INA-Profissional apresentou “12 olhares sobre as relações (ou ausência delas)”
17 / jan / 2019
“Quando vir à escola, frequentar um curso profissional, se transforma numa descoberta de si mesmo e dos outros, através de pequenos projetos que espicaçam a criatividade dos jovens, o resultado pode ser (e foi), um excelente fim de tarde, onde a emotividade e o espírito de equipa estiveram bem patentes, num espetáculo que encantou a plateia, composta pelos/as encarregados/as de educação e educadores/as”. Foi com estas palavras que a coordenadora do ensino profissional (Virgínia Fonseca) resumiu o que foi a mostra do segundo projeto de ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), que aconteceu no Auditório P. António Vieira, no dia 11 de janeiro. Como explicou Virgínia Fonseca, “este ano, o INA está a fazer uma aposta forte na implementação de novas metodologias de ensino aprendizagem (NOPEP), com especial enfoque na aprendizagem através de desafios e pequenos projetos, onde se pretendem trabalhar algumas soft skills – habilidades intrínsecas a cada profissional – cada vez mais valorizadas pelos empregadores”. E, fazer um espetáculo que resultou de um excelente trabalho de equipa de 90 alunos/as, onde tudo foi da autoria deles/as e para o qual contaram com a orientação das cinco professoras de ABP e do encenador João Regueiras (que trabalha com as turmas no atelier de Estratégias e Códigos de Comunicação), foi mais uma etapa vencida e com êxito. Do teatro falado à mímica e dos fantoches ao teatro de sombras, ouve de tudo um pouco, em doze surpreendentes momentos em que se abordaram as “relações interpessoais” e se contaram pequenas histórias.