Este programa educativo, inovador em termos autárquicos tem como objetivos fomentar a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão, dar a conhecer aos mais jovens o valor dos bens culturais, materiais e imateriais, para a construção do conhecimento do território, da comunidade e da sua identidade, reconhecendo a importância do património e da história local, apoiar o desenvolvimento das aprendizagens essenciais da disciplina de Estudo do Meio e incentivar os alunos a serem promotores junto das suas famílias e outras pessoas, das temáticas e dos espaços apresentados.
Ler maisA partir dos conteúdos programáticos, realizaram-se as sessões sobre "Os Castros e a Romanização", orientadas pela arqueóloga Dra. Felisbela Leite, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de observar e explorar diferentes peças arqueológicas, descobrir que junto à escola existiu um Castro, colocar questões e clarificar dúvidas.
Ler maisA título de exemplo, na Escola E.B.1,2 Dr. Nuno Simões dinamizou-se a ação “Conhecer o patrono”, que envolveu as turmas do 1.º e 2.º ciclos (3.º, 4.º e 6.º anos), com o apoio dos docentes de Estudo do Meio, História e Geografia de Portugal, Ed. Visual, TIC, e a colaboração Biblioteca da escola. Na sequência da sessão “À conversa sobre Nuno Simões”, dinamizada pela Mestre Arminda Ferreira, os alunos foram desafiados para recriarem a biografia e face de Nuno Simões.
Ler maisEm Viana do Castelo, o grupo teve a oportunidade privilegiada de visitar o Gil Eanes, um navio histórico que, desde 1955, desempenhou um papel vital como navio hospitalar e hoje é aberto ao público como um fascinante museu flutuante.
Ler maisA assinatura deste protocolo representa um passo significativo na promoção da qualidade educativa, permitindo uma colaboração estreita entre as instituições envolvidas. Este acordo visa enriquecer o percurso escolar dos alunos, proporcionando-lhes atividades complementares que contribuem para o seu desenvolvimento integral.
Ler maisA abordagem de Gonçalves incluiu a renovação dos espaços públicos, destacando como permite que os cidadãos vejam esses locais como verdadeiros centros de excelência nas cidades. O papel crucial dos artistas na melhoria desses espaços públicos através da arte também foi enfatizado.
No início da intervenção, o curador da Galeria Ala da Frente, Vila Nova de Famalicão, provocou a reflexão com a questão "O que é a Cidade?", explorando perspetivas desde a Atenas do mundo grego até ao Ground Zero em Nova Iorque, simbolizando a consciência da cidade e suas experiências.
Um exemplo vivo desse compromisso é a tradição mantida pelos alunos da escola de cantar os Reis ou as Janeiras. Estas práticas, que remontam a tempos antigos, são muito mais do que meras canções sazonais - são laços que unem as gerações, ligando o presente ao passado e transmitindo valores culturais essenciais. No AEPBS, essa tradição é cuidadosamente cultivada e celebrada, proporcionando aos alunos uma oportunidade de participar ativamente na preservação e promoção da nossa identidade local.
Ler maisApesar de tudo, a Escola EB 2,3 Júlio Brandão, do AECCB, estreou-se
nesta época na 1ª Competição de Desportos Gímnicos, organizada pela Escola
Secundária Alberto Sampaio de Braga, tendo conquistado todos os primeiros
prémios (de pares e trios do nível elementar e avançado).
A exposição "Os Famalicenses no Sistema Concentracionário Nazi", integrada no programa educativo e cultural "De Famalicão para o Mundo", apresenta um conjunto de conteúdos significativos e enriquecedores para uma compreensão mais profunda e reflexiva sobre a História Local em relação ao período da II Guerra Mundial.
Ler maisCom o objetivo de articular o património local com o currículo nacional, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco concebeu o Projeto Marka, que, na vertente cultural, promove o estudo do tema e das principais personalidades famalicenses associadas, através de uma parceria com o Museu Bernardino Machado.
Ler maisO êxito do projeto não se restringiu apenas à sua abordagem inovadora na promoção dos direitos das crianças, mas também se destacou pela diversidade de atividades enriquecedoras. O trabalho de grupo desempenhou um papel fundamental, proporcionando não apenas uma aprendizagem colaborativa, mas também fomentando a troca de ideias e perspetivas entre os participantes. Essa dinâmica de grupo contribuiu para um ambiente educativo que valoriza não apenas o conhecimento adquirido, mas também as capacidades sociais e a compreensão mútua.
Ler maisO projeto "Toys and Games of my Region" mergulhou nas tradições lúdicas de diferentes regiões, explorando a diversidade cultural através da criação e partilha de brinquedos e jogos tradicionais. Esta abordagem única proporcionou uma experiência educativa enriquecedora, promovendo a interação intercultural e fortalecendo os laços entre os participantes.
Ler mais