“É um processo que permite aos famalicenses aumentar as suas
qualificações, que muitas vezes são sinónimo de evolução na carreira
profissional e no projeto de vida” salientou o presidente de Câmara de
Famalicão, Mário Passos.
“A aprendizagem ao longo da vida e a
abertura ao conhecimento são fundamentais para o futuro e estes cerca de
200 famalicenses que aumentaram as suas qualificações são um bom
exemplo porque, ao melhorarem as competências, com mais qualificação,
qualificam ainda mais o território e esta vontade, estes números,
deixam-nos muito satisfeitos e orgulhosos” acrescentou o autarca.
Vila Nova de Famalicão apresentou no congresso experiências que têm vindo a ser desenvolvidas no território, que se enquadram nos três eixos em destaque: “Brincar nas cidades educadoras”, com as ações do ‘Crescer ativo em Vila Nova de Famalicão; Escola de Educação Rodoviária e My Machine - Concretizando ideias em realidade, iniciativas que foram selecionadas pela comissão científica do Congresso de entre mais de 150 experiências enviadas pelos municípios da Rede Territorial portuguesa das Cidades Portuguesas.
Ler maisPara assinalar a data, em Famalicão, um grupo de alunos vai estar no TEAR – Territórios Artísticos, na exposição sobre a indústria têxtil, projeto em articulação com o programa educativo e cultural «De Famalicão para o Mundo» e em visita ao museu ferroviário de Lousado.
As iniciativas terminam com a realização de mais uma sessão do V Ciclo de Conferências em Educação de Vila Nova de Famalicão, que tem como mote o Dia Internacional das Cidades Educadoras e a discussão do tema “Da Fábrica-Escola para uma Escola Viva”, com início pelas 21h00 e acontece no auditório da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, em Famalicão.
A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do site www.famalicaoeducativo.pt
As ações, totalmente gratuitas, vão decorrer uma vez por semana,
em horário pós-laboral, nas instalações das escolas secundárias Padre Benjamim Salgado e D. Sancho I.
A conferência “Da Fábrica-Escola para uma Escola Viva” tem
início pelas 21h00 e acontece no auditório da CESPU - Cooperativa de
Ensino Superior Politécnico e Universitário, em Famalicão.
A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do site www.famalicaoeducativo.pt.
http://www.famalicaoeducativo.pt/_boletim_da_educacao_n_466_2
Ler maisDestaca-se nesta edição sobre Inclusão e Equidade o projeto Do Falar ao Ler que se trata de um projeto de promoção da literacia, fomentando interações positivas, em idade pré-escolar, em torno da leitura de livros e que, por sua vez, são promotoras de hábitos de leitura ao longo da vida envolvendo uma equipa multidisciplinar que partilham conhecimentos procurando contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Em 2023/2024 está a ser implementado em todos os Jardins de Infância do Município de Vila Nova de Famalicão, envolvendo um total de 725 alunos finalistas da educação pré-escolar.
O seminário, que teve lugar na cidade de Vilnius, foi organizado no âmbito do Programa Erasmus+ e contou com a participação de representantes de instituições de vários países europeus.
Ler maisPara conseguir observar objetos e alguns pequenos seres que não são visíveis aos nossos olhos.
Ler maisEsta atividade, que decorreu no auditório da nossa escola, foi promovida pela DECO Jovem e desenvolvida no âmbito do Programa de Educação para a Saúde para assinalar o Dia Mundial da Alimentação.
Ler maisO mote lançado para este ano foi “Objetos redondos na prevenção”.
Ler maisEste projeto pretende, assim, promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores de aprendizagem diretamente relacionadas com atividades instrumentais da vida diária; Gestão/educação financeira; Educação ambiental (reduzir, reciclar e reutilizar); Fazer compras e preparar refeições; Costura e artesanato; Higiene e cuidado pessoal; Manutenção das tarefas domésticas e da casa.
Ler mais