A intervenção em pequenos grupos é uma intervenção que surge com base na avaliação inicial do projeto Do Falar ao Ler. Esta avaliação inicial foi realizada em outubro de 2023 a realizada com 584 crianças, de 5 anos de idade e que frequentam as diversas instituições educativas do pré-escolar do concelho. Desta avaliação inicial identificaram-se 309 crianças que se encontram abaixo do esperado para a sua faixa etária e que devem beneficiar de sessões de estimulação nas áreas abaixo do esperado.
Ler maisCom estas honrosas distinções estes alunos chegaram às finais
desta competição de inegável prestígio internacional, com um Golden Pass
para todos os alunos que se destacaram até ao 6º lugar, que se vai
realizar em Miami, Estados Unidos da América, entre 25 e 28 de abril
deste ano.
Uma vez mais e com muito orgulho, o nome do Município
de Famalicão foi elevado bem alto com este reconhecimento internacional
na Arte da Dança, estando a qualidade deste trabalho entre as maiores
escolas a nível internacional, como se tem comprovado ao longo destes
anos.
Este Concurso contou com uma ampla participação das Escolas
do Concelho de Famalicão, designadamente os Agrupamentos de Escolas
Camilo Castelo Branco, D. Sancho I, Ribeirão e Terras do Ave, tendo os
mesmos apresentado, através dos seus alunos e com a colaboração dos
Professores, 42 trabalhos a concurso, individuais e em grupo, nas
modalidades Imagem e Instalação, envolvendo mais de 150 alunos.
O
Prémio, na modalidade Imagem, foi atribuído às alunas Matilde Moreira
Mendes e Maria Gomes Santos, do 10º ano, Turma H, da Escola Secundária
Camilo Castelo Branco, que estão de parabéns pela participação e por
este reconhecimento. O trabalho premiado, intitulado “The art of
breathing”, utiliza como materiais uma TAC do tórax lombar, guache,
brilhantes e K-line, com recurso às técnicas da pintura, recorte,
colagem e aplicação de strass.
Apoio municipal por projeto pode ir até aos 1500 euros
Ler maisDando vida ao texto e às personagens e valorizando a arte dramática, a adaptação livre da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen foi, pois, um recurso valiosíssimo e privilegiado para consolidar e complementar o estudo do conto O Cavaleiro da Dinamarca.
Ler maisNo âmbito do estudo da obra Os Lusíadas, na aula de Português, os alunos do 9º ano rumaram ao Porto para visitarem o Museu dos Descobrimentos - World of Discoveries.
Ler maisNo dia 19 de janeiro, realizou-se a primeira fase na Didáxis, com a participação de 128 alunos. O sucesso desta atividade só foi possível graças à colaboração de todos! A Didáxis agradece à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e à Associação Portuguesa de Busca e Salvamento que foram fantásticos no apoio logístico e operacional demonstrados.
Ler maisPara além disso, posso fazer visitas de estudo nas quais tenho a oportunidade de conhecer locais, mais ou menos próximos, que de outra forma não conheceria.
Ler maisO AEG pela sua dinâmica avançada participa também ativamente nos eventos da Junta de Freguesia, como a presença nas mostras comunitárias, arranjos nas arvores de natal e carro das flores, entre outras.
Ler maisAo unir esforços, essas entidades proporcionam experiências enriquecedoras aos alunos, promovendo a preservação e valorização da cultura local, fomentando o acesso a recursos, eventos culturais, palestras e programas extracurriculares.
Ler maisO público-alvo, deste Programa, são os alunos do 1º ciclo e divide-se em duas partes: a primeira desenrola-se em contexto de sala de aula onde o técnico do município explora, através de uma grande maleta pedagógica, a história do museu a visitar suscitando a curiosidade e o interesse dos alunos; na segunda parte é realizada a visita ao museu aonde, os alunos, relembram e vibram “in-Loco” a história ouvida, na sala de aula, através da maleta.
Ler maisUm povo sem identidade e que não protege o seu património será um povo sem memória histórica e com um futuro cada vez mais nebuloso vazio e sem referências. Por isso conservar a identidade e a memória histórica através da preservação do património existente é imperioso.
Temos vários exemplos de património histórico no concelho de Famalicão sendo um deles o mosteiro de São Salvador de Arnoso, em Arnoso.