A Diretora do Agrupamento, Drª
Helena Pereira, destacou e parabenizou o enorme trabalho que desenvolvem os
alunos, os seus pais e os seus professores, pois só com este trabalho conjunto
os alunos conseguem chegar à excelência. Informou também que estão a aumentar
os alunos agraciados, o que muito orgulha a Escola. Também o Senhor Vereador Augusto
Lima deu os parabéns a todos os presentes e a toda a comunidade escolar pelo
excelente trabalho que a D. Sancho tem feito.
Mais contextualizados, os alunos foram desafiados a construir reproduções de edifícios industriais têxteis, característicos do séc. XIX. Daí resultaram três dezenas de maquetes que foram expostas no hall da escola e depois passaram para o MIT, onde vai permanecer até final de janeiro de 2024.
Ler maisA educação é um direito humano fundamental que tem o poder de transformar vidas, comunidades e nações. É a chave para o desenvolvimento sustentável, a promoção da igualdade e a erradicação da pobreza.
Ler maisAtendendo às constantes mudanças e desafios, característicos da sociedade atual, é cada vez mais urgente (re)definir o papel dos pais, educadores e escola. O orador convidado, Dr. Albino Pinto Almeida, enalteceu a necessidade de criar vínculos de comunicação, que garantam a integral educação e desenvolvimento das crianças.
Ler maisA plataforma do projeto assenta na realização de atividades lúdicas e dinâmicas promovendo a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e valores essenciais para o um desempenho ativo e construtivo na comunidade, por parte dos alunos.
Ler maisEste programa educativo, inovador em termos autárquicos tem como objetivos fomentar a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão, dar a conhecer aos mais jovens o valor dos bens culturais, materiais e imateriais, para a construção do conhecimento do território, da comunidade e da sua identidade, reconhecendo a importância do património e da história local, apoiar o desenvolvimento das aprendizagens essenciais da disciplina de Estudo do Meio e incentivar os alunos a serem promotores junto das suas famílias e outras pessoas, das temáticas e dos espaços apresentados.
Ler maisA partir dos conteúdos programáticos, realizaram-se as sessões sobre "Os Castros e a Romanização", orientadas pela arqueóloga Dra. Felisbela Leite, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de observar e explorar diferentes peças arqueológicas, descobrir que junto à escola existiu um Castro, colocar questões e clarificar dúvidas.
Ler maisA título de exemplo, na Escola E.B.1,2 Dr. Nuno Simões dinamizou-se a ação “Conhecer o patrono”, que envolveu as turmas do 1.º e 2.º ciclos (3.º, 4.º e 6.º anos), com o apoio dos docentes de Estudo do Meio, História e Geografia de Portugal, Ed. Visual, TIC, e a colaboração Biblioteca da escola. Na sequência da sessão “À conversa sobre Nuno Simões”, dinamizada pela Mestre Arminda Ferreira, os alunos foram desafiados para recriarem a biografia e face de Nuno Simões.
Ler maisEm Viana do Castelo, o grupo teve a oportunidade privilegiada de visitar o Gil Eanes, um navio histórico que, desde 1955, desempenhou um papel vital como navio hospitalar e hoje é aberto ao público como um fascinante museu flutuante.
Ler maisA assinatura deste protocolo representa um passo significativo na promoção da qualidade educativa, permitindo uma colaboração estreita entre as instituições envolvidas. Este acordo visa enriquecer o percurso escolar dos alunos, proporcionando-lhes atividades complementares que contribuem para o seu desenvolvimento integral.
Ler maisA abordagem de Gonçalves incluiu a renovação dos espaços públicos, destacando como permite que os cidadãos vejam esses locais como verdadeiros centros de excelência nas cidades. O papel crucial dos artistas na melhoria desses espaços públicos através da arte também foi enfatizado.
No início da intervenção, o curador da Galeria Ala da Frente, Vila Nova de Famalicão, provocou a reflexão com a questão "O que é a Cidade?", explorando perspetivas desde a Atenas do mundo grego até ao Ground Zero em Nova Iorque, simbolizando a consciência da cidade e suas experiências.
Um exemplo vivo desse compromisso é a tradição mantida pelos alunos da escola de cantar os Reis ou as Janeiras. Estas práticas, que remontam a tempos antigos, são muito mais do que meras canções sazonais - são laços que unem as gerações, ligando o presente ao passado e transmitindo valores culturais essenciais. No AEPBS, essa tradição é cuidadosamente cultivada e celebrada, proporcionando aos alunos uma oportunidade de participar ativamente na preservação e promoção da nossa identidade local.
Ler mais