INA desenvolve aprendizagem baseada em Projetos com a Família
04 / jul / 2019
No âmbito da NOPA (Nova Organização Pedagógica de Aprendizagem), o Instituto Nun’Alvres lançou, durante o 3º período, um desafio aos Pais para participarem nas aprendizagens dos seus filhos, nomeadamente na nova área curricular, ABP – Aprendizagem baseada em Projetos. Assim, nos dias de celebração pública de aprendizagens, os Pais não foram, apenas, espectadores, mas, também, participantes e mostraram, em palco, como responderam aos desafios lançados. Diverte-te com o Rapaz de Bronze, projeto do 5ºano, uma forma lúdica de abordar a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen; aqui os Pais foram o júri e o joker do concurso criado pelos alunos, assim como os apresentadores da sessão. Ulisses à nossa maneira, projeto do 6ºano que deu a conhecer a obra de Maria Alberta Menéres através de diversas modalidades: declamação, música, expressão plástica, dramatização…Cada episódio da obra foi trabalhado por um grupo que escolheu a modalidade de apresentação. Os Pais dramatizaram o último episódio: A Chegada. A Poesia dá-te ASAS, projeto de poesia solidária do 8ºano que se envolveu numa causa social e escolheu uma instituição para apoiar: Associação de Solidariedade Social de Santo Tirso. Os Pais contribuíram ajudando a colmatar algumas necessidades apresentadas pela Instituição. Escola e Família parceiros para o sucesso da Educação Integral dos seus Educandos. «conferir às famílias um muito maior protagonismo na educação escolar dos seus filhos, conscientes de que a educação se tornou uma tarefa complexa e exigente, que requer novas alianças entre as famílias e as escolas, entre todos os educadores.» In Horizonte de Renovação Pedagógica dos colégios jesuítas de Portugal, abril 2017