Integrado no programa de intervenção de carreira concelhio,
dinamizado pela psicóloga do SPO, alunos e alunas conheceram as
especificidades dos contextos laborais nas áreas da sua motivação, que
englobaram a saúde, informática, manutenção industrial, gestão e
economia.
Com esta atividade, de avaliação muito positiva, iniciativa
da CMVNF/ Made In, as empresas: LABONZE; GONDITEL; ESI-ROBOTICS; VLB;
PROGRAMART; PRESTIGE HEALTH; NOPORGEST e CLÍNICA S. FELIX, tornaram real
o primeiro contacto com a transição do mundo escolar para o mundo do
trabalho, contribuindo para o processo de tomada de decisão no final de
ciclo.
O município de Vila Nova de Famalicão, no seu “Plano Estratégico Educativo Municipal - Famalicão Educa '25”, realça a importância da educação inclusiva, participativa e inovadora como fatores de desenvolvimento social e cultural. As medidas implementadas pelo município abrangem áreas tão diversas como a saúde mental, o empreendedorismo, a inovação e a competitividade. No eixo da Educação para a Inovação e Empreendedorismo, destacam-se, entre outros, projetos como, a promoção da literacia financeira, os projetos empreendedores e os projetos elaborados em articulação com outras Instituições e entidades (empresas, universidades).
Ler maisO workshop "Cozinhar com e para Mini Chefes – Um Gestor de Amor" constituiu uma experiência de aprendizagem e partilha enriquecedora que decorreu no Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado. Destinado a um grupo limitado de pais e alunos do ensino Pré-escolar, o evento focou-se em temas específicos relacionados com a alimentação infantil, proporcionando uma oportunidade única para discutir dúvidas, dificuldades e soluções. O workshop contou ainda com a equipa S. Energy do concurso F1 in schools, no âmbito do clube CTEAM-Lab, demonstrando profissionalismo dos alunos envolvidos.
Foi uma verdadeira honra ouvir Margarida Malvar partilhar as suas experiências de vida pré-25 de Abril, abordando temas como a condição da mulher, a crise académica em Coimbra, a defesa dos presos políticos e o processo de democratização do país. As suas palavras sensibilizaram os mais jovens para a importância do estudo da História, ressaltando a necessidade de aprender com o passado para evitar repetições e preservar a memória de Abril em todas as celebrações.
Ler maisUma das iniciativas mais marcantes é o Projeto "MyMachine", onde os alunos do Ensino Profissional transformam os sonhos das crianças do 3.º ano do primeiro ciclo em realidade, construindo máquinas que resolvem problemas reais. Essa colaboração intergeracional promove a criatividade e fortalece os laços entre os diferentes níveis de ensino.
Outro exemplo inspirador é o programa "O Meu Projeto é Empreendedor", onde os alunos apresentam projetos inovadores e são reconhecidos pelas ideias visionárias.
Os psicólogos Cristina Cruz, Pedro Ferreira, Sandra Pitacas e a professora de Educação Visual Carmen Augusto, acompanharam os alunos nesta visita pelas diferentes áreas da feira e na exploração das diversas ofertas vocacionais. Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer várias escolas, institutos e universidades com oportunidades em termos de educação, formação e estágios nos diferentes países.
Ler maisA inclusão é tema para debate e reflexão em mais uma sessão do VI Ciclo de Conferências em Educação, a decorrer esta quinta-feira, 18 de abril, no Centro de Estudos Camilianos em Seide às 21h00.
Ler maisOs alunos da turma 1206 aproveitaram a interrupção letiva para levar a sua contribuição de alimentos não perecíveis à instituição Refood.
Ler maisToda a alimentação recolhida nesses 2 dias foi entregue ao Centro de Recolha Oficial Animal de Famalicão (CROA). Os alunos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido e empatia demonstrada ao longo deste projeto, que terá continuidade no dia 21 com uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo CROA e pela Associação ÂNIMAS.
Ler maisAo calcorrear o chão da fábrica, os discentes tomaram conhecimento de todo o processo produtivo do pneu, desde a misturação da matéria-prima até à inspeção final, passando pela preparação dos materiais, construção e vulcanização.
Ler maisA instalação destes dois centros na Escola Secundária D. Sancho I irá reforçar a atratividade dos cursos profissionais da escola, contribuindo para o crescimento, competitividade e sustentabilidade do tecido económico e social da região através da capacitação e qualificação dos jovens em áreas económicas estratégicas, inseridas no processo de transformação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e digital.
Ler maisO Grupo de Espanhol do AECCB, numa parceria com o Liceo Hispánico de Cáceres, em Espanha, desenvolveu mais um projeto internacional de imersão sociolinguística e cultural com 25 alunos do 10K, 10M e 11L.