O nome já diz tudo: foi uma tarde aconchegante, onde a paixão pela leitura se fundiu com a arte de degustar um chá e saborear uma fatia de bolo. Entre as páginas dos livros e as vozes dos seus leitores, fomos transportados para diferentes mundos e realidades. Enquanto a leitura em inglês fluía sem obstáculos, as conversas paralelas revelavam uma mistura de sotaques e culturas, unidas pelo amor comum à leitura.
Ler maisNa primeira sessão, direcionada para os alunos do segundo ano dos Cursos Profissionais, focaram-se os aspetos relativos aos estágios académicos e à importância do cumprimento das regras da higiene e da segurança no trabalho.
As sessões de 28 de fevereiro e de 5 de março foram dirigidas aos alunos do terceiro ano e visaram, sobretudo, a preparação para os estágios curriculares/profissionais.
As dinâmicas proporcionaram diversas formas de interação com os livros, incluindo leitura expressiva, dramatização e pintura/ilustração das histórias. No pré-escolar, os pais foram convidados a explorar obras como "De que cor é um beijinho?", "Mamã, de que cor são os beijos?", "O Sapo Apaixonado" e "O Cuquedo e um amor que mete medo". No 1.º ciclo, a leitura da obra "De que cor é um beijinho?" foi realizada pela professora bibliotecária com a colaboração da professora titular.
Ler maisEste ano, o tema escolhido foi a Vespa Velutina, uma preocupação crescente para a segurança pública. Embora não seja mais agressiva do que outras espécies de vespas, esta espécie reage de forma bastante agressiva quando os seus ninhos são ameaçados. Durante a sessão, os alunos do 1.º Q e 2.º Q do curso profissional de Técnico de Proteção Civil tiveram a oportunidade de explorar diversos aspetos desta espécie invasora.
Ler maisCom o apoio incondicional da Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial, que organizou e dinamizou a sessão, foi ao encontro das necessidades manifestadas pelas famílias. Contou um elevado número de famílias presentes e com a representatividade da Associação de Pais da ESCCB e da APEEEB 2,3 Júlio Brandão, que contribuíram para a divulgação desta sessão. Teve a colaboração da Biblioteca escolar do AECCB.
Ler maisAo longo dos cinco dias, os participantes, recorrendo a uma abordagem profundamente relacional, aprenderam a valorizar os três eixos estruturantes deste programa: a ética do cuidado, a liderança servidora e a capacidade de construir pontes, promovendo competências humanas para o seu percurso de vida. Foi uma viagem interior para desafiar a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros.
A primeira sessão formativa realizou-se no passado dia 16, no Centro de Recursos Educativos, tendo a Dr.ª Adelaide Dias informado sobre a resposta Municipal, sublinhando o papel do GADI, do CRE e da Intervenção Socioeducativa.
Ler maisEste encontro visou promover a partilha de conhecimentos e experiências, através de uma agenda diversificada que inclui workshops dedicados às novas tecnologias aplicadas à educação, visitas guiadas a locais de interesse cultural em VNF, Porto e Guimarães, bem como uma sessão de trabalho colaborativo entre os participantes.
Ler maisForam abordadas as respostas Inclusivas da ACIP, o CRI e o apoio no desenvolvimento dos Planos Individuais de Transição (PITs)e na transição para a vida pós-escolar.
Agradece-se à ACIP esta colaboração, continuando Juntos a Construir o Futuro Mais Inclusivo.
O Concurso Nacional Bebras consiste numa prova de 45 minutos. A participação no Bebras é gratuita, aberta a qualquer ano do 3º ao 12º, e pode ser realizada em qualquer escola. Potencia a resolução de problemas e o conhecimento em Informática, preparando os alunos para as novas competências do futuro.
Ler maisEsta jornada sob a orientação dos professores e treinadores, marcada por persistência, disciplina e um espírito de equipa inabalável, é um testemunho vivo de como a prática contínua e o compromisso podem elevar o talento natural à excelência desportiva.
Ler maisA Minicimeira Pelo Clima (mini-COP) teve lugar em Lisboa, e foi inspirada no processo negocial da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. Avaliou mais de 160 ideias de 80 equipas participantes de sete municípios portugueses. Na competição final estiveram presentes alunos de 16 escolas oriundas dos concelhos de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira e Portimão.
Ler mais