Os alunos da escola D. Sancho I envolveram-se na construção do charco pedagógico com o apoio do Município de Famalicão e do Planetário - Casa da Ciência de Braga. Desde então, diversos alunos da escola têm participado em Workshops de monitorização da biodiversidade, onde se promovem também ações de Educação Ambiental.
Ler maisNa escola D. Sancho I, este projeto tem permitido apoiar os alunos do 7º ano, combatendo a exclusão e o insucesso académico. Os alunos mentores fornecem dicas e conselhos baseados na sua própria experiência, ajudam na organização dos materiais, acompanham os trabalhos de casa e explicam conteúdos programáticos das diferentes disciplinas.
Alguns dos mentorados são alunos estrangeiros que chegaram à escola com muitas lacunas na aprendizagem e, por vezes, com barreiras linguísticas. Assim, este projeto tem servido como mais um contributo na integração dos mesmos, complementando os diversos recursos educativos fornecidos pela escola.
Os alunos tiveram a oportunidade de participar nos “Cicli-Labs”, laboratórios colaborativos que constituíram espaços de diálogo entre cientistas, jovens, ativistas, agentes económicos e decisores políticos, sob a orientação das investigadoras da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, promotora do projeto.
Foram identificados e discutidos os maiores problemas ambientais observados no concelho de Vila Nova De Famalicão, e foram discutidas possíveis soluções para provocados pelas alterações climáticas.
Os projetos realizados no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento permitem criar condições e promover práticas pedagógicas democráticas, que permitam aos alunos assumirem novas responsabilidades e compromissos de participação social. Para decidirem o tema e o plano de ação dos seus projetos são dinamizadas assembleias de turma, onde os alunos são encorajados a apresentar propostas, defendê-las, discuti-las e adaptá-las.
Ler maisReconhecendo a relevância da mobilização da população para conseguirmos diminuir os valores do desperdício alimentar em contexto familiar, o AECCB desenvolveu o projeto less IS more, B Creative.
A parceria direta com o Município, a Rede de Museus e outros parceiros na Comunidade contribuem para a riqueza dos projetos e, muito, para o seu reconhecimento.
Ler maisA sessão 'Chegando à nossa reunião' enfatizou os valores europeus na educação e o 'Laboratório de Design de Campanha' gerou ideias para as eleições da UE, refletindo o compromisso com a aprendizagem colaborativa e criativa em prol de uma sociedade mais consciente e ativa.
Ler maisOs alunos do 8ºano de escolaridade realizaram uma saída de campo ao Parque da Devesa onde conheceram melhor as características e a utilidade de algumas plantas.
Ler maisEste projeto também prevê a participação dos alunos das turmas em diversas atividades que contribuam para a melhoria da ação educativa da escola com a envolvência dos diversos atores da comunidade educativa, como é exemplo a Marcha ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) realizada no ano letivo anterior, que envolveu cerca de 600 participantes em Vila Nova de Famalicão.
Ler maisForam 23 projetos, com criatividade, inovação e empreendedorismo.
Ler maisO dia terminou com o V Ciclo de Conferências em Educação, que se
centrou na "Cultura e Educação para a Paz", que teve como orador Nuno da
Silva, que desafiou a uma reflexão em torno do tema "Fábrica- Escola"
para uma escola viva, sobre 'O que precisamos de aprender para lidar com
o mundo atual? Como aprender?' foram as questões que ao longo da sessão
procurou dar uma resposta.
A cidade educadora constrói-se, partilhando uma “filosofia de intervenção”, já que que a educação não é apenas um exclusivo das instituições formais de ensino, mas também, acontece e se realiza na e pela cidade, através das suas diferentes gentes, nos seus espaços e tempos, onde se produzem vários cenários formais e informais, conscientes e inconscientes de comunicação e partilha de aprendizagens e que a educação é um processo permanente, que se realiza ao longo da vida.
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