Programa Acompanhar envolveu mais de 800 crianças e jovens
25 / nov / 2021
A entrar no sétimo ano de implementação, o Programa Acompanhar chega a 6% da população estudantil de Famalicão em idade de escolaridade obrigatória. Só em 2021/2022 são mais 980 as crianças e jovens envolvidos, entre os 6 e os 19 anos de todos os estabelecimentos de ensino de Famalicão. Em 2020/2021 foram envolvidos 809 alunos em pelo menos 40 horas de capacitação e programas de tutoria de pares e mentoria de capacitação, com uma taxa de sucesso educativo de 98,27%. Entre 2015 e 2021, o Acompanhar monitorizou os níveis de envolvimento escolar de uma amostra de alunos envolvidos no referido programa ao longo de seis anos. Os resultados alcançados pelos alunos permitem constatar que em 5 anos consecutivos os níveis de envolvimento escolar foram aumentando gradualmente e, mesmo em ano de pandemia e confinamento, foi possível manter níveis de envolvimento escolar muito positivos. De uma média de envolvimento escolar global em 2015.16 de 2,96, para 3,35 em 2019.20, em 2020.21 desceu ligeiramente para 3,25, explicado pelo ano de confinamento e pandemia. Em 2020.2021, do total de alunos envolvidos, 219 apresentavam pelo menos duas retenções, sendo que a maior parte deste grupo são alunos a frequentar Cursos de Educação e Formação, Curso Profissionais e Percursos Alternativos de Formação. Os números são ainda mais relevantes se tivermos em conta que do total de 809, 307 estavam em situação de risco, incluindo o risco de abandono escolar. A monitorização continua deste programa permite constatar que que de uma forma global o Programa Acompanhar tem permitido a melhoria progressiva e estabilização dos índices de envolvimento escolar dos alunos envolvidos. Os níveis de envolvimento dos alunos com a escola é um dos principais preditores do abandono escolar, uma vez que o abandono escolar tem vindo a ser conceptualizado como um processo, mais do que um resultado. Foram avaliadas duas dimensões: a escala de Envolvimento Escolar Cognitivo que avalia componentes do envolvimento escolar mais internos, como a autorregulação, relevância do trabalho escolar para o futuro, os objetivos pessoais e autonomia; e a escala Envolvimento Escolar Psicológico que avalia os sentimentos de identificação e pertença e relação com os professores e com os pares. Identificada em 2018 como boa prática a replicar pela Direção Geral de Educação, o Programa alargou a sua ação durante o corrente ano letivo a mais parceiros sociais, sendo que atual Rede do Programa Acompanhar incorpora mais de 21 parceiros desde estabelecimentos de ensino, IPSS, cooperativas, organismos públicos e associações juvenis. Articula a sua ação com o Projeto Eurobairro nas intervenções juntos dos Complexos de Habitação Social do concelho de Famalicão. A ressalvar ainda o envolvimento de 69 jovens na qualidade de Tutores de Pares, jovens facilitadores de processos de capacitação e inclusão inteligentes que com a sua experiência auxiliam os mentores no processo de capacitação e inclusão de jovens em risco. Dois terços destes jovens são provenientes do próprio Programa Acompanhar. Encontram-se, neste momento, a frequentar o Ensino Superior ou a concluir o Ensino Secundário e têm servido como jovens modelo enquanto tutores de pares devido ao seu percurso de sucesso educativo e social. O Vereador de Educação, Augusto Lima, fez questão de destacar o sucesso do programa nos últimos 6 anos e “a resposta de valor acrescentado que dá aos alunos em especial risco de exclusão através de uma resposta diversificada, integrada e centrada na realidade de cada aluno escola”.