Dando vida ao texto e às personagens e valorizando a arte dramática, a adaptação livre da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen foi, pois, um recurso valiosíssimo e privilegiado para consolidar e complementar o estudo do conto O Cavaleiro da Dinamarca.
Ler maisNo âmbito do estudo da obra Os Lusíadas, na aula de Português, os alunos do 9º ano rumaram ao Porto para visitarem o Museu dos Descobrimentos - World of Discoveries.
Ler maisNo dia 19 de janeiro, realizou-se a primeira fase na Didáxis, com a participação de 128 alunos. O sucesso desta atividade só foi possível graças à colaboração de todos! A Didáxis agradece à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e à Associação Portuguesa de Busca e Salvamento que foram fantásticos no apoio logístico e operacional demonstrados.
Ler maisPara além disso, posso fazer visitas de estudo nas quais tenho a oportunidade de conhecer locais, mais ou menos próximos, que de outra forma não conheceria.
Ler maisO AEG pela sua dinâmica avançada participa também ativamente nos eventos da Junta de Freguesia, como a presença nas mostras comunitárias, arranjos nas arvores de natal e carro das flores, entre outras.
Ler maisAo unir esforços, essas entidades proporcionam experiências enriquecedoras aos alunos, promovendo a preservação e valorização da cultura local, fomentando o acesso a recursos, eventos culturais, palestras e programas extracurriculares.
Ler maisO público-alvo, deste Programa, são os alunos do 1º ciclo e divide-se em duas partes: a primeira desenrola-se em contexto de sala de aula onde o técnico do município explora, através de uma grande maleta pedagógica, a história do museu a visitar suscitando a curiosidade e o interesse dos alunos; na segunda parte é realizada a visita ao museu aonde, os alunos, relembram e vibram “in-Loco” a história ouvida, na sala de aula, através da maleta.
Ler maisUm povo sem identidade e que não protege o seu património será um povo sem memória histórica e com um futuro cada vez mais nebuloso vazio e sem referências. Por isso conservar a identidade e a memória histórica através da preservação do património existente é imperioso.
Temos vários exemplos de património histórico no concelho de Famalicão sendo um deles o mosteiro de São Salvador de Arnoso, em Arnoso.
O uso (excessivo) da tecnologia, redes sociais, jogos e o impacto
que estas novas dependências causam no desenvolvimento integral das
crianças e jovens é o mote para mais uma sessão do VI Ciclo de
Conferências em Educação, a realizar sábado, dia 17 de fevereiro, às
09H30 horas, no Auditório da Universidade Lusíada em Famalicão.
O Lusíada Open Day permitirá aos futuros alunos universitários a oportunidade de esclarecer os diversos contextos de formação e de desenvolvimento dos cursos ministrados na Universidade, bem como escolherem o caminho de estudo que melhor se adapta às suas próprias ideias e interesses. Ao longo do dia, a comunidade académica responsável pela organização do Lusíada Open Day mediará uma variedade de atividades diferenciadas, nomeadamente palestras, seminários, ateliês, concertos de música, jogos, simulações, trabalhos de laboratório, workshops ou sessões informativas, orientados para os programas de estudo que a Universidade oferece.
Ler mais
A Diretora do Agrupamento, Drª
Helena Pereira, destacou e parabenizou o enorme trabalho que desenvolvem os
alunos, os seus pais e os seus professores, pois só com este trabalho conjunto
os alunos conseguem chegar à excelência. Informou também que estão a aumentar
os alunos agraciados, o que muito orgulha a Escola. Também o Senhor Vereador Augusto
Lima deu os parabéns a todos os presentes e a toda a comunidade escolar pelo
excelente trabalho que a D. Sancho tem feito.
Mais contextualizados, os alunos foram desafiados a construir reproduções de edifícios industriais têxteis, característicos do séc. XIX. Daí resultaram três dezenas de maquetes que foram expostas no hall da escola e depois passaram para o MIT, onde vai permanecer até final de janeiro de 2024.
Ler mais