A turma G6 do 2º ano da EB de Bairro aderiu ao desafio para elaborar o “Estendal dos Direitos da Criança”, desafio lançado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Famalicão.
Ler maisNo âmbito da nossa participação no International Collaboration – Video Campaign – 2023, recebemos a distinção do 3.º lugar a nível internacional de colaboração, com a Turquia e o Japão, na categoria de artigo entre os 11 – 14 anos. Foram 3 dias preenchidos de atividades múltiplas, transversais para os alunos e professores, que contribuíram para a evolução humanista das aprendizagens ao longo da vida, numa constante partilha de saberes.
Ler maisA “voz dos alunos” tem vindo a ser objeto de reflexão, nas Equipas Educativas do AE Terras do Ave, no sentido de melhorar e implementar práticas que desenvolvam nos alunos a comunicação e o espírito crítico, e promovam a cooperação e o exercício da cidadania
Ler maisA CEVE em colaboração com o INESC TEC desafiou os alunos e professores do AEG a participarem neste projeto. Conscientes de que a Energia e as Alterações Climáticas são temas atuais e que se interligam, a proposta foi aceite e ao longo dos meses de outubro e novembro foi realizada a primeira sessão de sensibilização junto dos alunos.
O PARA é uma estratégia de ação em modelo de projeto para universalizar a ensino da autonomia e responsabilidade dos alunos. Só uma escola participada e democrática em todas as dimensões pode aspirar a educar cidadãos conscientes das suas potencialidades de intervenção na melhoria da sociedade e do meio em que atua.
Reduzir a pegada ecológica é um desígnio premente para o presente e para as gerações futuras. As evidências das alterações climáticas e os impactos negativos da atividade humana sobre o meio ambiente são cada vez mais incontestáveis.
Ler maisO que acontece à escola quando desaprendemos a ver o mundo como uma máquina que controlamos e começamos a entendê-lo como um sistema vivo no qual participamos?”.
Ler maisNesta celebração, foram homenageados os talentosos estudantes que se destacaram pelo desempenho académico e/ou pelos valores, dedicação e conquistas desportivas ao longo do ano letivo referido.
Ler maisTudo começou em setembro, com uma parceria internacional, com o objetivo de ajudar crianças em Moçambique, através da venda/compra de um calendário, cujos fundos revertem para a aquisição de material escolar para essas crianças. O calendário chama-se Batik 2024 e é um calendário solidário. É uma obra de arte social desenvolvida pelos jesuítas portugueses.
Ler maisO projeto teve origem em 2019, sob a responsabilidade de Carolina Viana, docente de Português na E. B. Conde de Arnoso, e terminou em 2023, com a colaboração de treze docentes, como consta do documento apresentado ao Município.
Ler maisO espírito empreendedor dos alunos revelou-se na introdução de novos produtos na feira, especialmente na área da alimentação, com destaque para doces caseiros, bolos, pão de milho, entre outros. Este empenho tem vindo a caracterizar o evento ao longo do tempo.
Ler maisEsta sessão contou com a presença da Vereadora dos Pelouros da Família; Igualdade; Interculturalidade e Integração; Saúde; Segurança Rodoviária; Transportes e Mobilidade, Sofia Fernandes.
Ler mais