A Áustria foi palco, na última semana, da primeira reunião de projeto transnacional (TPM) do projeto Erasmus+ coACTION, que visa fortalecer a participação democrática de toda a comunidade educativa. Realizada em Viena, a reunião contou com a presença de representantes parceiros de Espanha, Grécia e Áustria, incluindo 3 professores do Agrupamento de Escolas Terras do Ave, que compartilharam as suas visões e práticas em prol de uma educação mais inclusiva e participativa.
Ler maisÀ sua espera, estavam colegas mais velhos, atualmente a frequentar o 5.º ano, que assumiram com grande responsabilidade a tarefa de orientar os grupos nas várias atividades planeadas. Estes guias acolheram os visitantes e garantiram uma experiência organizada e enriquecedora.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar diversos espaços da escola, como a biblioteca, a cantina e as salas de aula, e participaram em atividades dinâmicas e diversificadas. Entre as áreas abordadas destacaram-se Ciências, Educação Física, Robótica, Artes, Matemática e Música.
O evento, que reuniu cerca de 260 alunos de várias escolas do agrupamento, foi um sucesso, destacando a determinação e o talento dos jovens participantes.
Os alunos da Escola Básica de Terras do Ave tiveram uma participação ativa e entusiasta, mostrando grande empenho em todas as categorias. Todos deram o máximo em cada metro percorrido, enfrentando terrenos variados com garra e entusiasmo.
No âmbito do projeto Whole School Approach, o Clube Aprender a Sentir e Aprender a Fazer iniciou sessões de Mindfulness, nas escolas do 1º ciclo e na escola sede do Agrupamento Terras do Ave.
Com este projeto pretende-se promover o bem-estar físico, emocional e social de todos os intervenientes no processo educativo: alunos, docentes, assistentes operacionais…
Os diferentes grupos experienciam atividades de promoção de escuta ativa, perceção sensorial e respiração consciente, tendo como objetivo estimular uma atenção plena e focada ao momento e/ou tarefa e de forma intencional, consciente e sem julgamento nem crítica.
A adoção do Whole School Approach permite ao Agrupamento envolver todos os agentes da comunidade educativa na criação de atividades diversificadas, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso e estimulante. Esta abordagem é visível nos projetos de ocupação de tempos livres, que oferecem um leque variado de atividades desportivas, culturais e recreativas, que procuram ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos.
Ler mais. Nesta festa foram distinguidos os melhores alunos do 4º, 6º e 9º que no ano letivo transato obtiveram resultados de excelência ou foram propostos para o Quadro de Mérito. Os prémios foram entregues pelos professores que os acompanharam nesta jornada. Para além dos pais e encarregados de educação, na cerimónia estiveram presentes diferentes representantes da comunidade, nomeadamente Associações de Pais, Junta de Freguesia e Município.
Ler maisEste programa, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em parceria com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil, tem como objetivo sensibilizar crianças e jovens para a segurança rodoviária, integrando conceitos de cidadania de forma lúdica e educativa.
Ler maisOs alunos do Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo tiveram o ensejo de conhecer e adquirir dois livros novos “Miguel e Kiko no 25 de abril” e Gilberto, o cão poeta anima a Festa!”, de Gisela Silva, apresentados sob a forma da arte dramática pelas atrizes Inácia Cruz e Margarida Silva, numa parceria com a editora Opera Omnia.
Ler maisO Agrupamento de Escolas de Gondifelos foi reconhecido e venceu o prémio de Melhor Projeto, na tipologia Escolas, com o projeto “Desporto Escolar com Fair-Play e Saúde”, dinamizado pelo Clube do Desporto Escolar/Grupo disciplinar de Educação Física.
Ler maisA família é o primeiro espaço de aprendizagem. É no ambiente familiar que as crianças começam a formar suas noções de identidade, moralidade e convivência social. Os valores transmitidos pelos pais ou cuidadores moldam a maneira como os jovens percebem o mundo e interagem com ele.
Ler maisNeste encontro com a delegação dos Países Baixos, realizaram-se reuniões técnicas com as equipas municipais da Educação e da Habitação, que partilharam informação sobre os programas que em Famalicão estão no terreno, nestas áreas de atuação municipal.
De Famalicão, nas palavras do Vereador da Educação e Coesão Social, Robert de Meij, a delegação “leva ensinamentos muito relevantes sobre a ação que em Famalicão está a ser realizada, sobretudo, as boas práticas que podem ser adaptadas ao nosso contexto local”.
Nesta cerimónia de boas-vindas, estes alunos conheceram as principais políticas municipais nas áreas da educação, do empreendedorismo, inovação, entre outras, bem como o peso económico e a força industrial do nosso município no contexto regional e nacional.
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