Funcionários e alunos a dar aulas, professores e alunos a fazer a limpeza das salas, saudação matinal com “Boa noite” foram alguns dos exemplos que serviram para alterar a rotina do dia a dia, libertar a mente da normalidade e ajudar a combater o medo da mudança.
Ler maisA acreditação com o Selo de Qualidade vai além do reconhecimento; é a validação do empenho do Agrupamento de Escolas Terras do Ave em proporcionar experiências significativas e de qualidade, agora, também, no âmbito da solidariedade.
Ler maisPara estas visitas, os alunos preparam um conjunto de atividades que tem como intuito criar laços, partilhar momentos de alegria e diversão, ao mesmo tempo que se trabalha a estimulação cognitiva e a atividade física dos idosos. Como forma de agradecimento perante a forma calorosa como são sempre recebidos e acolhidos, estes alunos prepararam um pequeno miminho aos idosos. Foi com muita alegria, manifesta até em algumas lágrimas, que foram recebidas estas lembranças.
Ler maisOs nossos amigos gregos puderam conhecer a nossa escola e o seu funcionamento. Estiveram presentes em algumas aulas e participaram num workshop denominado “Ioga do Riso”, orientado pela Animadora Sociocultural, Ângela Rodrigues.
Ler maisO tema, absolutamente atual, impôs um diálogo constante e uma partilha das dinâmicas utilizadas nas várias escolas, onde a existência crescente de alunos migrantes se faz sentir. É indiscutível a premência do tema e, por isso, foi para todos uma formação inolvidável, que nos deixou com vontade de aprender mais, para fazer melhor pela sociedade que muda a um ritmo alucinante.
Ler maisA sessão contou com o jornalista e crítico de cinema, Rui Tendinha e com os realizadores dos filmes galardoados.
Esta sessão permitiu estreitar a relação entre professores e alunos na realização de futuros trabalhos com a possibilidade de serem apresentados em concursos cinematográficos, nacionais ou internacionais.
Desafiados pela professora a descrever animais à semelhança de Odjaki, os estudantes deram asas à imaginação e descreveram animais à sua escolha, que expuseram no corredor central da escola.
Ler mais"Foi a nossa primeira vez a realizar uma prova destas e gostámos da experiência. A princípio estávamos nervosos, mas quando a prova começou os nervos desapareceram, a prova não era muito difícil, porém foi interessante prepararmo-nos para a sua realização. As notas foram bastante satisfatórias."
Ler maisA atividade envolveu a ida à da Casa das Artes onde pudemos assistir à representação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pela companhia “AGON / Momento - Artistas Independentes”.
Ler maisTemos tempos para estudo autónomo, para trabalho em projetos, para a matemática coletiva, para o trabalho de texto, para os grupos interativos, as tertúlias dialógicas e para o desenvolvimento de competências digitais e robótica. A sala está organizada em grupos de trabalho heterogéneos e em cada mesa há tutores.
Ler maisO nome já diz tudo: foi uma tarde aconchegante, onde a paixão pela leitura se fundiu com a arte de degustar um chá e saborear uma fatia de bolo. Entre as páginas dos livros e as vozes dos seus leitores, fomos transportados para diferentes mundos e realidades. Enquanto a leitura em inglês fluía sem obstáculos, as conversas paralelas revelavam uma mistura de sotaques e culturas, unidas pelo amor comum à leitura.
Ler maisNa primeira sessão, direcionada para os alunos do segundo ano dos Cursos Profissionais, focaram-se os aspetos relativos aos estágios académicos e à importância do cumprimento das regras da higiene e da segurança no trabalho.
As sessões de 28 de fevereiro e de 5 de março foram dirigidas aos alunos do terceiro ano e visaram, sobretudo, a preparação para os estágios curriculares/profissionais.