Os alunos assumem papel central na construção da cidadania democrática e global na escola
16 / jul / 2024
A educação para a cidadania democrática e global assume cada vez mais relevância no panorama educacional atual. Mais do que a mera assimilação de conceitos, visa formar cidadãos ativos, críticos, integrados e conscientes dos desafios do mundo contemporâneo. Nesse contexto, a voz e o papel dos alunos ganham especial relevância e, a concretização da sua participação deve criar desafios que se transformam em oportunidades de aprendizagem, colaboração e melhoria da escola e da comunidade. Cada escola deve assim criar espaços para participação que, no caso da Escola Básica Terras do Ave, se traduzem em Assembleias de Turma, Assembleias de delegados, participação no Programa Parlamento Jovem, dinamização do Orçamento Participativo das Escolas, colaboração em projetos e programas Erasmus +, implementação de clubes, participação em concursos (…). Em cada um destes, através de projetos interdisciplinares, os alunos podem investigar problemas reais, propor soluções e contribuir para a construção de uma escola mais democrática e inclusiva. Cabe aos professores estarem preparados para trabalhar com a temática da cidadania de forma transversal e articulada, utilizando metodologias ativas e promovendo a participação dos alunos. É também necessário que as escolas ofereçam espaços físicos e recursos tecnológicos que facilitem a participação dos alunos em atividades extracurriculares e projetos de aprendizagem. Para que este processo seja continuado, a construção de uma cidadania democrática e global exige o interesse e envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis e membros da comunidade local. Ao dar voz e papel aos alunos na construção da cidadania democrática e global, a escola contribui para a formação de cidadãos conscientes, críticos e empenhados na construção de uma sociedade mais justa, pacífica e sustentável, com perspetivas reais de um futuro melhor para todos.