Os nossos amigos gregos puderam conhecer a nossa escola e o seu funcionamento. Estiveram presentes em algumas aulas e participaram num workshop denominado “Ioga do Riso”, orientado pela Animadora Sociocultural, Ângela Rodrigues.
Ler maisO tema, absolutamente atual, impôs um diálogo constante e uma partilha das dinâmicas utilizadas nas várias escolas, onde a existência crescente de alunos migrantes se faz sentir. É indiscutível a premência do tema e, por isso, foi para todos uma formação inolvidável, que nos deixou com vontade de aprender mais, para fazer melhor pela sociedade que muda a um ritmo alucinante.
Ler maisA sessão contou com o jornalista e crítico de cinema, Rui Tendinha e com os realizadores dos filmes galardoados.
Esta sessão permitiu estreitar a relação entre professores e alunos na realização de futuros trabalhos com a possibilidade de serem apresentados em concursos cinematográficos, nacionais ou internacionais.
Desafiados pela professora a descrever animais à semelhança de Odjaki, os estudantes deram asas à imaginação e descreveram animais à sua escolha, que expuseram no corredor central da escola.
Ler mais"Foi a nossa primeira vez a realizar uma prova destas e gostámos da experiência. A princípio estávamos nervosos, mas quando a prova começou os nervos desapareceram, a prova não era muito difícil, porém foi interessante prepararmo-nos para a sua realização. As notas foram bastante satisfatórias."
Ler maisA atividade envolveu a ida à da Casa das Artes onde pudemos assistir à representação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pela companhia “AGON / Momento - Artistas Independentes”.
Ler maisTemos tempos para estudo autónomo, para trabalho em projetos, para a matemática coletiva, para o trabalho de texto, para os grupos interativos, as tertúlias dialógicas e para o desenvolvimento de competências digitais e robótica. A sala está organizada em grupos de trabalho heterogéneos e em cada mesa há tutores.
Ler maisO nome já diz tudo: foi uma tarde aconchegante, onde a paixão pela leitura se fundiu com a arte de degustar um chá e saborear uma fatia de bolo. Entre as páginas dos livros e as vozes dos seus leitores, fomos transportados para diferentes mundos e realidades. Enquanto a leitura em inglês fluía sem obstáculos, as conversas paralelas revelavam uma mistura de sotaques e culturas, unidas pelo amor comum à leitura.
Ler maisNa primeira sessão, direcionada para os alunos do segundo ano dos Cursos Profissionais, focaram-se os aspetos relativos aos estágios académicos e à importância do cumprimento das regras da higiene e da segurança no trabalho.
As sessões de 28 de fevereiro e de 5 de março foram dirigidas aos alunos do terceiro ano e visaram, sobretudo, a preparação para os estágios curriculares/profissionais.
As dinâmicas proporcionaram diversas formas de interação com os livros, incluindo leitura expressiva, dramatização e pintura/ilustração das histórias. No pré-escolar, os pais foram convidados a explorar obras como "De que cor é um beijinho?", "Mamã, de que cor são os beijos?", "O Sapo Apaixonado" e "O Cuquedo e um amor que mete medo". No 1.º ciclo, a leitura da obra "De que cor é um beijinho?" foi realizada pela professora bibliotecária com a colaboração da professora titular.
Ler maisEste ano, o tema escolhido foi a Vespa Velutina, uma preocupação crescente para a segurança pública. Embora não seja mais agressiva do que outras espécies de vespas, esta espécie reage de forma bastante agressiva quando os seus ninhos são ameaçados. Durante a sessão, os alunos do 1.º Q e 2.º Q do curso profissional de Técnico de Proteção Civil tiveram a oportunidade de explorar diversos aspetos desta espécie invasora.
Ler maisCom o apoio incondicional da Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial, que organizou e dinamizou a sessão, foi ao encontro das necessidades manifestadas pelas famílias. Contou um elevado número de famílias presentes e com a representatividade da Associação de Pais da ESCCB e da APEEEB 2,3 Júlio Brandão, que contribuíram para a divulgação desta sessão. Teve a colaboração da Biblioteca escolar do AECCB.
Ler mais