«Sabemos da importância
do apoio, primeiro para as crianças e jovens, que mantêm a sua atividade
psicoterapêutica, com um acompanhamento especializado que em casa não
teriam, mas também para as famílias, que habitualmente não têm férias
por tanto tempo e que têm uma retaguarda de apoio», referiu o Presidente
da Câmara Municipal, Mário Passos.
Outra área crucial é o
compromisso com a sustentabilidade ambiental, demonstrado através da
participação constante no programa Eco-Escolas - os alunos lideram iniciativas
sustentáveis, contribuindo para uma comunidade escolar ecologicamente
responsável. A dimensão internacional não é esquecida, com o AEPBS a participar
ativamente em programas Erasmus – uma experiência enriquecedora que permite
mergulhar em diferentes culturas, promovendo a compreensão intercultural,
promovendo a cultura europeia e desenvolvendo uma mentalidade global.
A bandeira eco-escolas simboliza o empenho contínuo do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado em integrar a educação para a sustentabilidade no currículo escolar, bem como em implementar ações práticas e projetos educativos que promovam a consciência ecológica e a adoção de comportamentos sustentáveis.
Ler maisO ponto alto da celebração foi a projeção de uma viagem fotográfica pelos 40 anos de história da escola. As fotografias evocaram risos e recordações preciosas, capturando momentos marcantes e rostos que moldaram a comunidade escolar ao longo dos anos.
Ler maisA equipa PES e o grupo disciplinar de Educação Física organizaram a atividade “Danças Circulares”, que decorreu em todas as escolas do agrupamento. Dançando em círculo (símbolo do outubro rosa), pretendeu-se que todos se sentissem interligados pelas mãos e conectados pela harmonização com a música, fortalecendo valores como empatia e compreensão com todos os que vivem ou já viveram esta patologia.
Os alunos da escola D. Sancho I envolveram-se na construção do charco pedagógico com o apoio do Município de Famalicão e do Planetário - Casa da Ciência de Braga. Desde então, diversos alunos da escola têm participado em Workshops de monitorização da biodiversidade, onde se promovem também ações de Educação Ambiental.
Ler maisNa escola D. Sancho I, este projeto tem permitido apoiar os alunos do 7º ano, combatendo a exclusão e o insucesso académico. Os alunos mentores fornecem dicas e conselhos baseados na sua própria experiência, ajudam na organização dos materiais, acompanham os trabalhos de casa e explicam conteúdos programáticos das diferentes disciplinas.
Alguns dos mentorados são alunos estrangeiros que chegaram à escola com muitas lacunas na aprendizagem e, por vezes, com barreiras linguísticas. Assim, este projeto tem servido como mais um contributo na integração dos mesmos, complementando os diversos recursos educativos fornecidos pela escola.
Os alunos tiveram a oportunidade de participar nos “Cicli-Labs”, laboratórios colaborativos que constituíram espaços de diálogo entre cientistas, jovens, ativistas, agentes económicos e decisores políticos, sob a orientação das investigadoras da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, promotora do projeto.
Foram identificados e discutidos os maiores problemas ambientais observados no concelho de Vila Nova De Famalicão, e foram discutidas possíveis soluções para provocados pelas alterações climáticas.
Os projetos realizados no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento permitem criar condições e promover práticas pedagógicas democráticas, que permitam aos alunos assumirem novas responsabilidades e compromissos de participação social. Para decidirem o tema e o plano de ação dos seus projetos são dinamizadas assembleias de turma, onde os alunos são encorajados a apresentar propostas, defendê-las, discuti-las e adaptá-las.
Ler maisReconhecendo a relevância da mobilização da população para conseguirmos diminuir os valores do desperdício alimentar em contexto familiar, o AECCB desenvolveu o projeto less IS more, B Creative.
A parceria direta com o Município, a Rede de Museus e outros parceiros na Comunidade contribuem para a riqueza dos projetos e, muito, para o seu reconhecimento.
Ler maisA sessão 'Chegando à nossa reunião' enfatizou os valores europeus na educação e o 'Laboratório de Design de Campanha' gerou ideias para as eleições da UE, refletindo o compromisso com a aprendizagem colaborativa e criativa em prol de uma sociedade mais consciente e ativa.
Ler mais