Foi este o mote para mais uma sessão do Ciclo de Conferências Educação para dar a conhecer ao território as respostas existentes, como desenvolvem o seu trabalho de capacitação e como articulam para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
Ler maisAté hoje, dia 18, serão perto de 1200 os alunos que vão ter a oportunidade de conhecer melhor a oferta formativa, as principais disciplinas e as saídas profissionais dos 15 agrupamentos de escola, escolas profissionais, estabelecimentos de ensino particular e artístico do concelho.
Ler maisO MyMachine tem, segundo o vereador uma “grande capacidade apelativa”, porque não se põe as crianças “a pensar em teorias ou em teses”, mas “a pensar em casos concretos”. Por outro lado, aponta que “os projetos resultam em contributos comunitários mais do que resposta a problemas individuais”. “Vemos crianças que não ficam apenas a olhar para o seu problema, mas desenvolvem uma consciência do interesse da comunidade”, acrescenta.
De salientar que este programa chega a todos os agrupamentos de escolas, e envolve todas as escolas profissionais.
As crianças dos 3º anos de escolaridade são os “engenheiros” do projeto “MyMachine”, identificando um problema e desenhando uma máquina para o resolver.
Fora da sala também se aprende muito…fomos, como sempre, muito bem recebidos na Escola de Hotelaria e Turismo, ficando a conhecer que ofertas existem para prosseguir os estudos na área. Passamos pelo renovado mercado do Bolhão, e, já em Vila Nova de Gaia, fizemos uma visita guiada às Caves Fonseca, e aprendemos sobre o vinho do Porto. Fomos ao WOW e ao cais de Gaia.
Ler maisA Ana teve a oportunidade de participar em duas palestras introdutórias: Do infinitamente grande ao infinitamente pequeno e Física de Partículas, aceleradores e detetores, participar numa sessão experimental: análise de acontecimentos (com dados do CERN), para terminar o dia com a participação numa videoconferência: discussão dos resultados (moderada pelo CERN).
Ler maisNo dia 8 de março, algumas turmas do ensino secundário da Didáxis visitaram a Qualifica, feira de educação, formação, juventude e emprego. Os alunos, que pretendem prosseguir estudos, puderam conhecer toda a oferta formativa relativa ao ensino superior, em Portugal e em alguns países da união europeia, para além de terem usufruído de momentos de convívio e lazer entre colegas e professores.
O Departamento de Ciências Humanas e Sociais, no âmbito do Plano Anual de Atividades, por iniciativa do grupo de Educação Moral e Religiosa da Escola Básica de Ribeirão, preparou a atividade “Reviver as Tradições – Mesas de Páscoa” que envolveu toda a comunidade educativa, com o objetivo de desenvolver o espírito de partilha e de solidariedade, bem como promover o conhecimento das tradições locais.
Ler maisNos espaços exteriores do recinto escolar, estavam montados os stands de exposições dos estabelecimentos de ensino pertencentes ao Agrupamento (jardins de infância e Escolas do 1º ciclo) e das várias áreas disciplinares do 2º e 3º ciclo. As Associações de Pais também colaboraram intensamente, sobretudo com um stand que servia produtos da área alimentar. Os alunos do Projeto Apadrinhamento estiveram presentes desde o primeiro momento. Todas as atividades contaram com a colaboração de um elevado número de alunos, educadoras, professores e assistentes operacionais, que tornaram possível a concretização deste vasto programa.
Ler maisConsiderado o maior evento de robótica educativa do mundo, promovido pelo Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade do Minho e a botnroll.com, realizou-se no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, nos dias 21, 22 e 23 de março, com entrada livre para o público poder assistir às várias provas.
Ler maisA Feira teve a participação de mais de 500 pessoas entre alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação que ajudaram a que o projeto fosse um sucesso. No final, percebemos que este projeto foi muito mais do que uma questão de sustentabilidade ecológica. Foi valorizar o respeito pela solidariedade para com os outros, foi partilha, cooperação, colaboração, foi tomar iniciativa e ser empreendedor, foi adequar comportamentos em contextos, foi responsabilidade, foi trabalhar em conjunto para um bem comum. E neste capítulo não posso ficar mais orgulhosa dos 23 alunos que tenho, pois foram simplesmente incríveis!!!
Ler maisDepois de uma manhã de provas disputadíssimas, com participantes de 37 escolas/AE, e onde a competição saudável esteve sempre presente, os nossos alunos brilharam com 7 subidas ao pódio, totalizando 3 primeiros lugares, 3 segundos lugares e 1 terceiro lugar.
Dos alunos medalhados, 2 ficaram apurados para a fase nacional do Projeto Mega Sprinter, um deles no Mega Sprint e no Mega Salto (iniciado masculino) e outro no Mega Salto (infantil B feminino).
A iniciativa visa unir todo o país na criação de um mural digital colaborativo, utilizando desenhos e textos feitos com o modelo exato do lápis azul, usado pela censura durante o estado novo.
O lápis azul foi transformado, pelos nossos alunos, num novo símbolo de expressão da liberdade.
A frase "A minha liberdade é de todos", destaca a importância da liberdade individual e do movimento coletivo e serviu de base para expressões individuais de liberdade.