O Clube de COOLaboradores, do AEG, deu início a um projeto de Tutoria de Pares, enquanto metodologia pedagógica inovadora de apoio aos alunos, propondo que estes se ajudem entre si, com o objetivo de melhorarem o seu sucesso escolar. Desde o início de fevereiro que os alunos: Inês Maciel; Márcia Ribeiro; Afonso Ribeiro e Cláudia Santos têm desenvolvido um importante papel no apoio aos colegas. Ainda que, por definição, a tutoria tenha como base apoiar alguém na aprendizagem, o seu efeito no tutor é também de promoção e produção de competências pessoais, sociais e cognitivas. Ao ajudar um colega a aprender os tutores também estão a aprender, de modo que esta estratégia se torna geradora de um clima de cooperação e motivação criado pela reciprocidade de papéis entre os alunos nas tarefas. Inicialmente cada Tutor/a passou por uma fase de entrevista de seleção, onde foram abordadas as espectativas e motivações para o desempenho e envolvimento no projeto. Para desempenhar este papel cada aluno terá que ter capacidade de pesquisa e aprofundar o conhecimento sobre o tema em estudo; terá que ter capacidade de relacionar-se com o outro mostrando uma atitude empática; e terá ainda reforçados os valores da solidariedade e cooperação, ao perceber que desempenhou um importante papel na ajuda ao outro. O próximo passo será o de uma formação com base nas necessidades apresentada e sentidas por cada participante.