Vínculo Escola/Família no processo de intervenção de carreira
16 / jan / 2023
O AEG tem tradição de envolver as famílias na promoção do desenvolvimento global das crianças e jovens, valorizando desde sempre que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma mais intensa na infância, sendo também neste período que a criança inicia a descoberta da existência do outro e aprende a conviver com as diferenças. As atividades de pesquisa de carreira desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia e Orientação, em estreita ligação com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho e o Grupo da Rede de Psicólogos Concelhia, pretendem colaborar no desenvolvimento do processo de construção do Eu de cada aluno e aluna, na descoberta de quem são como pessoas em interação com o meio. Este processo de crescimento pessoal abrange não apenas as experiências como alunos/as na escola, como também as experiências em variadíssimos outros contextos de vida, na descoberta de como são e dos diferentes papéis desempenhados nos sistemas de relações significativas. Sendo a construção de um projeto de vida um processo contínuo e multidimensional, estas atividades são iniciadas desde o ensino pré-escolar e estendem-se à idade adulta, numa lógica de adaptação às múltiplas transições de carreira e de superação de novos desafios. No decorrer das sessões de intervenção de carreira, denota-se que as crianças/jovens são muito atentas ao suporte e opinião familiar, mesmo que por vezes não o demostrem, na expectativa de que os seus sonhos sejam aceites e apoiados. Quando se trata de pensar o futuro e de tomar decisões, a família próxima são personagens centrais nas suas histórias de vida porque há fortes laços afetivos e estão melhor posicionados para impulsionar os seus projetos e contribuir para o sucesso, transmitindo-lhes confiança e encorajando a exploração do mundo e a procura de informação de forma intencional e refletida. Nas sessões com as famílias, numa lógica de parentalidade positiva, estas colaboram nas dinâmicas propostas, são ouvidas relativamente à interação familiar, experiências profissionais, receios e expectativas escolares e são desafiadas para a partilha de informação sobre as suas profissões, remetendo para a necessidade de progressão de estudos, valorizando-se motivações, aptidões e competências. Com estes testemunhos ajudam-se as crianças/ jovens na promoção de competências de planeamento, autonomia, curiosidade, confiança e de cooperação. A parceria escola/ famílias como aliados, têm vindo a ser um forte contributo para os/as estudantes na procura da definição de objetivos partilhados na construção de uma sólida identidade social, conduzindo a uma atitude proativa e autorregulatória, fazendo-os acreditar nas suas competências pessoais, com uma curiosidade criativa do saber e da descoberta de oportunidades que potenciam recursos de adaptabilidade a uma sociedade em constante mudança.