Nesta etapa inicial, emergiu a articulação entre partilhas literárias e biográficas, estando em destaque as aventuras e desventuras dos homenageados, o seu talento literário e o sentido de humor. O prof. João Paulo Braga, em tempo recorde, guiou os presentes para curiosidades, evidências e interligações, onde o Conde de Arnoso, patrono da escola, também escritor contemporâneo de Camilo e Eça, surgia a eles ligado pela amizade e literatura. Na sua obra “Azulejos”, o amigo e várias vezes convidado da casa de Pindela, Eça de Queirós, escreve no prefácio “A arte é tudo porque só ela tem a duração – e tudo o resto é nada!”.
Ler maisO objetivo primordial da visita - promover o intercâmbio cultural e educativo - reforçou a cooperação entre os países envolvidos e cumpriu com todos os objetivos do projeto: visita à escola AECCB e apresentação das suas iniciativas educativas; visita guiada ao Parque da Devesa e apresentação das políticas ambientais do município com foco na sustentabilidade; receção da delegação italiana por parte do Sr. Vereador da Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Augusto Lima, seguido de um workshop sobre Cidadania Europeia Ativa Jovem na Casa da Juventude.
Ler maisAo longo de todo o mês está a decorrer uma recolha de radiografias a favor da AMI e uma recolha de lápis de cor, em parceria com a fundação Ronald McDonald. O fim de semana de 30 de novembro e um de dezembro foi dedicado ao voluntariado a favor do Banco Alimentar contra a Fome, com a participação de cerca de 40 voluntários, incluindo os nossos mini embaixadores do 1º ciclo.
Ler mais"Heritage in Harmony and Sustainable Cultural Tourism", com 12 estudantes, será uma mobilidade focada no património histórico, sustentabilidade e tradições locais, em Torremaggiore, Itália, Já para Budapeste, Hungria, 11 alunos explorarão estátuas públicas no projeto "Dare – Developing ARt Education – Sculpture", através de workshops criativos, digitais e artísticos, culminando na criação de uma instalação coletiva.
Ler maisNesta iniciativa procurou-se associar a prática de exercício físico ao ar livre ao desenvolvimento de hábitos consistentes de separação de resíduos. Os valores do Desporto, da Saúde e da Educação Ambiental são essenciais para a construção do tão desejado Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
No final da caminhada, foi atribuído o selo da “ética desportiva para todos”.
A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do AECCB destacou-se na cerimónia, com vários alunos-atletas, em diferentes modalidades, tanto em provas individuais como coletivas. A noite foi ainda marcada por duas distinções de grande relevância, atribuídas a Mafalda Mesquita (Natação) e Gabriel Figueiredo (Atletismo), que conquistaram o galardão de "Atleta Revelação".
Ler maisA Áustria foi palco, na última semana, da primeira reunião de projeto transnacional (TPM) do projeto Erasmus+ coACTION, que visa fortalecer a participação democrática de toda a comunidade educativa. Realizada em Viena, a reunião contou com a presença de representantes parceiros de Espanha, Grécia e Áustria, incluindo 3 professores do Agrupamento de Escolas Terras do Ave, que compartilharam as suas visões e práticas em prol de uma educação mais inclusiva e participativa.
Ler maisÀ sua espera, estavam colegas mais velhos, atualmente a frequentar o 5.º ano, que assumiram com grande responsabilidade a tarefa de orientar os grupos nas várias atividades planeadas. Estes guias acolheram os visitantes e garantiram uma experiência organizada e enriquecedora.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar diversos espaços da escola, como a biblioteca, a cantina e as salas de aula, e participaram em atividades dinâmicas e diversificadas. Entre as áreas abordadas destacaram-se Ciências, Educação Física, Robótica, Artes, Matemática e Música.
O evento, que reuniu cerca de 260 alunos de várias escolas do agrupamento, foi um sucesso, destacando a determinação e o talento dos jovens participantes.
Os alunos da Escola Básica de Terras do Ave tiveram uma participação ativa e entusiasta, mostrando grande empenho em todas as categorias. Todos deram o máximo em cada metro percorrido, enfrentando terrenos variados com garra e entusiasmo.
No âmbito do projeto Whole School Approach, o Clube Aprender a Sentir e Aprender a Fazer iniciou sessões de Mindfulness, nas escolas do 1º ciclo e na escola sede do Agrupamento Terras do Ave.
Com este projeto pretende-se promover o bem-estar físico, emocional e social de todos os intervenientes no processo educativo: alunos, docentes, assistentes operacionais…
Os diferentes grupos experienciam atividades de promoção de escuta ativa, perceção sensorial e respiração consciente, tendo como objetivo estimular uma atenção plena e focada ao momento e/ou tarefa e de forma intencional, consciente e sem julgamento nem crítica.
A adoção do Whole School Approach permite ao Agrupamento envolver todos os agentes da comunidade educativa na criação de atividades diversificadas, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso e estimulante. Esta abordagem é visível nos projetos de ocupação de tempos livres, que oferecem um leque variado de atividades desportivas, culturais e recreativas, que procuram ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos.
Ler mais. Nesta festa foram distinguidos os melhores alunos do 4º, 6º e 9º que no ano letivo transato obtiveram resultados de excelência ou foram propostos para o Quadro de Mérito. Os prémios foram entregues pelos professores que os acompanharam nesta jornada. Para além dos pais e encarregados de educação, na cerimónia estiveram presentes diferentes representantes da comunidade, nomeadamente Associações de Pais, Junta de Freguesia e Município.
Ler mais