Para além do tradicional bolo alusivo ao dia, os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem, avaliados ao abrigo do decreto-lei n.º 54/2018, de 6 julho, com medidas adicionais e seletivas, desempenham um papel fundamental nesta e noutras atividades.
Ler maisOra, se bem que o reconhecimento dessa missão seja claro para os membros da comunidade educativa e ainda que as escolas contem já com um enquadramento que preveja medidas facilitadoras de inclusão, são ainda insuficientes os recursos humanos, materiais e tecnológicos.
Não nos será difícil, face à nossa larga experiência migratória, colocar-nos no lugar dos alunos que chegam a uma escola onde tudo é novo: espaço, professores, colegas, organização curricular e, para muitos, claro, a própria língua.
Com o pressuposto ”Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente” de Mafalda Milhões, a professora bibliotecária dinamizou diferentes atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de promover a leitura e os livros.
Ler maisEstas comemorações envolveram atividades de leitura, sessões de formação para utilizadores, eventos e iniciativas para incentivar os alunos a utilizar as bibliotecas como recursos de aprendizagem
Ler maisO cansaço acumulado, as múltiplas responsabilidades, a desmotivação no trabalho e outros fatores, fazem com que nem sempre passemos o melhor exemplo
"Uma escola funcional, preparada para um ensino de excelência, um investimento no futuro destes alunos, que aqui têm todas as condições para desenhar projetos de vida de sucesso."
Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal
Sabe-se que a Intervenção Precoce é fundamental no prognóstico e futuro funcional da criança. A intervenção, continuada e nos diferentes contextos da criança, é fundamental, especialmente quando temos em conta que a investigação nos diz que as crianças com PEA são bastante permeáveis à intervenção, revelando indicadores de melhorias significativas.
Ler maisVila Nova de Famalicão apresentou no congresso experiências que têm vindo a ser desenvolvidas no território, que se enquadram nos três eixos em destaque: “Brincar nas cidades educadoras”, com as ações do ‘Crescer ativo em Vila Nova de Famalicão; Escola de Educação Rodoviária e My Machine - Concretizando ideias em realidade, iniciativas que foram selecionadas pela comissão científica do Congresso de entre mais de 150 experiências enviadas pelos municípios da Rede Territorial portuguesa das Cidades Portuguesas.
Ler mais“A aprendizagem ao longo da vida e a abertura ao conhecimento são fundamentais para o futuro e estes cerca de 200 famalicenses que aumentaram as suas qualificações são um bom exemplo porque, ao melhorarem as competências, com mais qualificação, qualificam ainda mais o território e esta vontade, estes números, deixam-nos muito satisfeitos e orgulhosos” referiu o autarca.
Antecipadamente disponibilizamos a ementa das refeições escolares nos Agrupamentos de Escolas
Consulte aqui
Estas dinâmicas deram a conhecer as bases de uma alimentação saudável e sustentável bem como noções de higiene e segurança alimentar e desenvolver nos alunos habilidades culinárias e consciência ambiental.
Ler maisO debate sobre este tema foi o mote para mais uma sessão do V Ciclo de Conferências em Educação, iniciativa promovida pelo Município de Famalicão em colaboração com a Fecapaf e a CESPU.