A atividade envolveu a ida à da Casa das Artes onde pudemos assistir à representação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pela companhia “AGON / Momento - Artistas Independentes”.
Ler maisTemos tempos para estudo autónomo, para trabalho em projetos, para a matemática coletiva, para o trabalho de texto, para os grupos interativos, as tertúlias dialógicas e para o desenvolvimento de competências digitais e robótica. A sala está organizada em grupos de trabalho heterogéneos e em cada mesa há tutores.
Ler maisO nome já diz tudo: foi uma tarde aconchegante, onde a paixão pela leitura se fundiu com a arte de degustar um chá e saborear uma fatia de bolo. Entre as páginas dos livros e as vozes dos seus leitores, fomos transportados para diferentes mundos e realidades. Enquanto a leitura em inglês fluía sem obstáculos, as conversas paralelas revelavam uma mistura de sotaques e culturas, unidas pelo amor comum à leitura.
Ler maisNa primeira sessão, direcionada para os alunos do segundo ano dos Cursos Profissionais, focaram-se os aspetos relativos aos estágios académicos e à importância do cumprimento das regras da higiene e da segurança no trabalho.
As sessões de 28 de fevereiro e de 5 de março foram dirigidas aos alunos do terceiro ano e visaram, sobretudo, a preparação para os estágios curriculares/profissionais.
As dinâmicas proporcionaram diversas formas de interação com os livros, incluindo leitura expressiva, dramatização e pintura/ilustração das histórias. No pré-escolar, os pais foram convidados a explorar obras como "De que cor é um beijinho?", "Mamã, de que cor são os beijos?", "O Sapo Apaixonado" e "O Cuquedo e um amor que mete medo". No 1.º ciclo, a leitura da obra "De que cor é um beijinho?" foi realizada pela professora bibliotecária com a colaboração da professora titular.
Ler maisEste ano, o tema escolhido foi a Vespa Velutina, uma preocupação crescente para a segurança pública. Embora não seja mais agressiva do que outras espécies de vespas, esta espécie reage de forma bastante agressiva quando os seus ninhos são ameaçados. Durante a sessão, os alunos do 1.º Q e 2.º Q do curso profissional de Técnico de Proteção Civil tiveram a oportunidade de explorar diversos aspetos desta espécie invasora.
Ler maisCom o apoio incondicional da Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial, que organizou e dinamizou a sessão, foi ao encontro das necessidades manifestadas pelas famílias. Contou um elevado número de famílias presentes e com a representatividade da Associação de Pais da ESCCB e da APEEEB 2,3 Júlio Brandão, que contribuíram para a divulgação desta sessão. Teve a colaboração da Biblioteca escolar do AECCB.
Ler maisAo longo dos cinco dias, os participantes, recorrendo a uma abordagem profundamente relacional, aprenderam a valorizar os três eixos estruturantes deste programa: a ética do cuidado, a liderança servidora e a capacidade de construir pontes, promovendo competências humanas para o seu percurso de vida. Foi uma viagem interior para desafiar a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros.
A primeira sessão formativa realizou-se no passado dia 16, no Centro de Recursos Educativos, tendo a Dr.ª Adelaide Dias informado sobre a resposta Municipal, sublinhando o papel do GADI, do CRE e da Intervenção Socioeducativa.
Ler maisEste encontro visou promover a partilha de conhecimentos e experiências, através de uma agenda diversificada que inclui workshops dedicados às novas tecnologias aplicadas à educação, visitas guiadas a locais de interesse cultural em VNF, Porto e Guimarães, bem como uma sessão de trabalho colaborativo entre os participantes.
Ler maisForam abordadas as respostas Inclusivas da ACIP, o CRI e o apoio no desenvolvimento dos Planos Individuais de Transição (PITs)e na transição para a vida pós-escolar.
Agradece-se à ACIP esta colaboração, continuando Juntos a Construir o Futuro Mais Inclusivo.
O Concurso Nacional Bebras consiste numa prova de 45 minutos. A participação no Bebras é gratuita, aberta a qualquer ano do 3º ao 12º, e pode ser realizada em qualquer escola. Potencia a resolução de problemas e o conhecimento em Informática, preparando os alunos para as novas competências do futuro.
Ler mais