O tema da edição deste ano, “Amor, Poesia e Liberdade”, foi o catalisador de diversas iniciativas que decorreram ao longo ano letivo, em que se comemoram os 500 anos do nascimento do patrono da escola e os 50 anos da Revolução de Abril de 1974, que encerraram o ano letivo com este festival que já faz parte da identidade da Comunidade Educativa da EB Luís de Camões.
Ler maisPara assinalar a data, no âmbito do “Projeto DE Sobre Rodas” do Desporto Escolar, o AE D. Maria II realizou uma atividade comemorativa deste dia, para os alunos do 2.º ciclo, nas Escolas Básicas D. Maria II e Conde de Arnoso. Por entre risos e brincadeiras (e muito suor ), demonstrando um grande entusiasmo, os alunos tiveram oportunidade de realizar algumas destrezas já suas conhecidas e experimentar algumas novidades. Um especial agradecimento aos 4 alunos do 7.ºB que colaboraram na atividade, na EB D. Maria II.
Ler maisNos dias 31 de maio e 1 de junho, a turma do 6º H da Escola Básica Conde de Arnoso realizou uma enriquecedora visita de estudo a Vila Nova de Cerveira, acompanhados pelos professores José Alberto, Adelaide Lima, Sandra Machado e Carlos Pinto, e pelos encarregados de educação Ivone Machado e Michael Pereira.
Ler maisNo âmbito do projeto “Muros com Vida” foram, este ano letivo, desenvolvidas iniciativas que consistiram na pintura de 2 murais da Escola Básica Conde de Arnoso que tiveram o apoio e colaboração da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e da Junta da União de Freguesias de Arnoso e Sezures. Estas mostraram-se disponíveis e envolvidas na limpeza dos espaços exteriores e no fornecimento de materiais necessários.
Ler maisA Escola Básica Conde de Arnoso levou a cabo uma atividade multidisciplinar que consistiu num percurso/caminhada cultural e ambiental pelo “Trilho Vale do Este”, com todas as turmas do 7º ano. Foi uma caminhada descontraída para sentir e olhar a Natureza e o património cultural local, uma pedagogia ativa, fora da sala de aula, criadora de situações de aprendizagem, visualizando in loco construções e elementos naturais, possibilitando o reconhecimento da importância da proteção e preservação do património natural e histórico-cultural da região. Inserida no tema “Cultura e Património Local”, a atividade foi, também, realizada em articulação com o projeto educativo e cultural municipal “De Famalicão para o Mundo”.
Ler maisEste workshop teve como objetivos proporcionar às participantes a oportunidade de: compreender a informação constante dos rótulos dos alimentos; reconhecer substâncias prejudiciais na lista de ingredientes dos alimentos; aumentar a literacia no que respeita ao conceito de “Alimentação saudável”, por forma a serem consumidoras mais conscientes e informadas; compreender que a escolha informada, com base na análise dos rótulos dos alimentos, é um meio eficaz para promover a saúde.
Ler maisA Colónia Balnear terminou com a Festa de Finalistas dos alunos da EB Terras do Ave e convívio entre os participantes, professora titular da EB Carreira e os familiares dos alunos, no espaço exterior da Pousada de Juventude de Vila do Conde.
Agradece-se à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pelo transporte dos alunos para Vila do Conde e à Fundação Narciso Ferreira pela oferta desta magnífica aventura a estes alunos finalistas, que ficará certamente na sua memória.
No dia 26 de junho, a família voltou à escola para demonstrar aos alunos do 2.º ano a importância do ar, que não se vendo, é crucial na produção de energia verde, imprescindível na construção de um planeta sustentável.
O Sr. Bruno Sá, pai de uma aluna do 2.º ano, veio demonstrar à turma como é fácil fazer energia elétrica, a partir do ar em movimento.
Os encarregados de educação aceitaram o convite e, ao final da tarde, a biblioteca foi palco de um encontro entre pais e filhos. A tertúlia começou com a leitura de um conto, “A guardadora de gansos” dos irmãos Grimm, a servir de mote. A cada frase lida e selecionada, quer pelas crianças quer pelos adultos, foram-se cruzando histórias de vida e as emoções, fortes e inesperadas, marcaram o momento.
Ler maisCada escola deve assim criar espaços para participação que, no caso da Escola Básica Terras do Ave, se traduzem em Assembleias de Turma, Assembleias de delegados, participação no Programa Parlamento Jovem, dinamização do Orçamento Participativo das Escolas, colaboração em projetos e programas Erasmus +, implementação de clubes, participação em concursos (…).
Foi uma semana repleta de atividades que juntou cerca de 60 jovens que saem daqui com um maior conhecimento sobre as universidades, as escolas profissionais e os centros tecnológicos.
Ler maisDecorreu na CESPU com a presença de aproximadamente 300 inscritos, docentes, técnicos superiores, famílias e associações.
Como sublinhou o Vereador da Educação, Augusto Lima, "São estas partilhas que contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes e outros profissionais educativos para a promoção de práticas pedagógicas inclusivas. A transmissão de conhecimento é fundamental para o avanço da educação, especialmente quando sustentada".