Os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de realizar um Workshop de Suporte Básico de Vida, com formadores experientes da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento que, gentilmente, disponibilizaram parte do seu tempo para os acompanhar numa sessão que pode salvar vidas.
Ler maisO Caçador de Sonhos, mostrou que devemos estar preparados para as oportunidades. Cada momento pode ser decisivo para marcar a nossa posição, um pontapé de saída para a concretização dos nossos sonhos.
Esperança, resiliência, compromisso, imaginação… são qualidades necessárias para irmos mais além…
As Olimpíadas de Educação Financeira estão integradas no projeto de educação financeira «No Poupar Está o Ganho».
Ao longo do ano letivo, têm sido implementadas várias ações em contexto de sala de aula que permitiram à turma 7.1 fomentar a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões efetivas tendo em vista a gestão do dinheiro.
Foi este o mote para mais uma sessão do Ciclo de
Conferências Educação para dar a conhecer ao território as respostas
existentes, como desenvolvem o seu trabalho de capacitação e como articulam
para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
O Projeto Local Promotor de Qualificação (PLPQ) B1/B2/B3, dinamizado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é uma iniciativa promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão que se propõe despertar a aprendizagem e a elevar as competências da população adulta com poucas ou nenhumas qualificações escolares.
Ler maisO Município de Vila Nova de Famalicão quer estar ao lado dos jovens do concelho nos momentos mais importantes e decisivos do seu percurso e, por isso, nos dias 16, 17 e 18 de abril levou os estudantes famalicenses do 9.º ano a definirem o seu futuro e a escolherem a área de estudo para o próximo ciclo de formação.
Ler maisO Centro Qualifica tem disponível serviços de Aconselhamento de Carreira e Encaminhamento de adultos para modalidades de formação, como os Cursos de Educação e Formação, Ensino Recorrente, Formação Modular, Português Língua de Acolhimento e Formação Superior. Para além, disso, desenvolve Processos de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) escolar e profissional que tem contribuído para o aumento da qualificação no território.
Ler maisPartindo do mote “abril antes de Abril”, a equipa do Plano
Nacional das Artes traçou uma trajetória de caminhos sinuosos e
imprevistos, que conseguisse levar todos os alunos, desde o Jardim de
Infância até ao 3º ciclo, a conhecer e a explorar o ambiente social do
quotidiano português pré 25 de Abril de 1974.
Na literatura, por
exemplo, foram trabalhadas diversas obras de autores portugueses que
abordaram as vivências e reflexões sobre o regime ditatorial.
Após desfrutarem de uma mostra catalã, os professores participantes, provenientes de três países diferentes (Portugal, Eslovénia e Finlândia), tiveram a oportunidade de fazer uma breve apresentação das suas escolas e de explorar as instalações da instituição de acolhimento.
Durante o período de Job Shadowing, os docentes imergiram-se no ambiente educativo da escola parceira, acompanhando de perto o seu funcionamento e as práticas pedagógicas.
Partilhar práticas pedagógicas, participar e colaborar em atividades educativas, aprender em conjunto, e disseminar as nossas experiências na área das alterações climáticas e da implementação de estratégias de educação ambiental para os objetivos do desenvolvimento e sustentabilidade, suscita a necessidade de continuar a colaborar para a concretizar as metas que permitem a possibilidade de aceder a um futuro sustentável e sem fronteiras.
O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivos principais proporcionar aos alunos a oportunidade de observar e de compreender melhor o funcionamento de cada órgão, de cada sistema.
Esta atividade laboratorial permitiu o envolvimento mais efetivo dos alunos no processo de aprendizagem, favorecendo aprendizagens mais significativas promovendo um ambiente de sala de aula mais ativo e em que aprender se torna agradável.
Para responder à questão, os alunos utilizaram um robô equipado com um sonômetro, e mediram o nível de intensidade sonora em vários locais da Escola Terras Ave. Identificaram as fontes de poluição sonora, as consequências da poluição sonora no ser humano, e foram propostas medidas de prevenção e proteção da poluição sonora.
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