Este ano a aluna Lara Fernandes do 9º 3, direcionou o seu Projeto de Desenvolvimento da Autonomia e Responsabilidade da Aluna (PARA), no âmbito da descoberta do modelo de formação do Ensino Profissional. Desta forma, em colaboração com o diretor de turma e a psicóloga, esta aluna conseguiu motivar a turma para a visita à Escola Profissional FORAVE. Esta deslocação ocorreu no passado dia 21 de maio.
Ler maisA turma do 9.3. ofereceu um conjunto de livros à biblioteca do AEG e que constituíam parte do prémio que alcançaram no concurso “25 de Abril - 50 anos de liberdade e democracia - um conto, uma ilustração”, lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do programa educativo e cultural municipal “De Famalicão para o Mundo”.
Ler maisAs inúmeras e variadas iniciativas específicas implementadas pelo município como Cidade Educadora procuram alcançar os objetivos propostos e os princípios orientadores tais como a promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades, da justiça social, da democracia participativa e o trabalho colaborativo com a sociedade civil.
Todos estes procedimentos carecem de uma observação conjunta e constante pois a Cidade Educadora assenta também na melhoria contínua.
E agora, como brincamos com os nossos filhos ou alunos? Brincar é um veículo para aprender, crianças aborrecidas não aprendem bem! Brincar é essencial para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional, da linguagem e da criatividade. E tão importante como brincar, é o papel do adulto na brincadeira, o seu envolvimento ou participação e a necessidade de estar disponível.
Ler maisO BGREEN pretende sensibilizar para a importância da ação do Ser
Humano na Natureza e do seu impacto positivo ou negativo. “What goes
around comes around” pretende, por um lado alertar para os
comportamentos negativos que o Ser Humano adota na gestão dos recursos
naturais e na sua relação com o Planeta, mas também pretende trazer a
Esperança associada à adoção de comportamentos positivos e inovadores
que podem ser soluções no combate aos desafios ecológicos que
enfrentamos nos dias de hoje.
Durante esta semana estas equipas
finalistas terão oportunidade de usufruir de um programa ecológico,
pedagógico e cultural, que consiste em visitas às cidades da região,
realização de workshops sobre Ecologia Integral e Comunicação
Audiovisual e também a participação num "Eco-Trilho".
“Satisfeito” com este processo, o presidente da autarquia, Mário
Passos, fala numa intervenção “há muito reclamada e que faz justiça ao
papel transformador que esta escola teve e continua a ter na vida da
comunidade”.
“É um projeto que vai permitir que esta escola cresça,
tornando-a mais moderna, inovadora, tecnológica e inclusiva e com todas
as condições para fazer frente aos desafios de futuro”, referiu o edil
que participou na cerimónia de assinatura dos contratos relativos às
intervenções financiadas pelo PRR, ao abrigo do concurso “Programa de
Recuperação/ Reabilitação de Escolas – Modernização dos estabelecimentos
públicos de ensino do 2º e 3º ciclos e secundário”, na sede da CCDR
Norte e que será presidida pelo Ministro Adjunto e da Coesão
Territorial, Manuel Castro Almeida.
A iniciativa desafiou os conhecimentos de aritmética mental dos
estudantes de Vila Nova de Famalicão. O campeonato envolveu 8
Municípios, 31 Agrupamentos de Escolas e 3559 alunos, que completaram
mais de 77 mil jogos.
Vila Nova de Famalicão destacou-se como o
Município com maior participação, com 1152 alunos de 7 Agrupamentos de
Escolas. Alguns alunos obtiveram excelentes resultados, posicionando-se
entre os primeiros 10 lugares do ranking.
O congresso, que tinha como tema a “Sustentabilidade, Inovação e
Inclusão na cidade Educadora: transformando o presente”, debateu
propostas e programas de experiências implementadas nos diferentes
territórios e que vão de encontro aos princípios de ação das Cidades
Educadoras, como são exemplo os programas municipais “Famalicão:
Educação ambiental, território educador e sustentável” e a iniciativa
implementada pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco “ODS
Famalicão: Juntos mudamos o mundo”, apresentados no congresso como ações
de boas práticas no território e de reconhecimento das políticas de
educação ambiental, desenvolvidas junto da comunidade, nomeadamente
crianças e público escolar.
“Demos exemplos de boas práticas e dos resultados que estes
programas têm conseguido atingir junto do publico mais jovem e de como a
educação nas escolas pode ser verdadeiramente transformadora nesta
preocupação com a sustentabilidade, seja ela ambiental, social,
tecnológica ou económica” refere o vereador da Educação, Augusto Lima,
que representou o município.
Destaque para os alunos do ensino secundário do AE Padre Benjamim
Salgado que apresentaram um número assinalável de projetos, nada mais do
que 10, num total de mais de 150, o que denota bem a dinâmica deste
agrupamento escolar nas áreas temáticas da química, economia circular,
sustentabilidade, entre outras.
"Kombushoes", "Plástico
Amidável", "Pure Visionary Creations", "Kit Solar", "Biocouro",
"Bioplásticos", "Biopomada Anestesiante", "Ecotex", "Vestir o futuro
verde" e "Influência da alimentação em galinhas poedeiras" dão nome a
estes dez magníficos projetos.
Neste contexto o Pacto para as Competências Digitais, elaborado
pela autarquia em parceria com o IEFP, o CESAE Digital, a ACIF, o IPCA, a
CESPU, o CITEVE e quase duas dezenas de empresas do concelho, será um
programa que resulta de uma auscultação prévia das necessidades das
empresas.
“É um bom exemplo do compromisso destas entidades para com
o território, que de uma forma articulada, apostam na área da formação
que hoje é fundamental para as empresas do concelho que incorporam cada
vez mais tecnologia, investigação e desenvolvimento no que produzem”,
aponta o Presidente da Câmara Mário Passos.
O autarca salientou ainda
que a iniciativa é o cumprir das políticas municipais de promoção da
qualificação e aprendizagem ao longo da vida.
Uma das bolsas foi atribuída à jovem Paula Azevedo Cordeiro,
residente em Calendário, que lhe permitirá a realização de um estágio
internacional na Embaixada de Portugal, em Seul, Coreia do Sul.
A
outra bolsa, também num contexto de Estágio Internacional, permitirá a
Margarida Magalhães, de Lousado, realizar trabalho durante 3 meses, na
Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Uma das bolsas foi atribuída à jovem Paula Azevedo Cordeiro,
residente em Calendário, que lhe permitirá a realização de um estágio
internacional na Embaixada de Portugal, em Seul, Coreia do Sul.
A
outra bolsa, também num contexto de Estágio Internacional, permitirá a
Margarida Magalhães, de Lousado, realizar trabalho durante 3 meses, na
Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque.