Foi desenvolvida com a turma do 3º ano, do básico 1, do Instituto Nun’Alvres (INA), a aplicação de uma das propostas do “Roteiro para uso da biblioteca escolar”, para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação: a Barra de Crítica. A sessão foi dinamizada pela Biblioteca Escolar, em parceria com a Profª. Raquel Costa, treinando o que tem vindo a ser trabalhado em Pensamento Crítico: justificar opiniões, apresentar argumentos e contra-argumentos para defender um ponto de vista. Partindo de um livro que cada aluno tinha lido e registado na Caderneta de Leitura, individualmente, foram convidados a escolher a caracterização desse livro e a apresentar, no mínimo, três argumentos para justificar as suas opções. O livro é divertido! É fantástico! É como na vida real! Aprendi palavras novas!...Cada aluno escolheu a frase que melhor expressava a opinião que tinha sobre o livro que leu e, de seguida, partilhou e registou, num fantástico marcador, os argumentos que validavam a sua opinião.