A universalização da participação ativa dos alunos e a corresponsabilização na tomada de decisões têm como primeira necessidade a promoção da autonomia e responsabilidade. Assim surgiu o Plano de desenvolvimento da Autonomia e Responsabilidade do Aluno (PARA) no ano letivo transato. O PARA é uma estratégia de ação em modelo de projeto para universalizar o ensino da autonomia e responsabilidade dos alunos.
Ler maisQuanto mais educação, conhecimento, capacidade crítica e argumentativa os atores sociais tiverem melhor será o enredo. Os cidadãos devem saber que o que ocorre no palco social é algo que os implica, que lhes diz respeito, que lhes cabe a eles fazer.
Ler maisNo âmbito do projeto “+ Inclusão/ Fora de Portas”, parceria entre A Oficina e a companhia Dançando com a Diferença – companhia inclusiva que integra diferentes públicos nas suas conhecidas performances de e para todos – foram realizadas duas sessões do “Endless”, no Grande Auditório Francisca Abreu (Centro Cultural Vila Flor).
A participação dos alunos, professores e pais na iniciativa ENTRE AS IMAGENS – oficina de Tânia Dinis _ enquadrada na sessão para escolas dos 2.º e 3.º ciclos., no âmbito do CLOSE-UP de 2022 pautou-se pela excelência, sendo de realçar a inclusão e a brilhante colaboração dos alunos avaliados ao abrigo do Decreto-lei n.º 54/2018, com medidas adicionais e seletivas.
Ler maisO Agrupamento de Escolas Dona Maria II tem vindo a desenvolver variadas ações no âmbito do Desporto Adaptado, destas destacam-se a participação nas atividades organizadas no âmbito do Desporto Escolar, bem como, desde o primeiro momento, no projeto “Mais e Melhores Anos”, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão.
Ler maisPara além do tradicional bolo alusivo ao dia, os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem, avaliados ao abrigo do decreto-lei n.º 54/2018, de 6 julho, com medidas adicionais e seletivas, desempenham um papel fundamental nesta e noutras atividades.
Ler maisOra, se bem que o reconhecimento dessa missão seja claro para os membros da comunidade educativa e ainda que as escolas contem já com um enquadramento que preveja medidas facilitadoras de inclusão, são ainda insuficientes os recursos humanos, materiais e tecnológicos.
Não nos será difícil, face à nossa larga experiência migratória, colocar-nos no lugar dos alunos que chegam a uma escola onde tudo é novo: espaço, professores, colegas, organização curricular e, para muitos, claro, a própria língua.
Com o pressuposto ”Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente” de Mafalda Milhões, a professora bibliotecária dinamizou diferentes atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de promover a leitura e os livros.
Ler maisEstas comemorações envolveram atividades de leitura, sessões de formação para utilizadores, eventos e iniciativas para incentivar os alunos a utilizar as bibliotecas como recursos de aprendizagem
Ler maisO cansaço acumulado, as múltiplas responsabilidades, a desmotivação no trabalho e outros fatores, fazem com que nem sempre passemos o melhor exemplo
"Uma escola funcional, preparada para um ensino de excelência, um investimento no futuro destes alunos, que aqui têm todas as condições para desenhar projetos de vida de sucesso."
Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal
Sabe-se que a Intervenção Precoce é fundamental no prognóstico e futuro funcional da criança. A intervenção, continuada e nos diferentes contextos da criança, é fundamental, especialmente quando temos em conta que a investigação nos diz que as crianças com PEA são bastante permeáveis à intervenção, revelando indicadores de melhorias significativas.
Ler mais