Numa sociedade cada vez mais global e em constante transformação, urge refletir sobre a importância da educação inclusiva entendendo-a não apenas como uma mera abordagem pedagógica, mas como um compromisso com a equidade e o respeito pela diversidade, reconhecendo e valorizando as diferenças individuais. Neste sentido, o Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado realizou um inquérito à Comunidade Educativa, durante o mês de novembro, com o intuito averiguar se os valores e princípios inclusivos são partilhados e aceites por todos e se os alunos e as famílias são totalmente envolvidos no processo educativo. Maioritariamente, docentes, não docentes e encarregados de educação entendem que os valores, princípios e políticas educativas são partilhados e aceites por todos, tendo em conta a percentagem de respostas positivas obtidas. Neste inquérito também é possível perceber que a divulgação do Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, por parte das entidades competentes, ficou, e continua a estar, aquém do desejado, passados já cinco anos desde que foi publicado, pelo que a Escola deve tomar medidas no sentido de esclarecer e informar os grupos envolvidos no que respeita aos valores e princípios da educação inclusiva. Neste contexto, o agrupamento tem de investir mais neste processo de divulgação e esclarecimento, promovendo formação para toda a comunidade. É crucial ter em consideração que a educação inclusiva se alicerça em três vertentes: a dos princípios e valores que estão na sua base, a implementação de políticas educativas que orientem as ações das escolas e as práticas educativas. Assim, é, também, fundamental promover uma cultura escolar que celebre a diversidade, respeite a individualidade de cada aluno e promova a igualdade de oportunidades. Valores como empatia, respeito, solidariedade e justiça devem ser cultivados no ambiente escolar, promovendo a autodeterminação e proporcionando um espaço acolhedor para todos. É imperativo que as políticas educativas promovam a igualdade de acesso à educação, garantindo recursos adequados para atender às necessidades específicas de cada aluno. A criação de medidas que assegurem a participação plena de todos, independentemente das suas diferenças, é essencial para uma sociedade mais justa e inclusiva. Os professores desempenham um papel crucial na concretização da educação inclusiva, adaptando as suas abordagens pedagógicas, promovendo a colaboração e proporcionando um ambiente que respeite a diversidade. Estratégias diferenciadas e métodos flexíveis são fundamentais para atender às necessidades individuais dos alunos, promovendo o sucesso para todos. As lideranças comprometidas com a diversidade e que estimulem a formação contínua dos professores são fundamentais para criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo. Disponibilizar recursos e informações relevantes sobre práticas inclusivas, tecnologias e estratégias pedagógicas é essencial para capacitar educadores e envolver a comunidade escolar. O AEPBS está determinado a seguir este caminho. A educação inclusiva assume-se como um compromisso multifacetado que abrange princípios e valores, políticas educativas, práticas educativas e lideranças. É através desta abordagem holística que podemos construir uma sociedade mais justa, equitativa e preparar os nossos alunos para enfrentar os desafios de um mundo diversificado. A Escola tem mecanismos em vigor que garantem que as famílias e os alunos sejam envolvidos em todo o processo educativo, sendo ouvidas e valorizadas as vozes dos alunos e encarregados de educação, mas ainda há um caminho a percorrer para que o processo de inclusão seja completamente compreendido e assimilado por todos!