Mediação Patrimonial - “Viagens pelo Património Cultural"
14 / jan / 2025
Este programa educativo, inovador em termos autárquicos tem como objetivos fomentar a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão, dar a conhecer aos mais jovens o valor dos bens culturais, materiais e imateriais, para a construção do conhecimento do território, da comunidade e da sua identidade, reconhecendo a importância do património e da história local. O programa "Viagens pelo Património Cultural" é uma iniciativa do Município de Vila Nova de Famalicão destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O seu principal objetivo é fomentar a descoberta e o interesse pelo património cultural do concelho, promovendo o conhecimento dos bens culturais, materiais e imateriais, e reforçando a identidade local. A estrutura do programa divide-se em duas fases:
Sessão em Sala de Aula: Um técnico municipal visita a turma com uma maleta pedagógica que explora a história do museu a ser visitado, despertando a curiosidade dos alunos; Visita ao Museu: Os alunos realizam uma visita de estudo ao museu previamente apresentado, permitindo-lhes vivenciar in loco os conhecimentos adquiridos. Os recursos patrimoniais incluídos no programa são:
Casa-Museu de Camilo: Dedicada ao escritor Camilo Castelo Branco, oferece uma visão sobre a sua vida e obra.
Museu Bernardino Machado: Focado na vida política e pessoal de Bernardino Machado, antigo Presidente da República.
Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave: Retrata a história da indústria têxtil na região.
Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado: Apresenta a evolução dos caminhos-de-ferro em Portugal.
Estação Romana de Perrelos: Sítio arqueológico que testemunha a presença romana na região.
Este programa não só complementa as aprendizagens essenciais da disciplina de Estudo do Meio, como também incentiva os alunos a serem promotores das temáticas e dos espaços apresentados junto das suas famílias e comunidade. Através deste programa de Educação para o Património e História Local implementado em estreita colaboração com as instituições educativas do concelho mais de 10 mil alunos famalicenses conhecem com maior propriedade e espírito de descoberta o seu território, as suas gentes e aspetos identitários do território.