Com o objetivo de articular o património local com o currículo nacional, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco concebeu o Projeto Marka, que, na vertente cultural, promove o estudo do tema e das principais personalidades famalicenses associadas, através de uma parceria com o Museu Bernardino Machado.
Ler maisO êxito do projeto não se restringiu apenas à sua abordagem inovadora na promoção dos direitos das crianças, mas também se destacou pela diversidade de atividades enriquecedoras. O trabalho de grupo desempenhou um papel fundamental, proporcionando não apenas uma aprendizagem colaborativa, mas também fomentando a troca de ideias e perspetivas entre os participantes. Essa dinâmica de grupo contribuiu para um ambiente educativo que valoriza não apenas o conhecimento adquirido, mas também as capacidades sociais e a compreensão mútua.
Ler maisO projeto "Toys and Games of my Region" mergulhou nas tradições lúdicas de diferentes regiões, explorando a diversidade cultural através da criação e partilha de brinquedos e jogos tradicionais. Esta abordagem única proporcionou uma experiência educativa enriquecedora, promovendo a interação intercultural e fortalecendo os laços entre os participantes.
Ler maisA viagem começou por uma breve, mas interessante, visita ao centro histórico de Aveiro. Seguidamente realizou-se a visita guiada ao Museu Marítimo de Ílhavo onde houve oportunidade de contactar com a dura realidade da pesca do bacalhau. Observaram-se objetos e tradições ligadas à faina, à vida a bordo, aos barcos usados na pesca na Terra Nova, realidades vividas pelos pescadores desta região. Na sala dos mares, a tónica principal são as embarcações típicas de todo o litoral português, assim como os instrumentos náuticos, dos mais antigos, como o astrolábio, até aos usados na atualidade.
Nesta edição foram proporcionadas algumas surpresas e curiosidades, como é hábito. Sendo a Leitura o fio condutor do Projeto, também o bolo oferecido pelos elementos da Equipa da BE, foi pensado ao nível da sua forma/decoração. Na 1ª edição foi escolhido o verbo “Ler”, na 2ª edição “Ler +” e nesta 3ª edição “Entreler”, inspirado numa iniciativa do PNL. Pretende-se que no final do ano letivo estes verbos resultem numa fórmula química ou mágica, que aproximem ainda mais os leitores dos livros e da Biblioteca Escolar.
Ler maisNesta oficina, o Engenheiro Químico, Rui Sousa, de forma motivadora e divertida, explicou como se processa o tratamento da água numa ETAR, a importância da água e as principais fontes de contaminação, como está distribuída a água no nosso planeta e quais as medidas responsáveis a adotar na sua utilização.
No seguimento desta atividade, a mesma turma participou, online, nas oficinas "Escrita Criativa", com o escritor Pedro Seromenho e "Ilustração", com o Ilustrador Carlo Giovanni.
A oradora envolveu a sua plateia, composta por alunos dos 2º e 3º ciclos e professores. Os alunos foram desafiados a refletir sobre diferentes aspetos que podem contribuir para a construção de uma escola mais inclusiva e democrática, utilizando valores como a liberdade e a participação
Ler maisA sessão “Projeções- Conversa com Jovens Cineastas” teve como
objetivo principal a divulgação das obras cinematográficas premiadas na
última edição do festival, junto do público escolar.
Através do visionamento e da discussão das obras, os alunos tiveram uma oportunidade exclusiva de celebrar o cinema.
Um outro costume antigo diz que temos de atirar o primeiro crepe da fornada, por cima e por trás do armário que contém a roupa. Assim, garantiremos a felicidade durante todo o ano. É claro que o crepe deve ficar atrás do armário os doze meses!
Ler maisPara além de assistirem ao esclarecimento sobre a vida das Comunidades Agropastoris, ainda ouviram uma breve explicação sobre a influência Romana, ambas na nossa cidade. Os alunos tiveram o privilégio de tocar nos vestígios deixados pelos nossos antepassados e ficaram a conhecer melhor alguns dos seus hábitos e costumes.
Ler maisEsta iniciativa pioneira no âmbito do Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, representa o compromisso do Agrupamento de Escolas Terras do Ave em contribuir para o desenvolvimento da comunidade, através do envolvimento ativo dos jovens. Além dos objetivos previamente mencionados, este projeto marca o início de uma série de ações planeadas para promover a participação da comunidade no programa Erasmus+.
Ler maisA H2Ave promoveu uma ação de reflorestação das margens do Rio Ave com espécies, como carvalhos, freixos, amieiros, bétulas, medronhos, azevinho e alecrim. Com a participação de anónimos, presidentes da junta, escuteiros de Oliveira Santa Marai, e Oliveira S. Mateus e elementos do Agrupamento de Escolas Terras do Ave, todos contribuíram para que o Futuro seja possível.
Ler mais