O projeto Falar ao Ler este ano letivo2022/2023 está a ser implementado em 32 Jardins-de-Infância do Município de Vila Nova de Famalicão, envolvendo um total de 555 alunos finalistas da educação pré-escolar, sendo dinamizado pelas técnicas da Divisão de Educação. A partir do conto de uma história são trabalhadas as competências pré leitoras, compreensão oral e vocabulário, competências fonéticas e consciência fonológica despertando e motivando as crianças para o gosto da leitura. Quantas mais vezes estas competências forem trabalhadas com o grupo de crianças, melhor será o seu sucesso escolar, assim como, o desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita, facilitando a entrada no 1º ciclo. A aplicação do pré e pós-teste devolve às educadoras indicadores sobre o desenvolvimento das suas crianças, permitindo a partir das áreas fortes e as áreas a melhorar de cada um, potenciar ao máximo as suas aquisições. As áreas avaliadas são: verbal, conceitos quantitativos, memória auditiva, perceção visual, orientação espacial e coordenação visuo-motora. A estimulação precoce destas competências está devidamente estudada e analisada e os resultados são claros quanto à pertinência da sua estimulação no decorrer da idade Pré-Escolar. É neste período que surgem as primeiras aquisições desenvolvimentais da consciência fonológica e como tal é também nesta faixa etária que devem começar a ser estimuladas estas competências linguísticas.