As bibliotecas escolares do AEPBS, em articulação com o departamento de línguas, aliaram-se, como já é habitual, à 9ª Semana da Leitura das bibliotecas de Famalicão que decorreu de 5 a 9 de março. Adotando uma dinâmica proativa, várias foram as atividades e os desafios que coordenaram e dinamizaram, quer no agrupamento, quer na comunidade envolvente. Para isso estabeleceram parcerias com os comerciantes e lojistas de Joane, Mogege e Pousada de Saramagos que participaram na divulgação desta semana. Livros nas montras do comércio local e frases alusivas aos escritores portugueses foram algumas das propostas para estimular a leitura na comunidade. Nas diferentes bibliotecas e salas de aula das escolas do agrupamento, sob o lema ler é imaginação realizaram-se exposições temáticas, concursos, leituras encenadas de contos, oficinas de escrita, ilustração, encontro com escritores, murais de livros e citações de diversos autores, visualização de filmes, leituras em diferentes línguas e partilha de leituras que uniram professores e alunos em prol do livro e da leitura. De destacar a atividade Todos a Ler, que uniu no dia 8 de março, à mesma hora, a comunidade escolar concelhia. As partilhas de leituras e a troca de ideias e gostos foram momentos ímpares de cumplicidade entre alunos e professores que enriqueceram os que nela participaram com gosto e prazer. Foram momentos de construção de mundos imaginários, ricos nas diferentes perspetivas de ver e interagir no e com o mundo. Cumpre aos professores favorecer o desenvolvimento de competências transversais como a literacia da leitura, pois contribuirá para o desenvolvimento das competências de aprendizagem ao longo da vida, do pensamento crítico, da criatividade e da capacidade de inovação, ou seja das competências promotoras da realização pessoal, para a construção de uma sociedade mais capaz, mais proativa e mais ambiciosa num mundo cada vez mais global e competitivo. A Semana da Leitura não se encerra nos dias a ela alusivos, pretende-se que seja o mote para a adoção de práticas diárias de leitura e de partilhas.