Autonomia e Responsabilidade no Processo de Aprendizagem
14 / nov / 2023
Só uma escola participada e democrática em todas as dimensões pode aspirar a educar cidadãos conscientes das suas potencialidades de intervenção na melhoria da sociedade e do meio em que atua. A universalização da participação ativa dos alunos e a corresponsabilização na tomada de decisões têm como primeira necessidade a promoção da autonomia e responsabilidade. Assim surgiu o Plano de desenvolvimento da Autonomia e Responsabilidade do Aluno (PARA) no ano letivo transato. O PARA é uma estratégia de ação em modelo de projeto para universalizar o ensino da autonomia e responsabilidade dos alunos. Neste ano letivo, o AEG vai premiar os melhores projetos do ano letivo anterior, nos três ciclos de ensino. Na cerimónia de entrega dos prémios do Quadro de Honra serão distinguidos os projetos: no 1º ciclo, o Clube de Origami, da responsabilidade da Letícia e da Matilde, alunas do 4º ano. No 2º ciclo, será distinguida a turma do 5º2, que no ano letivo anterior trabalhou o projeto “As Danças à Volta do Mundo”, projeto premiado com o prémio Gandhi de Cidadania do Ministério da Educação. Finalmente, no 3º ciclo, o aluno Guilherme Oliveira, verá distinguido o seu projeto que incluiu a programação de um jogo de vídeo. Os projetos premiados concretizam os objetivos do PARA, provando que a participação ativa dos alunos potencia oportunidades de aprendizagem e reforça a autonomia dos aprendentes.