Depois de uma manhã de provas disputadíssimas, com participantes de 37 escolas/AE, e onde a competição saudável esteve sempre presente, os nossos alunos brilharam com 7 subidas ao pódio, totalizando 3 primeiros lugares, 3 segundos lugares e 1 terceiro lugar.
Dos alunos medalhados, 2 ficaram apurados para a fase nacional do Projeto Mega Sprinter, um deles no Mega Sprint e no Mega Salto (iniciado masculino) e outro no Mega Salto (infantil B feminino).
A iniciativa visa unir todo o país na criação de um mural digital colaborativo, utilizando desenhos e textos feitos com o modelo exato do lápis azul, usado pela censura durante o estado novo.
O lápis azul foi transformado, pelos nossos alunos, num novo símbolo de expressão da liberdade.
A frase "A minha liberdade é de todos", destaca a importância da liberdade individual e do movimento coletivo e serviu de base para expressões individuais de liberdade.
A abertura do encontro com a leitura do livro "Tudo é possível" por parte dos nossos alunos, deu o mote a uma intensa manhã: foram muitas as emoções e questões levantadas pelo testemunho do Márcio Martins; foram também muitas as estratégias de motivação para lidarmos com os desafios do dia-a-dia.
Ler maisA ECSA 2024, uma das principais conferências de ciência cidadã da Europa, reuniu um vasto número de profissionais oriundos de vários continentes, ligados à ciência cidadã, incluindo investigadores, cientistas e políticos, para discutir e trocar ideias sobre o tema “Change”.
Com o objetivo de abordar diferentes perspetivas sobre a mudança em vários níveis, a conferência destacou a importância da ciência cidadã como agente de transformação, tanto na investigação como na sociedade em geral.
Os dois elementos do Agrupamento Terras do Ave participaram ativamente nas discussões sobre o papel das escolas na ciência cidadã, enfatizando o compromisso do agrupamento em promovê-la como uma ferramenta fundamental para enfrentar os desafios da mudança global.
O evento centrou-se na inovação em educação em matemática e ciências, decorrente de práticas interdisciplinares colaborativas, do uso de tecnologias digitais, da exploração de ambientes educativos inovadores e diferentes contextos associados à formação integral do aluno, como a educação para o desenvolvimento sustentável.
Ler maisO lindo dia de sol convidou-nos a sair da escola e, nas suas imediações, a quem encontrámos, lemos um poema/um conto.
Ler maisAssim, no dia 22 de março – Dia da Água – mais de 200 alunos, docentes e não docentes, e a H2Ave, realizaram um trilho, com aproximadamente sete quilómetros, junto à margem do rio Ave para alertar para a importância de preservar os rios e toda a biodiversidade envolvente.
Ler maisDepois de um período longo e de muito trabalho, os alunos das turmas 2 e 3 do 8.º ano e as do 9.º encerraram as atividades na disciplina de Inglês com jogos de equipas em que as suas competências estratégicas de trabalho colaborativo, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico e criativo, relação interpessoal foram postas à prova.
Ler maisEsta atividade vem na sequência da realização do AEG Comunidade em Festa, que se realizará no próximo dia 27 de abril, e que contará com a presença do CROA (Centro de Recolha Oficial de Animais) de Vila Nova de Famalicão. Com esta atividade pretende-se que as famílias se envolvam na adoção de animais, dando-lhes assim melhores condições de vida.
Ler maisEsta atividade surgiu no âmbito do projeto Coleções, desenvolvido pela professora titular, em articulação com a professora Carla Castelo Branco, a propósito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. Esta oficina de gravura foi dinamizada pelo Dr. António Gonçalves, diretor artístico da galeria Ala da Frente que, sob proposta da Dra. Arminda Ferreira, orientou os pequenotes em mais uma experiência artística.
Ler maisIntegrado no programa de intervenção de carreira concelhio,
dinamizado pela psicóloga do SPO, alunos e alunas conheceram as
especificidades dos contextos laborais nas áreas da sua motivação, que
englobaram a saúde, informática, manutenção industrial, gestão e
economia.
Com esta atividade, de avaliação muito positiva, iniciativa
da CMVNF/ Made In, as empresas: LABONZE; GONDITEL; ESI-ROBOTICS; VLB;
PROGRAMART; PRESTIGE HEALTH; NOPORGEST e CLÍNICA S. FELIX, tornaram real
o primeiro contacto com a transição do mundo escolar para o mundo do
trabalho, contribuindo para o processo de tomada de decisão no final de
ciclo.
O município de Vila Nova de Famalicão, no seu “Plano Estratégico Educativo Municipal - Famalicão Educa '25”, realça a importância da educação inclusiva, participativa e inovadora como fatores de desenvolvimento social e cultural. As medidas implementadas pelo município abrangem áreas tão diversas como a saúde mental, o empreendedorismo, a inovação e a competitividade. No eixo da Educação para a Inovação e Empreendedorismo, destacam-se, entre outros, projetos como, a promoção da literacia financeira, os projetos empreendedores e os projetos elaborados em articulação com outras Instituições e entidades (empresas, universidades).
Ler mais