A montagem e desmontagem do percurso ocorreu, como habitualmente, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas D. Sancho I e Camilo Castelo Branco, dado que os três Corta-Matos decorreram em dias consecutivos.
Revelou-se também preciosa a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, dos elementos do programa Corre Famalicão, da Associação de Atletismo de Braga, da CLDE de Braga, dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e do Parque da Devesa.
Com o objetivo de partilhar e enriquecer o conhecimento cultural sobre esta tradição, os alunos do Ensino Básico envolvidos na disciplina de espanhol participaram ativamente. Dedicaram-se à criação de diferentes caveiras e máscaras, prestando homenagem à figura carismática da "Llorona", que desempenha um papel significativo no Dia dos Mortos. Para além disso, visualizaram o filme “El Coco”, na biblioteca escolar.
Ler maisNo passado dia 17 de outubro, dinamizado pelas disciplinas de Cidadania, Ciências Naturais, Educação Física, Físico-Química e Matemática, realizou-se o Peddy Paper “Stand Up and Go for a Walk”, integrado na promoção da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030, coincidindo com a realização em Lisboa da 24.ª edição da Conferência Walk21 Portugal, cujo lema é Everybody Walks.
Ler maisCerca de 2000 alunos, do 3º ao 12º ano, cumpriram a sua corrida, em contacto com a Natureza, conjugando-se o desporto e o convívio, o sentido ético e a responsabilização ambiental.
Este projeto coletivo envolve a Comunidade Educativa e contribui para a educação integral dos nossos alunos permitindo a cada um atingir o seu objetivo e a sua vitória.
A semana ofereceu aos participantes um conjunto de dinâmicas, conceitos e experiências, estruturado na Metodologia UBUNTU, para capacitar os jovens para serem a "mudança que querem ver no mundo", pois «Tudo parece impossível até que seja feito!» (Nelson Mandela).
Ler maisEm outubro, celebrou-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), este ano com o mote “Biblioteca Escolar a Ligar Comunidades”. As bibliotecas encheram-se de entusiasmo e dinamismo, prenúncio de um ano pleno de atividades.
A conferência destacou-se pela diversidade de palestras e pela partilha de experiências entre educadores de diferentes nacionalidades. A participação do Agrupamento de Escolas Terras do Ave neste projeto fortaleceu redes de cooperação internacional e consolidou as práticas implementadas durante o projeto “DIGITAL TEACHERS”.
Ler maisEste dia procura incentivar hábitos de economia e gestão financeira responsável, sensibilizando a população sobre o impacto positivo que pequenas mudanças podem trazer a longo prazo.
No contexto do projeto Erasmus+, "A Peaceful Life with Nature in a Sustainable Future", foram desenvolvidas atividades focadas em práticas sustentáveis, com ênfase especial na poupança de água, papel e no combate ao desperdício alimentar.
Durante a sessão, Elisa Carvalho apresentou exemplos concretos de mediação e intervenção social desenvolvidos no contexto do AETA, abordando temas como a promoção da inclusão, estratégias de resolução de conflitos e o trabalho colaborativo com famílias e comunidades. A educadora social destacou a importância de construir relações de confiança com os alunos e as suas famílias, elemento essencial para um ambiente educativo inclusivo e propício ao desenvolvimento pessoal e social.
Ler maisA Feira de Outono é uma celebração das aprendizagens, mas também das colheitas – não apenas dos alimentos que a terra nos dá, mas das lições que acumulamos ao longo do tempo. Foi um dia dedicado a valorizar tudo o que temos de bom, reforçando o nosso compromisso de partilhá-lo com a comunidade.
Ler maisÉ essencial uma intencionalidade organizacional clara, que promova, analise, recolha e aplique os conhecimentos adquiridos, traduzindo-os em melhorias graduais e sustentadas.
Neste contexto, a equipa de Autoavaliação do AETA deu início, neste ano letivo, a uma formação online organizada pela Universidade de Harvard, no âmbito do projeto “Data Wise”.
Após uma breve contextualização da importância das bibliotecas na formação integral do aluno e do enquadramento do surgimento do Manifesto Anti-Dantas, no âmbito do “Artista do Mês”, os alunos foram surpreendidos pelas vozes dos professores de Educação Visual, Matemática, História, Educação Física, Português e Francês, que, em voz alta e fulgurante, leram o Manifesto com algumas supressões.