Vânia Lemos, professora titular da turma, levou à letra o provérbio “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” e convidou três pessoas da comunidade para explicarem às crianças como eram as suas vidas antes da Revolução dos Cravos.
Foi uma conversa esclarecedora e emocionante. Diego Silva, aluno interveniente, referiu que gostou muito de ouvir as histórias verdadeiras e destacou a “generosidade das pessoas que não se importaram de contar como viviam durante a ditadura”.
Nesta semana foi realizada a Feira do Livro, workshops de marcadores de livros, momentos de leitura sobre o 25 de Abril, o Concurso de Leitura Expressiva em Português, Inglês e Francês, que envolveu os alunos de todos os anos de escolaridade e um momento de poesia partilhada entre os alunos do Clube de Leitura e os alunos Erasmus, em Espanhol e Croata, que se revestiu grande empatia e compreensão, pois uma boa leitura e prestação musical têm caráter universal.
Ler maisA parceria do Agrupamento de Escolas de Gondifelos com o Observatório da Vida das Escolas (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) iniciou-se no ano letivo transato. Esta parceria tem como objetivo promover o diálogo e o trabalho entre as duas entidades para melhorar a qualidade do serviço educativo prestado, em especial no âmbito das estratégias de trabalho colaborativo.
Ler maisNo dia 22 participaram numa ação de capacitação para charcos pedagógicos dinamizada pelo Centro de Ciência Viva de Braga. No dia 23, realizaram uma caminhada pela ciclovia até à Quinta da D. Vânia que fica em Gondifelos onde fizeram uma visita à exploração agropecuária da D. Vânia, conduzida por ela e pelos veterinários que lá prestam serviços. No dia 24, foram visitar as Hortas Urbanas de Vila Nova de Famalicão.
Ler maisNeste dia, os parceiros do Agrupamento foram convidados a mostrar o seu trabalho e a promover a sua atividade. Estiveram presentes várias entidades que muito enriqueceram este dia de festa. Foi o caso Da Academia Musical de Viatodos, da Fértil Cultural, da Na-Dança, da Associação Desportiva de Gondifelos, do DragonClub, do grupo de Cavaquinhos dos Bombeiros Voluntários de Viatodos e da Gindança.
Ler mais"No entanto, creio que se chegou ao ponto de rutura em que precisamos de ser todos, em particular os professores (e nenhum pode ficar para trás), mas também o resto da sociedade, incluindo pais e ensino superior, a perceber que, cruzando educação, cultura e ciência, saber e saber fazer, temos que nos focar na formação de indivíduos que, nestas condições de diversidade do mundo, de mudança constante e de incerteza do amanhã, sejam autónomos e críticos, capazes de recolher e analisar informação e, com ela construir, de produzir novo conhecimento, sendo criativos e interventivos."
Ler maisNum auditório lotado, foram discutidos os desafios que as mais recentes inovações tecnológicas representam para o campo da educação, uma vez que a Inteligência Artificial já está presente no dia a dia das escolas. Os palestrantes abordaram temas como sistemas tutores inteligentes, assistentes pessoais de aprendizagem e a personalização do processo de ensino/aprendizagem. Considerou-se que a escola do futuro será personalizada, graças à inteligência artificial.
Ler maisA exposição, dinamizada pelo bibliotecário Hilário Pereira e organizada através do projeto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo”, faz parte do plano de atividades das Comemorações Municipais 50 Anos 25 de Abril e retrata o período histórico da Revolução de Abril de 1974, através de uma seleção de recortes de imprensa, fotografias, vários documentos escritos, iconográficos e vídeos, articulando a História Local com a Nacional, em 8 painéis.
O objetivo central da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) é capacitar os adultos, tornando-os mais competentes, autónomos e capazes de reivindicar os seus direitos, bem como mais cultos e merecedores de uma vida digna. Como agentes ativos neste processo educativo e formativo, devemos, através das nossas práticas pedagógicas centradas no adulto em situação, prepará-los para se orientarem no mundo, desconstruindo ideologias e promovendo o bem comum. É fundamental que estejam atentos às questões atuais, como a defesa do meio ambiente e a luta contra a discriminação, assumindo um papel proativo numa cidadania ativa que promova o seu bem-estar e o das gerações futuras. Esta abordagem deve basear-se em compreender o passado, agir no presente e preparar um futuro que se apoie numa utopia que visa criar cidadãos conscientes para uma cidadania ativa, sem se limitar a qualificá-los para o mercado de trabalho.
Ler maisEste evento constitui um espaço de informação, reflexão e debate
sobre o papel que a Engenharia e as Tecnologias desempenham na sociedade
e destina-se a um público abrangente, contando com a participação de
empresários, autoridades governamentais locais, docentes,
investigadores, estudantes e do público em geral.
Durante a manhã
decorre a Mostra de Ciência e Tecnologia, Workshops e Visitas aos
Laboratórios, atividades lúdicas e interativas destinadas às Escolas
Secundárias e Profissionais, que visam a partilha de experiências e
conhecimentos e a promoção do interesse pelo estudo das áreas da Ciência
e da Tecnologia. Esta sessão contará com a presença da Vereação da
Educação e Ciência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A
tarde inicia-se com a sessão de abertura, que contará com a presença do
Reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins, do
Vice-Chanceler da Universidade Lusíada, António José Moreira, do Diretor
da Faculdade de Engenharias e Tecnologias, Rui Silva, e da Presidência
da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
“Se durante muito tempo o Ensino Profissional foi considerado o
parente pobre da Educação, hoje é visto como uma oportunidade”. A
convicção é de Amadeu Dinis, rosto da Escola Profissional CIOR, em Vila
Nova de Famalicão, e agora também o rosto da Associação Nacional de
Escolas Profissionais – a ANESPO.
O docente famalicense, que assumiu
a direção da CIOR em 1996, conhece a oferta educativa profissional como
ninguém e sabe bem o quanto esta tem sido fundamental para o
crescimento e desenvolvimento dos territórios.
“A escola não tem que
dar conteúdos, a escola tem que dar competências e da CIOR saem todos
os anos excelentes jovens, tão bem preparados para prosseguirem estudos
na universidade, como para ingressarem no mercado de trabalho e serem
excelentes profissionais”, garante.
Sessão de abertura da 14.ª edição da SEMANA DA LEITURA DAS BIBLIOTECAS DE FAMALICÃO, na escola sede do Agrupamento de Escolas Terras do Ave, em Pedome, com as presenças do Vereador da Educação e Ciência do Município de Vila Nova de Famalicão, Augusto Lima; do Diretor do Agrupamento de Escolas Terras do Ave, Alberto Costa; do Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, António Pires, e como "Madrinha" do evento, a autora da coleção "Os Primos", Mafalda Moutinho.
Ler mais