A Câmara Municipal de Famalicão promoveu a Universidade de Verão 2024, em colaboração com as instituições de ensino pós-secundário e superior, a Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal, a Escola Profissional Forave e o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
Ler maisCom uma componente bastante prática, foram abordadas estratégias, metodologias, auxiliares físicos de apoio, avaliações diferenciadas e trabalho especializado. Cada aluno é único e faz parte do papel do professor chegar a todos.
Nenhuma barreira deve ser tolerada no acesso a uma aprendizagem de sucesso!
Esta formação resulta da parceria entre município, CESPU, Centro de formação da Associar de Escolas de Famalicão e AE Camilo Castelo Branco no âmbito do VII encontro de partilha em Inclusão.
A iniciativa tem como objetivo promover a (re)qualificação de competências digitais entre os residentes e/ou ativos empregados e desempregados no Município de Vila Nova de Famalicão, capacitando-os para os desafios do mercado de trabalho atual e futuro, fomentar a integração das tecnologias digitais nas empresas locais, através da formação e atualização dos seus colaboradores assim como, estimular a criação de um ecossistema digital dinâmico e inovador no Município de Vila Nova de Famalicão, impulsionando o desenvolvimento económico e social.
Ler maisOs alunos das turmas do Curso Técnico de Desporto e dos Cursos
Cientifico-Humanísticos (Ciências e Tecnologias, Ciências
Socioeconómicas e Línguas e Humanidades), entregaram na HumanitAVE o
valor de 500€.
Obrigado à Raquel e ao Tiago por nos receberem tão bem e partilharem este projeto fantástico connosco!
Promovida no âmbito do projeto DAC da turma 8.1, os alunos do 7º e 8º anos assistiram à palestra realizada pelo Centro de Recolha Animal de Famalicão (CROA), na qual puderam ouvir relatos sobre regates de animais domésticos e selvagens e sobre a importância da preservação da biodiversidade e dos cuidados aos animais de companhia.
Ler maisO Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel da Didáxis esteve
presente na 8.ª Descida Mais Louca de Famalicão com dois carrinhos.
No final, ainda fomos premiados na categoria "Prémio Espírito Louco Mais Louco Não Há".
Primeiramente, a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do pensamento crítico. Ao promover o debate, a análise de diferentes perspetivas e o questionamento de ideias preconcebidas, a educação escolar incentiva os alunos a refletirem sobre o mundo ao seu redor de maneira informada e responsável. Essa capacidade crítica é fundamental para a prática da cidadania democrática, pois permite que os cidadãos tomem decisões informadas e participem ativamente nos processos políticos e sociais.
Ler maisEntre os dias 17 e 23 de junho de 2024, os alunos do 9º ano da Escola de Gondifelos participaram de uma enriquecedora visita de estudo a Paris, Mont Saint-Michel, Chambord e Futuroscope, organizada no âmbito da disciplina de Francês.
Ler maisA Câmara Municipal de Famalicão trouxe à escola uma exposição subordinada ao tema" Expressa-te pela Europa", para comemoração do Dia da Europa e aludindo às eleições para o Parlamento Europeu. Este repto, lançado à rede de Clubes Europeus do Concelho, resultou em vários cartazes produzidos por diversos Agrupamentos.
Ler maisO projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros, dentro do recinto escolar e as pinturas enquadram-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”.
Todos mostraram um grande interesse e entusiasmo em “abraçar” este projeto pelo que não hesitaram em aceitar o desafio.
Depois de um ano de bastante trabalho, um par das últimas aulas foram ocupadas com atividades que ora apelavam ao trabalho em equipa e à resolução de problemas ora aliavam o domínio da língua inglesa e dos conteúdos lecionados à destreza física.
Ambas decorreram no exterior: a primeira ocupada com uma espécie de scavenger hunt e a segunda que aliou jogos tradicionais (three-legged race, sack race e jump rope) à revisão de conteúdos associados à obra de leitura extensiva trabalhada no segundo período: Anne of Green Gables no caso das turmas do oitavo ano e An Enola Holmes Mystery nas do nono.
Este momento foi especial na vida dos estudantes! Volvidos vários anos de formação e de camaradagem no Agrupamento, as emoções ficaram à flor da pele: um misto de nostalgia e alegria, de recordações e novas experiências.
Foi um momento de partilha de memórias: brincadeiras dos recreios, visitas de estudo, colegas que deixaram a turma, professores ao longo do percurso escolar….
O jantar de finalistas e o baile constituíram o ponto alto desta festa. As indumentárias elegantes e as danças animadas ao som da música foram contributos para esta noite mágica.