Ao longo do ano letivo, têm sido dinamizadas Tertúlias Literárias Dialógicas, integradas no projeto Includ-ed, uma iniciativa que promove a inclusão social através da educação, incentivando a participação ativa de alunos, professores, pais e membros da comunidade no processo de aprendizagem. Estes encontros criam um ambiente de diálogo e reflexão, onde a literatura serve de ponto de partida para discussões enriquecedoras. Numa das sessões, a conversa desenvolveu-se a partir de um excerto do clássico O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Inspirados pela leitura, os participantes partilharam palavras e frases que despertaram sentimentos, memórias e pensamentos únicos, dando origem a um debate envolvente e significativo. Mais do simples encontros, estas tertúlias revelam-se uma experiência transformadora, onde a literatura serve de ponte para o diálogo intergeracional e para a construção de um pensamento mais crítico e inclusivo. Ao longo das sessões, fortaleceu-se o sentido de comunidade, reforçando a importância da aprendizagem ao longo da vida como motor de desenvolvimento pessoal e coletivo.