apenas a aprendizagem formal, mas também o
desenvolvimento integral em sua plenitude. A Associação dos Profissionais de Educação de Infância tem
contribuído para esta reflexão e na próxima sessão do Ciclo de Conferências em
Educação vão partilhar connosco alguns dos trabalhos desenvolvidos nesta
temática.
A organização desta atividade faz parte do plano de atividades das turmas do Curso Técnico de Desporto e dos Cursos Cientifico-Humanísticos (Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades), contando ainda com a colaboração do Curso Técnico de Restauração e da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento.
Esta Caminhada Solidária teve como principal objetivo promover uma cultura de voluntariado como uma expressão de cidadania. O valor angariado reverteu na totalidade para a associação HumanitAVE.
Os alunos das turmas 1TMA2326 e 2TMA2225 do curso profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel acompanhados pelos professores Hélder Ribeiro e Álvaro Coelho foram no dia 9 de maio visitar o parque de assistência ao Rally de Portugal na Exponor. Foi uma visita muito apreciada pelos alunos que viram de perto os melhores pilotos do mundo de rally e as suas respetivas “máquinas”.
Ler maisRecebemos com alegria o Sr. Vereador da Cultura, Dr. Pedro Oliveira, que se deslocou à nossa escola para entregar aos alunos do 12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades o prémio do Concurso Municipal "De Famalicão para o Mundo: 25 de Abril, 50 anos de liberdade e democracia - um conto, uma ilustração”, no âmbito das Comemorações Municipais 50 Anos do 25 de Abril.
Através da arte, transmitimos sentimentos, relembramos a história e a cultura de um povo e promovemos a reflexão sobre o mundo que nos rodeia.
No dia 28 de maio de 2024, no Convento de São Francisco em Santarém, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco apresentou o seu trabalho final "A Mulher e a Resistência Política" no Encontro "À Descoberta de Abril: Celebrar 50 anos de Democracia e Liberdade", promovido pelo Conselho Nacional de Educação.
Com o objetivo de envolver os alunos na recolha de testemunhos e memórias da comunidade sobre o período antes, durante e após a revolução democrática de 25 de Abril, ao longo do ano letivo transato, os alunos do 9º12, abraçaram o desafio do Projeto EDA 50.
Este encontro teve como principal objetivo promover a educação para a cidadania entre os jovens, através da simulação de processos democráticos, desenvolvendo competências de argumentação e permitindo a manifestação de interesses e preocupações reais.
O evento contou com a participação do Presidente da Câmara, do Presidente da Assembleia Municipal e dos Vereadores, além de um grupo de alunos de escolas do concelho.
Os jovens tiveram a oportunidade de expor as suas ideias, responder a perguntas e esclarecer dúvidas num ambiente que simulava um verdadeiro processo democrático.